Vasco deve levar os 3 pontos referentes ao jogo contra o Sport

O Vasco da Gama, com isso, dará um passo muito importante para cumprir o objetivo de retornar à Série A do Brasileirão.

Eguinaldo durante o jogo contra o Sport
Eguinaldo durante jogo contra o Sport (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) denunciou, nesta segunda-feira (17), o Sport Club do Recife, devido à grande confusão causada no fim do jogo entre o clube e o Vasco, no domingo, pela Série B do Brasileiro. Os procuradores pediram, na denúncia, a interdição da Ilha do Retiro e a perda dos pontos por parte do Sport, clube anfitrião.

Dessa forma, o Vasco deve ganhar os três pontos da partida, o que está previsto na pena, se o caso for mesmo a julgamento. Em campo, a partida terminou empatada em 1 a 1. Além disso, também houve denúncia pela confusão em Ceará x Cuiabá, pela Série A, o que pode acarretar em punições para o Vozão e interdição do Castelão.

As denúncias foram feitas com base no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (Artigos 211, 213 e 205, parágrafo primeiro) e nos Artigos 19 e 20 do Regulamento Geral de Competições da CBF. Nas duas situações, torcedores dos times da casa invadiram o gramado. No caso de Sport x Vasco, a confusão começou logo após o gol de empate cruzmaltino, em que Raniel foi comemorar diante dos rubro-negros.

O STJD recebeu as súmulas da arbitragem nos dois jogos, além de imagens em vídeo da confusão. Em ambos, pelo descumprimento da regra nos artigos supracitados, a pena prevê multa de até R$ 100 mil e a perda dos pontos do jogo em favor da equipe adversária. Além disso, também pode haver a interdição do estádio e a perda de mando de campo (de uma a dez partidas).

Por outro lado, o Vasco também pode sofrer sanções por causa da confusão. O meio-campista Luiz Henrique e o atacante Raniel também foram alvo de denúncia, de acordo com a súmula do árbitro Raphael Claus. Segundo ele, Luiz Henrique arremessou um tênis e uma cadeira na direção da torcida do Sport, enquanto Raniel foi advertido por atitude antidesportiva, ao comemorar o gol. Claus citou que não deu cartões a eles em campo devido à invasão dos torcedores.

Punição também pode afetar Ceará e o Castelão

Praticamente ao mesmo tempo dos distúrbios em Sport x Vasco, o mesmo cenário podia ser visto no Castelão, em Ceará x Cuiabá. Pouco depois do gol do time da casa ser confirmado, começou uma briga as torcidas das duas equipes. Assentos e objetos foram atirados de uma parte para a outra das arquibancadas e, com isso, muitos torcedores do Ceará tentaram se refugiar invadindo o campo.

No entanto, alguns destes torcedores tentaram agredir jogadores das duas equipes e também a arbitragem, de acordo com o árbitro Caio Max Augusto Vieira. Ele também relatou o ocorrido em sua súmula, que está nas mãos da Procuradoria do STJD. Sendo assim, o Ceará, como mandante, pode sofrer as mesmas sanções previstas contra o Sport.

Coincidentemente, este jogo também estava nos minutos finais e empatado em 1 a 1. A arbitragem, por considerar que não havia segurança suficiente para prosseguir com o jogo, decidiu encerrá-lo antes da hora prevista. Dessa forma, o Cuiabá também pode ficar com todos os pontos da partida. Os dois casos devem entrar na pauta de julgamentos do STJD na próxima semana.

Fonte: Jogada 10

Mais sobre:Sport
7 comentários
  • Responder

    Melhor deixar empatado. Depois vão dizer que Vasco foi beneficiado!

  • Responder

    Caro Ismael Ferreira,mais do que lógico, é dever que o árbitro da partida a tenha dado com encerrada.
    Pelos acidentes provocados pelo Clube mandante do jogo, uma carnificina poderia acontecer no estádio.
    Dar o jogo como empatado, será um escárnio para o Vasco que não deu causa para toda a violência praticada pela torcida do mandante do jogo.
    Saudações vascaínas!

  • Responder

    vilani, narrador de merda, safado, o vasco tem que jogar com o simbolo sbt, pra ele sentir o que e vasco da gama ok.

  • Responder

    Que se cumpra a lei !
    3 ptos para o Vasco.

  • Responder

    O jogo não foi encerrado, foi interrompido quando ainda faltavam 4 minutos pra terminar. O árbitro encerrou por falta de segurança provocada pela invasão da torcida desse time de.pernambuco devido a precariedade da segurança nesse estádio de várzea. Pela incapacidade e incompetência de garantir a continuidade do jogo, esse timeco de Pernambuco deve perder os pontos e ser punido. Tá na lei, que se cumpra.

  • Responder

    Achei muito feio ao torcedores do sport invadir o próprio estádio
    Isso foi horrível tem que servir de exemplo para os outros clubes
    O Vasco merece os três pontos sim
    Os torcedores do sport as torcidas organizada acabou de prejudicar o próprio time até o pessoal da saúde também
    Isso foi horrível

  • Responder

    O JOGO FOI ENCERRADO PELO ARBITRO ENTÃO SI MANTÉM O RESULTADO DO CAMPO QUE FOI EMPATE!!!

Comente

Veja também
Pedrinho, presidente do Vasco
Pedrinho fala sobre busca por novo técnico e revela futuro de Payet e Coutinho

Pedrinho afirmou que não tem nada definido sobre a venda da SAF e garantiu o Vasco autossustentável até março de 2025.

Thiago Carpini, técnico do Vitória
Vasco faz sondagem por Thiago Carpini, técnico do Vitória

O presidente do Vitória, Fábio Mota, revelou que o Vasco da Gama fez sondagem para saber situação do técnico Thiago Carpini.

Estádio de São Januário
Cláudio Castro declara São Januário patrimônio histórico do Rio e comemora

O governador Cláudio Castro declarou São Januário, estádio do Vasco, patrimônio histórico, cultural e turístico do Rio.

Pedrinho em entrevista coletiva
Pedrinho afirma que tem interesse na venda da SAF do Vasco e revela 5 interessados

O presidente Pedrinho não deu muito detalhes de quem são os interessados na compra da SAF do Vasco, mas diz que são cinco.

Projeto da reforma do Estádio de São Januário
Secretário de Esportes do Rio detalha próximos passos para reforma de São Januário

O Vasco da Gama já pode concretizar a venda do potencial construtivo para viabilizar a reforma de São Januário.