Vasco deve estrear no Carioca com apenas duas novidades

Matias Abelairas e Carlos Tenório começaram a treinar com o elenco na última semana e ainda não têm data para estrear.

A temporada de 2012 começa oficialmente no próximo final de semana com a primeira rodada do Campeonato Carioca. Mas os torcedores não terão tantas surpresas quando a bola rolar: nos primeiros testes, sendo jogos-treino ou amistosos, a ‘espinha dorsal’ de Bota, Fla, Flu e Vasco está mantida. A ideia entre os clubes era reforçar o elenco pontualmente, para suprir carências da temporada passada ou repor a saída de peças neste início de ano.

NO VASCO, UM PARCEIRO PARA DEDÉ E O ‘DEMOLIDOR’

Campeão da Copa do Brasil em 2011, o Vasco procurou reforçar os setores mais problemáticos da última temporada. Na zaga, após a saída de Anderson Martins, o substituto Renato Silva não conseguiu ganhar a confiança da comissão técnica e dos torcedores. Caso semelhantes ao da lateral esquerda, posição em que os ‘especialistas’ não deram conta do recado. Para o ataque, além de repor a saída de Elton, a inconstância de Alecsandro pedia uma sombra à altura para a disputa da Copa Libertadores.

Com isso, a chegada de Rodolfo para formar dupla de zaga com Dedé, e de Thiago Feltri para o lado esquerdo da defesa, muda pouca coisa no time. No primeiro teste, frente ao Comercial-SP, na última semana, o Gigante da Colina continuou a atuar no 4-4-2 da última temporada. O argentino Abelairas e o equatoriano Tenório começaram a treinar com o elenco na última semana e ainda não têm data para estrear.

TIME BASE: Fernando Prass; Fagner, Dedé, Rodolfo e Thiago Feltri; Nilton, Fellipe Bastos, Allan e Diego Souza; Bernardo e Alecsandro.

FLU REFORÇA ELENCO E ESPERA POR THIAGO NEVES

O técnico Abel Braga ganhou boas opções para a disputa da Libertadores. O que resta é a definição da ‘novela’ de Thiago Neves. O treinador Tricolor espera encaixar as novas peças para fortalecer o elenco que ficou na terceira posição no Brasileirão. Do time titular na temporada passada, apenas Mariano deixou o clube. Para o seu lugar, o lateral direito Bruno, destaque do Figueirense, foi contratado.

Além de repor a lateral direita, o Flu apresentou o zagueiro Anderson, o lateral esquerdo Carleto, o volante Jean e o meia Wagner, destaque no primeiro teste no jogo-treino frente ao Audax-RJ, em Mangaratiba. Nesta terça-feira, a preparação terá mais um jogo-treino contra o Sampaio Correia-RJ, também em Mangaratiba.

TIME BASE: Diego Cavalieri; Bruno, Anderson, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Diguinho, Deco e Wagner; Rafael Sóbis e Fred.


PRESSÃO E INDEFINIÇÕES SOBRE ‘INTOCÁVEIS’

Com a maior atenção voltada para a manutenção dos jogadores chave, as vindas mais significativas foram o lateral-esquerdo Magal e o atacante Itamar. A grande preocupação fica por conta da saída de Thiago Neves, um dos grandes destaques rubro-negros em 2011. A perda de um jogador de qualidade no meio-campo abre espaço para o argentino Bottinelli, que deve ficar com a vaga no setor. Em 2011, o meia chegou antes de Thiago e Ronaldinho, e chegou a ser cogitado como o provável 10 para a temporada, ainda sem os jogadores que se tornariam ‘intocáveis’ na equipe.

O turbulento momento interno do clube é outro desafio para o ano. Alex Silva não viajou para a Bolívia para disputar a Libertadores, e Ronaldinho tem reclamado de atrasos no pagamento de salários. Apesar de tudo, o trabalho dentro das quatro linhas não deve seguir filosofia diferente de 2011. O esquema deve ser o mesmo, com praticamente todos os titulares mantidos.

TIME-BASE: Felipe; Léo Moura, Welinton, David Braz e Junior Cesar; Airton, Willians, Renato, Bottinelli e Ronaldinho Gaúcho; Deivid.

NO BOTA, ANDREZINHO CHEGA PARA ASSUMIR A 10

De todos os grandes cariocas, o Botafogo foi o que menos fez mudanças em sua equipe. Além de contar com apenas quatro novidades em relação ao time que terminou 2011, quase todos os titulares do elenco permaneceram. A grande mudança na equipe foi a chegada do meia Andrezinho, considerado o homem ideal para preencher uma posição com poucas opções.

Na lateral-esquerda, o Alvinegro perdeu Cortês para o São Paulo, mas contratou o chileno Rojas para seu lugar. Naquela posição, a equipe ainda conta com Marcio Azevedo. Em outros setores do meio-campo, além daquele ocupado por Andrezinho, não há grandes mudanças em relação a 2011. No ataque, Jobson será opção a partir de março, e pode brigar por posição com Loco Abreu.

O esquema montado por Oswaldo de Oliveira deve continuar sendo o 4-2-3-1 do ano passado. Apesar deste ser o padrão inicial do treinador, as características dos jogadores permitem variações táticas.

TIME BASE: Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Marcio Azevedo (Rojas); Marcelo Mattos, Renato, Maicosuel, Andrezinho e Elkeson; Loco Abreu.

lancenet

Comente

Veja também
Vegetti destaca dobradinha com Piton no Vasco e rejeita rótulo de ídolo

Atacante argentino do Vasco da Gama, Vegetti já marcou 29 gols desde que chegou ao Clube, em agosto do ano passado.

Jamaal projeta estreia do Vasco no NBB contra o Flamengo

O armador americano Jamaal destaca a importância do jogo para o Vasco da Gama e espera boa estreia contra o Flamengo.

Vasco tem 7 jogadores em fim de contrato; veja a lista

Sete jogadores têm contrato se encerrando com o Vasco da Gama nesta temporada, sendo que três são titulares.

Conselho do Vasco aprova último ano da gestão Salgado com ressalvas

Com ressalvas, o Conselho Deliberativo do Vasco aprovou as contas de 2023, último ano da gestão de Jorge Salgado.

Copa do Brasil: julgamento de ações de Vasco e Corinthians será nesta sexta-feira

O STJD marcou o julgamento das ações de Vasco e Corinthians contra o adiamento de jogos pela Copa do Brasil, para esta sexta-feira.

Sair da versão mobile