Vasco de Carille estreia dominando o meio-campo e sofrendo pouco defensivamente 

Time principal do Vasco da Gama fez sua primeira partida em 2005 contra o Madureira, pela quarta rodada do Carioca.

Carille em jogo do Vasco contra o Madureira
Carille em jogo do Vasco contra o Madureira (Foto: Antonio Pereira/AGIF)

Foi só o primeiro jogo do time principal na temporada 2025, mas o Vasco de Fábio Carille entregou muita posse de bola e apresentou algumas ideias promissoras na vitória por 2 a 0 sobre o Madureira nesta quinta-feira, em Manaus. E o mais importante: venceu a primeira no Campeonato Carioca.

Dos 90 minutos da partida disputada na Arena Amazônia, provavelmente só os primeiros 55 ou 60 são dignos de análise. Daí para frente, o time sentiu a falta de ritmo natural do início de temporada e dosou o ímpeto. O gol de Vegetti no último lance selou a vitória de uma equipe que foi superior, mas que não criou tantas chances quanto o domínio sugere.

Nas primeiras semanas de trabalho, Carille prometeu um Vasco com posse de bola e compacto em campo, além da conhecida segurança defensiva que é característica dos seus trabalhos. E o time entregou tudo isso no primeiro jogo sob seu comando, mas ajustes terão que ser feitos.

O principal deles: a equipe encontrou poucas soluções perto da área e precisa saber o que fazer no último terço do campo. Também faltaram jogadas de velocidade pelas pontas, o que explica a baixa produtividade de Vegetti.

O Madureira cresceu na partida e passou a ocupar mais o campo ofensivo a partir do momento em que o Vasco cansou. Dessa forma, quase igualou o número de finalizações: nove contra sete. Mas o time de Carille sofreu pouco, e Léo Jardim quase não trabalhou na quente capital amazonense. Nesse sentido, o zagueiro Lucas Oliveira estreou bem com a camisa cruz-maltina e fez dupla segura ao lado de João Victor. Outro estreante, Tchê Tchê contribuiu com assistência e também largou com o pé direito.

Domínio e muita posse de bola

Os primeiros 45 minutos do Vasco sob o comando de Fábio Carille entregaram exatamente o que o treinador havia prometido: muita posse de bola, movimentação, tentativas de triangulação e troca de passes. O quinteto formado por Tchê Tchê, Jair, Paulinho, Coutinho e Alex Teixeira colocou o meio de campo do Madureira na roda na Arena da Amazônia e conduziu a atuação superior da equipe no primeiro tempo.

O Madureira demorou muito para começar a ter a bola. Nos primeiros minutos, o Vasco chegou a bater mais de 80% de posse. Depois caiu para cerca de 70% e, no fim, foi para o intervalo com 64% contra 36%. Mas ainda faltam solução no momento em que a equipe está no último terço. Em grande parte dos lances, o time acabou buscando os lados (seja com Piton, Tchê Tchê, Paulinho, Alex Teixeira…) e tentou o cruzamento. Vegetti foi muito pouco acionado e mal tocou na bola.

Lucas Piton perdeu grande chance logo aos cinco minutos, numa bola mal afastada pela defesa do Madureira – faltou intimidade com o pé direito. Alex Teixeira também teve boa chance, após a jogada rápida entre Tchê Tchê e Piton pela esquerda. Mas o gol só saiu depois de uma bobeira enorme da defesa adversária, que saiu jogando errado e entregou de graça para Tchê Tchê. Paulinho abriu o placar em Manaus.

O lado bom é que a defesa sofreu pouquíssimo. O Madureira incomodou com investidas de Wallace pelo lado esquerdo (méritos de Paulo Henrique e João Victor, que fecharam o setor) e um chute de Marcelo de longa distância. E só.

No segundo tempo, o Vasco cansou rápido e não conseguiu repetir o ímpeto. Como Tchê Tchê e Paulinho sentiram bastante a falta de ritmo, o Madureira passou a ganhar campo – Paulinho saiu aos 19 minutos para a entrada, mas o camisa 3 ficou até quase o fim da partida.

A primeira grande chance saiu só aos 17, com Coutinho arrancando na entrada da área e dando um passe sentado para Vegetti, que demorou a finalizar e perdeu o gol. No mais, o Vasco trocava passes sem muita efetividade e dava espaço para os contra-ataques do Madureira, em especial com Wallace incomodando o lado direito da defesa vascaína. Mas Léo Jardim trabalhou pouco: a defesa mais relevante foi em chute cruzado de Renato Henrique.

Payet entrou no lugar de Coutinho e teve boa atuação em Manaus, mesmo com o pouco tempo em campo. Participou da criação de ao menos três lances perigosos. Em um deles, entregou na boa para Maxime Domínguez, mas o suíço finalizou fraco e torto para o gol. Puma, por sua vez, aproveitou melhor os minutos escassos: foi dele o cruzamento na medida para Vegetti marcar de cabeça no último lance da partida e assegurar a primeira vitória do Vasco no Carioca 2025.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Fábio Carille
Comente

Veja também
Sforza segue sem espaço no Vasco mesmo com gols em jogos-treino; explicamos

Apesar de boas atuações e gols em jogos-treino nesta temporada, o jovem Sforza segue sem espaço no Vasco da Gama.

Escalação do Vasco contra o Puerto Cabello-VEN

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo contra o Puerto Cabello-VEN, nesta quarta-feira, pela Sul-Americana.

Vegetti e Coutinho retornam ao time titular do Vasco contra o Puerto Cabello

Poupados contra o Palmeiras, Coutinho e Vegetti retornam ao time titular do Vasco na partida desta quarta-feira.

Vasco é campeão da Copa do Brasil Sub-17

O Vasco da Gama venceu o Bahia nos pênaltis e conquistou de forma invicta e inédito o título da Copa do Brasil Sub-17.

Ataque do Vasco funciona sem Vegetti? Veja o que dizem os números

Artilheiro do Vasco da Gama no ano, Vegetti é uma das principais do atual plantel; veja os números do camisa 99 e saiba se há dependência.

Vasco enfrenta o Atlético-MG nesta quarta-feira pelo Brasileiro Sub-20

Vasco da Gama e Atlético-MG se enfrentam nesta quarta-feira, às 16h, no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte, pelo Brasileiro Sub-20.

Lucas Andrade espera corar boa campanha com título da Copa do Brasil Sub-17

O goleiro do Vasco, Lucas Andrade destacou a campanha do Vasco e sonha com a conquista da Copa do Brasil Sub-17.

Vegetti lidera ranking de estrangeiros com participações em gols na temporada

Com participações em 16 gols pelo Vasco da Gama na atual temporada, Vegetti lidera ranking entre os estrangeiros do futebol brasileiro.

Relacionados do Vasco contra o Puerto Cabello-VEN pela Sul-Americana 2025

Confira a lista dos jogadores relacionados pelo Vasco da Gama para o jogo contra o Puerto Cabello-VEN, pela Sul-Americana.

Veja bastidores da briga entre Edmundo e Pedrinho

Após ser excluído do do grupo Sempre Vasco pelo presidente Pedrinho, Edmundo desabafa em live; veja bastidores da briga entre os ídolos.