Vasco cria Manual de Conduta e Ética para a torcida no mês do orgulho LGBTQIAP+

Engajado na causa, o Vasco da Gama ainda realizará uma nova ação referente ao mês do orgulho LGBTQIAP+ no jogo contra o Operário-PR.

Torcida do Vasco durante o jogo contra o Grêmio em São Januário
Torcida do Vasco durante jogo contra o Grêmio em São Januário pela Série B 2022 (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

O Vasco aproveita o mês do orgulho LGBTQIAP+ para apresentar o novo Manual de Conduta Ética aos seus torcedores. Nele, pede o fim de qualquer postura discriminatória dentro dos estádios, incluindo os velhos cantos homofóbicos que por décadas frequentaram as arquibancadas.

Esta noite, às 19h, contra o Operário, em São Januário, realizará nova ação em defesa da diversidade. Ano passado, no mesmo mês de junho, atuou com uniforme com a faixa diagonal com as cores do arco-íris. Agora, vai colorir sua bandeira e espalhá-la no estádio.

— O Vasco sempre foi pioneiro na luta contra a desigualdade e o preconceito. Abrimos o futebol para pretos, pobres e operários no início do século passado e hoje nos engajamos nas causas do século XXI, como o combate à homofobia e transfobia — afirmou o presidente Jorge Salgado.

Em 2021, a ação mexeu diretamente com os jogadores do elenco — Leandro Castan soltou indireta nas redes sociais e Germán Cano levantou a bandeira do arco-íris na comemoração de um gol. Agora, ela mira principalmente sua torcida.

Os departamentos jurídico e de integridade do clube prepararam uma série de regras as quais as torcidas organizadas que mantêm relação institucional com o Vasco tiveram de se submeter.

No manual, fica estabelecido quais comportamentos não serão tolerados pelo clube por parte de seus torcedores — além do veto a atitudes discriminatórias de toda espécie, a cobrança pelo fim de episódios de violência e a proibição da venda de ingressos e outros itens que por ventura recebam do clube em forma de cortesia. As punições para quem descumprir algum dos termos vão de advertência, passando pela suspensão da torcida por até dois jogos, chegando até a comunicação do delito às autoridades competentes.

Bandeiras e faixa

As torcidas organizadas do Vasco prepararam um manifesto, com o comprometimento de adotarem novas práticas nos estádios.

“Compreendemos o papel de liderança do Vasco no curso da história do Brasil e do futebol mundial e abraçamos a causa. Uma instituição não se faz apenas de paredes e documentos. Ela se constrói com pessoas dispostas a repensarem suas posições e, assim, contribuírem para nosso crescimento como sociedade”, afirma um trecho do documento.

O Vasco vai espalhar seis bandeiras do clube com a tradicional faixa branca pintada com as cores do arco-íris por São Januário, que terá casa cheia e torcida única — o Operário se acertou com a diretoria cruz-maltina e abriu mão de sua carga de ingressos como visitante e com isso toda a arquibancada de São Januário estará ocupada por vascaínos. Além disso, terá uma faixa com os dizeres “Respeito, Igualdade e Diversidade” em cima da marquise.

A festa ficará completa se o time da Colina conseguir a vitória sobre o nono colocado da Série B. Será a segunda partida do técnico Maurício Souza à frente do cruz-maltino, invicto na competição, com sete vitórias e seis empates em 13 partidas disputadas.

Para o jogo, o Vasco conta principalmente com a boa fase de três jogadores: o volante Andrey Santos, o meia Nenê e o atacante Figueiredo. Se vencer, o time da Colina poderá reduzir a distância para o Cruzeiro, líder, para apenas um ponto.

Fonte: O Globo

Comente

Veja também
Diniz quer reforços decisivos; veja o planejamento do Vasco na pausa

A diretoria do Vasco se movimenta no mercado e quer ter chegadas e saídas de jogadores durante o período de férias.

Vasco pode perder até 6 jogadores no final da temporada; veja nomes

Vasco da Gama vive momento de indefinição com diversos atletas no elenco cujo os contratos se encerram no fim do ano.

Vasco deve fechar com Eduardo Freeland para diretor de futebol

Executivo que está no Avaí, Eduardo Freeland já passou por clubes como Cruzeiro, Flamengo, Botafogo e Bahia.

Coutinho abre mão de fortuna do Aston Villa e fica perto de acerto com o Vasco

Meia do Vasco da Gama, Philippe Coutinho deverá permanecer no Cruzmaltino após rescindir contrato com o Aston Villa.

Ex-Vasco, Barbieri polemiza ao comentar relação com dono da 777 Partners

Treinador com passagem pelo Vasco da Gama, Maurício Barbieri revelou bastidores da chegada da 777 Partners ao Clube.

Vasco se reapresenta nesta segunda-feira mirando o duelo contra o São Paulo

Vasco da Gama e São Paulo se enfrentam na quinta-feira (12), no Morumbis, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Saiba quem é Mário Branco, cotado a diretor de futebol do Vasco

Vasco da Gama corre contra o tempo para anunciar a chegada de um diretor de futebol antes da janela do meio do ano.

Sub-15 e Sub-17 do Vasco garantem vaga na semifinal do Carioca

As equipes Sub-15 e Sub-17 do Vasco da Gama garantiram vagas nas semifinais do Carioca no último fim de semana.

Paulinho busca resgatar sua melhor versão no Vasco após grave lesão

Paulinho ainda não conseguiu engrenar o bom futebol vivido em 2023, mas já recebeu proposta para renovar com o Vasco.

Torcida põe João Victor no banco e escala zaga titular do Vasco

A torcida do Vasco entende que Fernando Diniz precisa mandar a campo uma dupla de zaga que ainda não foi escalada.