Vasco confia na força de São Januário em reencontro com copa internacional

Vasco da Gama volta a disputar um jogo internacional em SJ após quase 5 anos e confia na força do estádio para buscar a vitória.

Festa dos vascaínos em São Januário
Festa dos vascaínos em São Januário

São Januário voltará a receber um jogo de competição internacional nesta terça-feira, às 21h30. A partida, válida pela segunda rodada da Copa Sul-Americana, contra o Puerto Cabello, da Venezuela, marca o reencontro do estádio com um jogo de copa depois de quase cinco anos. E o local tem sido a grande força do Vasco neste período.

A última partida do Vasco em um torneio continental em São Januário foi em dezembro de 2020. O jogo válido pela Sul-Americana contra o Defensa y Justicia marcou a eliminação da equipe na competição. O time treinado por Sá Pinto perdeu por 1 a 0 para os argentinos, na volta das oitavas de final.

O Vasco vive um outro momento e aposta na força de São Januário para ir longe na Sul-Americana. Desde 2023, quando voltou a Série A do Brasileirão, o estádio tem sido o maior diferencial do clube nas principais competições do país. O ge separou os números com o Gato Mestre.

Em jogos válidos pelo Brasileirão e pela Copa do Brasil, o Vasco desde 2023 fez 37 jogos como mandante em São Januário. São 18 vitórias, 10 empates e 9 derrotas — com 57,7% de aproveitamento. Os números são melhores do que os de quando o Vasco manda seus jogos fora de São Januário. Os números do time caem para 54,2% quando manda os jogos longe de São Januário. No mesmo período, foram oito jogos em outros estádios — quatro vitórias, um empate e três derrotas.

Os números como visitantes chamam ainda mais atenção. Desde 2023, nas principais competições do país, o Vasco tem um aproveitamento tímido de 31,9% dos pontos. Em 48 jogos, foram 11 vitórias, 13 empates e 24 derrotas. Ou seja, o aproveitamento dos pontos como mandante se aproxima do dobro dos números como visitante.

Campanha em São Januário nos últimos torneios

Em 2024, São Januário foi o principal aliado do Vasco em toda a temporada. A equipe perdeu apenas duas partidas no estádio – para o Criciúma e para o Internacional pelo Brasileirão. Na Copa do Brasil, o local foi determinante nas classificações contra Água Santa, Fortaleza e Athletico-PR, mas viu a eliminação para o Atlético-MG nas semifinais.

Em 2020, o Vasco também foi eliminado em São Januário da Sul-Americana, na derrota por 1 a 0 para o Defensa y Justicia. Antes, a equipe carioca havia derrotado no estádio o Oriente Petrolero, da Bolívia, e o Caracas, da Venezuela.

Em 2018, na última edição de Libertadores que o Vasco disputou, o clube não venceu nenhum jogo na fase de grupos no estádio. Sofreu uma goleada do Cruzeiro, perdeu para Universidad de Chile e empatou com o Racing em casa.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:São Januário
Comente

Veja também
Vasco busca maior sequência sem ser vazado sob comando de Carille

A defesa do Vasco da Gama fechou o gol em duas partidas seguidas e agora busca uma maior sequência sem ser vazada.

Carille busca 1ª vitória como visitante contra times da elite

Sob o comando de Carille, o Vasco da Gama começa neste sábado uma sequência de seis jogos fora do Rio de Janeiro.

Vasco fará maratona de jogos e percorrerá quase 18 mil quilômetros em 17 dias

O Vasco se prepara para uma maratona de seis jogos longe de São Januário e terá apenas um jogo como mandante.

Elenco do Vasco inicia preparação para enfrentar o Cruzeiro

Após empate pela Sul-Americana, o elenco do Vasco se reapresentou e iniciou a preparação enfrentar o Cruzeiro.

Vasco pode ter novidades para enfrentar o Cruzeiro

Fábio Carille pode ter reforços no time para enfrentar o Cruzeiro no próximo domingo, pela 6ª rodada do Brasileiro.

Vendidos mais de 10 mil ingressos para o jogo entre Cruzeiro e Vasco

O jogo entre Cruzeiro e Vasco da Gama será neste domingo no Parque do Sabiá em Uberlândia, pela 6ª rodada do Brasileiro.

Vasco anuncia renovação de contrato com Rayan até 2026

O atacante Rayan tinha contrato com o Vasco da Gama até dezembro de 2025, mas novo vínculo vai até o fim de 2026.

Junta Deliberativa aprova lista de sócios aptos a votar na criação da SPE

Junta Deliberativa aprova e sócios estão aptos a votar para a criação da SPE, que será responsável pela reforma de São Januário.

Coutinho está na lista das estrelas do mundo com mais problemas médicos

Titular do Vasco da Gama, Philippe Coutinho está no top-3 de jogadores com mais problemas médicos no mundo.

Kappa deve lançar camisa II do Vasco em abril; veja detalhes do novo uniforme

O Vasco da Gama, junto com a Kappa, está preparando o lançamento da camisa II para os próximos dias; confira detalhes.

Sair da versão mobile