Vasco conclui reforma da Sede Náutica da Lagoa

Evento que marca a reinauguração da histórica Sede Náutica do Vasco da Gama acontece nesta sexta-feira (12).

Sede Náutica do Vasco da Gama na Lagoa
Sede Náutica do Vasco da Gama na Lagoa (Foto: divulgação/Vasco)

Nesta sexta-feira (12) o Vasco da Gama irá apresentar a reforma realizada na famosa sede de remo do clube, localizada em frente da Lagoa Rodrigo de Freitas. Além do resultado das obras, serão inauguradas suas novas instalações administrativas e o início do ‘Tour da Lagoa’. O evento com início as dez horas da manhã também homenageará os vascaínos responsáveis pela realização deste projeto, comandados pela torcedor Fernando Lima, o ‘Zé Colmeia’ do Vasco da Gama.

Começo do Vasco no Remo

O remo foi implementado pelo Vasco da Gama em 21 de agosto de 1898, o mesmo dia de sua fundação, criado por um grupo de brasileiros e portugueses humildes no Bairro da Saúde, na zona portuária da cidade do Rio de Janeiro. O esporte era bastante popular na época, porém bastante elitista entre seus participantes, o que criou um atrito entre as equipes, em relação a participação do clube Cruz-maltino devido sua ascensão com participantes fora da elite.

O remo, que era praticado na Baía de Guanabara, tinham clubes ligados a elite da época perseguidores ao clube Cruz-maltino, devido sua política de abrir o esporte para todas as classes da população, não importando seu nível econômico ou social. Sendo assim, mesmo tendo seus obstáculos por conta dos objetivos sociais que eram reprimidos por outras equipes, a equipe vascaína conquistou o bicampeonato no remo nos anos de 1905-1906, sendo na segunda década de 1900, o clube mais vitorioso no remo no RJ.

A Sede Náutica da Lagoa

A sede do Vasco da Gama foi criada em 1948, mesmo ano da comemoração cinquentenária do clube, durante a gestão do presidente Antonio Rodrigues Tavares, surgindo a partir de excedentes da campanha Pró-avião, projeto que presentava o país com o avião ‘Vasco da Gama’, no período de guerra. Presente na Rua General Tasso Fragoso (antiga Rua Martius) número 65, no Bairro da Lagoa, sua abertura ocorreu dois anos depois, durante a comemoração dos 52 anos do Vasco.

Dessa forma, de acordo com a página do Vasco, a obra projetada pelo engenheiro e arquiteto pernambucano, Américo Rodrigues Campelo criou o esquema do prédio da Sede Náutica e foi produzido no estilo da arquitetura moderna, que ganhou expressão no Rio de Janeiro a partir da década de 1930. Com painéis azulejados de Roberto Burle Marx, reforça-se o tom vanguardista da obra para a época em que foi executada.

O Vasco também fará a homenagem aos quase 200 vascaínos que tornaram possível o projeto das obras de reforma da sede, nesta sexta-feira (12).

Fonte: Esportes News Mundo

Comente

Veja também
Gilmar Ferreira analisa atuação do Vasco e projeta futuro do Clube no Brasileiro

Gilmar Ferreira analisa desempenho atual do Vasco da Gama e faz uma projeção sobre o final do Campeonato Brasileiro.

Cicinho critica falas de Pedrinho e Carille e detona time do Vasco

O ex-jogador Cicinho não poupa críticas ao presidente do Vasco da Gama, Pedrinho, e ao técnico Fábio Carille.

Carille lamenta substituição precoce de Payet e exalta camisa 10 do Vasco

Lesionado, Payet deixa gramado antes do apito final, Carille lamenta desconforto, mas elogia o meia do Vasco da Gama.

Vegetti supera Harry Kane e se torna o jogador com mais gols de cabeça em 2025

Com tento anotado na derrota do Vasco da Gama contra o Ceará, Vegetti chegou ao seu 6º gol de cabeça em 2025 e supera Harry Kane.

Defesa do Vasco entrega gols e deixa a desejar neste início do Brasileiro; veja números

Falhas individuais culminam na derrota do Vasco da Gama contra o Ceará e sistema defensivo é motivo de alerta na temporada.

Vasco sofre como visitante no Brasileiro e desempenho liga sinal de alerta

Vasco da Gama tem tido um retrospecto muito ruim atuando fora de casa nas últimas edições do Campeonato Brasileiro.

André Rizek elege ‘craque’ que pode salvar ano do Vasco

Comentarista do Sportv, André Rizek analisou o desempenho do Vasco da Gama após a derrota para o Ceará, pelo Brasileiro.

Torcedores do Vasco detonam Carille e João Victor após derrota para o Ceará

Torcida do Vasco da Gama ficou na bronca com o técnico Fábio Carille e com o zagueiro João Victor depois do revés diante do Ceará.

Carille reclama da saída de bola do Vasco e cobra agilidade dos meias

Treinador do Vasco da Gama, Fábio Carille empilhou queixas ao time na derrota para o Ceará, pelo Brasileiro.

Saiba quanto o Vasco lucrou no jogo contra o Sport

Vasco da Gama e Sport se enfrentaram pelo Brasileiro, no último sábado (12), para quase 16 mil torcedores em São Januário.