Vasco comete erros e vê Goiás empatar jogo que estava controlado; confira análise

Goiás e Vasco da Gama empataram em 1x1 neste domingo (29), no Estádio da Serrinha, pela 30ª rodada do Brasileiro.

Alex Teixeira em ação pelo Vasco contra o Goiás
Alex Teixeira em ação pelo Vasco contra o Goiás

Cada detalhe é fundamental num contexto de luta contra o rebaixamento, e o Vasco provou esse amargo gosto na tarde deste domingo, na Serrinha. Fez um 1º tempo de bons momentos e equilíbrio, explorou bem os espaços cedidos pelo Goiás na 2ª etapa, mas viu tudo ruir em questão de minutos, principalmente depois da expulsão de Vegetti.

É verdade que os cariocas já levavam pressão com bolas alçadas para Matheus Babi e tinham Léo Jardim como grande responsável pela vitória, mas ter um jogador a menos em um momento tão crucial pesou demais. As duas equipes seguem na zona de rebaixamento e podem ver o Santos abrir quatro pontos para a região da ”degola” se bater o Corinthians.

Escalações

Armando Evangelista contou com o retorno de Lucas Halter na zaga. Sidimar foi para o banco. O restante da equipe foi o mesmo que já vinha sendo escalado. Hugo foi mantido na lateral e Sander seguiu entre os reservas.

Ramón Diaz, por sua vez, promoveu uma revolução no Vasco. Montou um 4-2-3-1 e quatro jogadores foram barrados: Paulo Henrique, Bruno Praxedes, Payet e Gabriel Pec. Maicon, Robson, Alex Teixeira e Serginho ganharam chance. Paulinho foi o desfalque, Jair o substituiu. Léo e Robson foram os laterais. Lucas Piton e Serginho os pontas.

O jogo

Cautela! Os primeiros minutos na Serrinha revelaram toda a tensão das equipes na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Nem Goiás e nem Vasco adiantaram o bloco de marcação. Procuraram se posicionar de maneira compacta no próprio campo, com muita concentração para não gerar espaços nas proximidades da área.

Neste duelo mental e estratégico, o Vasco acabou ficando mais tempo com a bola. Não que isso tenha significado assumir as rédeas do jogo, mas ao menos possibilitou ter a melhor chance de gol antes do intervalo. E ela surgiu naquilo que pareceu ser a ideia para ganhar efetividade no terço final do campo: usar a linha de fundo com Lucas Piton.

Quase todas as jogadas de ataque do Cruzmaltino tinham a busca inicial de Alex Teixeira flutuando nas costas dos volantes do Goiás. Nas vezes em que o meia conseguiu controlar a bola, ele ”dialogava” com Vegetti e abria para Piton num segundo momento. Vegetti obrigou Tadeu a fazer boa defesa ao receber um cruzamento assim.

O Goiás deu respostas positivas em rápidos contragolpes depois de acertar o posicionamento defensivo à frente da sua área. Aproveitou alguns erros de passe e domínio da dupla de volantes do Vasco e acelerou com seus meias e atacantes. Allano e Guilherme chegaram com liberdade para finalizar, mas não foram precisos.

Em fase ofensiva, o Goiás projetava mais os laterais no campo ofensivo. Maguinho e Hugo viravam basicamente pontas bem abertos, e liberavam flutuações de Palacios e Allano para o meio. Isso obrigava Lucas Piton e Serginho a voltarem bastante, e fazia com que Léo e Robson perseguissem os pontas rivais. Havia pouco ”escape” para contra-atacar quando os cariocas roubavam a bola.

Outro detalhe fundamental para entender o contexto do jogo esteve na condição climática em Goiânia. Sol de fora e temperatura beirando os 35º no gramado. Não tinha como ocorrer um jogo tão intenso e rápido.

As duas equipes mexeram no intervalo. Léo e Serginho saíram no Vasco. Gabriel Pec e Bruno Praxedes entraram. Lucas Piton foi recuado para a lateral-esquerda e Alex Teixeira abriu para a ponta-direita. No Goiás, algo mais simples. João Magno saiu para a entrada de Matheus Babi. Troca de centroavantes.

Além da referência ofensiva na área, o Goiás mudou bastante a postura na 2ª etapa. Foi um time mais agressivo com a bola e assustou a meta vascaína duas vezes antes dos dez minutos. Mas a exemplo do que ocorreu em outras partidas, não conseguiu manter a solidez defensiva, e o Cruzmaltino aproveitou.

Com espaços para contra-atacar e Gabriel Pec em campo, os cariocas se beneficiaram de um escanteio pós-transição rápida puxada por ele para abrir o placar. Vegetti chegou ao seu oitavo gol em 14 partidas ao concluir uma escorada de Maicon.

Ramón Díaz resolveu colocar Payet e Cauan Barros nas vagas de Alex Teixeira e Jair. Gabriel Pec foi para o lado direito e o francês entrou na ponta-esquerda. No Goiás, Raphael Guzzo, Dodô e Vinícius foram as cartadas de Armando Evangelista nas vagas de Willian Oliveira, Guilherme e Palacios.

O Vasco cometeu uma infinidade de erros básicos em puxadas de contra-ataque e foi muito pressionado pelo Goiás depois dos 30 minutos. Matheus Babi era o alvo dos cruzamentos de Vinícius e Raphael Guzzo, que foram determinantes na melhora da equipe da casa.

Para completar, a boba expulsão de Vegetti, aos 44 minutos, fez com que os visitantes perdessem qualquer poder de retenção de bola na frente e primeiro combate aos ataques do Goiás. Léo Jardim não conseguiu fazer o terceiro milagre em cabeçada de Babi e o centroavante deixou tudo igual nos acréscimos.

Há três rodadas sem vencer, o Gigante da Colina sentiu o sabor da vitória e não a concretizou em dois dos últimos três jogos. Observar como o time reagirá a isso é muito importante para avaliar as reais chances de permanência que o clube ainda tem na elite.

Fonte: Blog do Rodrigo Coutinho – Globo Esporte

Mais sobre:Goiás
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Paulo Henrique em ação pelo Vasco contra o Athletico-PR
Ingressos para Athletico-PR x Vasco: veja preços e locais de venda

O Vasco da Gama enfrenta o Athletico-PR neste domingo, pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 16h, na Ligga Arena.

Marlon Gomes comemora gol contra o Náutico
Marlon Gomes faz hat-trick de golaços em jogo do Shakhtar Donetsk; assista

Vendido pelo Vasco da Gama no início da temporada de 2024, Marlon Gomes brilha em goleada do time ucraniano.

Bandeira da Força Jovem Vasco
Força Jovem Vasco se retrata ao Goiás por fala em protesto

A torcida organizada do Vasco da Gama, Força Jovem causa polêmica com aliada do Goiás e se retrata através de uma nota nas redes sociais.

Pedro Martins e Paulo Pezzolano no Cruzeiro
Vasco analisa 5 nomes no mercado; 777 Partners teria aprovado Paulo Pezzolano

777 Partners e o departamento de futebol do Vasco preferem Paulo Pezzolano para assumir o futebol, mas ainda não tem negociação.

David marcou contra o Grêmio na estreia do Brasileiro
David conta com bom desempenho no Castelão para vencer o Fortaleza

O atacante David marcou 17 gols no Castelão e conta com bom retrospecto na Copa do Brasil para vencer o Fortaleza.