Vasco com 3 zagueiros é opção viável, mas não pode ter Henrique como ala

Miranda, Graça e Castan juntos, como trio de zaga, faria o Vasco da Gama precisar atuar com alas ofensivos, e Henrique não seria esse jogador.

Henrique em campo contra o Santos
Henrique em campo contra o Santos (Foto: Richard Callis)

O Vasco da Gama que entrou em campo e foi goleado por 4×1 pelo Atlético-MG no último domingo (04), no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, teve, pela primeira vez, seu setor defensivo formado por Miranda, Ricardo Graça, Leandro Castan e Henrique.

Embora os três primeiros sejam zagueiros de ofício, Miranda atuou improvisado como lateral-direito, com o Vasco escalado no 4-3-3.

Já Henrique, que atua pelos profissionais do Gigante da Colina desde 2013, apesar de ser originalmente lateral-esquerdo, viveu seus melhores momentos no Cruzmaltino escalado pelo técnico Ramon Menezes como um ”falso” zagueiro pela esquerda, recentemente.

Pois bem, embora contra o Galo não tenha dado certo, vide o placar, a ideia de utilizar Miranda, Graça e Castan juntos é válida, pois são jogadores de qualidade, com bom potencial defensivo. Acontece que, na opinião deste que vos escreve, eles devem jogar como trio de zaga, mesmo, e não como uma linha de quatro como foi na derrota para os atleticanos.

Jogando com três zagueiros, o Vasco teria o apoio de alas no setor de ataque. Na direita, infelizmente Yago Pikachu não vive boa fase, mas é um jogador com características para desempenhar essa função. Caso ele não consiga recuperar o futebol de outrora, Cayo Tenório, também ofensivo, poderia ser testado. Ou até mesmo Antonio Valencia, fortemente especulado no Gigante e que está em negociações com o Clube.

.Já na esquerda é onde está o problema. ”Queridinho” de Ramon, Henrique deixa muito a desejar no apoio. Ele não é um jogador de drible, de velocidade, habilidade ou de cruzamentos precisos. Até por isso se ”encontrou” atuando mais recuado, praticamente sem subir ao ataque.

Com isso, é impensável ver o Vasco no 3-5-2 ou 3-4-3 com Henrique ocupando a ala-esquerda. Simplesmente, não dá. No atual elenco, as opções imediatas seriam Neto Borges, que deixou boa impressão nas vezes em que foi escalado, e Riquelme, cria das categorias de base do Clube e tido como uma grande promessa cruzmaltina (inclusive sendo chamado para integrar os treinos da seleção brasileira na Granja Comary).

Ambos são ofensivos e, de maneira oposta a Henrique, têm no drible e habilidade seus principais atributos. Num primeiro momento, Neto Borges leva vantagem, pelo fato de ser mais experiente e já ter sido aproveitado por Ramon Menezes, enquanto Riquelme sequer estreou pelos profissionais.

Fernando Miguel; Miranda, Leandro Castan e Ricardo Graça; Yago Pikachu (Cayo Tenório), Andrey, Juninho, Martín Benítez e Neto Borges (Riquelme); Vinícius (Talles Magno) e Germán Cano. Essa possível escalação seria uma alternativa interessante a ser, no mínimo, testada. Alô, Ramon!

Mais sobre:HenriqueHenrique
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
2 comentários
  • Responder

    Henrique nunca foi jogador, não marca, não apoia, é mediocre, dificil entender como o cara se torna profissional, deve ter empresário no meio disso.

  • Responder

    Concordo com vc em ter 3 zagueiros, mas realmente tirando o Henrique e colocando o Borges. O problema é quem seria sacado do time pra entrar o Miranda.
    Mas se colocar Ricardo e Castan sem o Henrique, e por os dois laterais pra apoiar, o Vasco vai crescer mto. Enquanto o Ramon insistir com Henrique, o Vasco vai sempre jogar com 1 a menos. Deixa de ser cego e burro Ramon.
    Esse é o time: FM, Castan, Ricardo, Neto, Pikachu, Andrey, Juninho, Benitez, Vinicius, Talles e Canon. Sem claro, essa coisa de lateral fixo como falso zagueiro. Não inventa e deixa de ser retranqueiro Ramon.
    Escala pfv esse time jogando como todos os outros times jogam, com os laterais apoiando. Aí vc vai ver esse Vasco decolar. Se vc não fizer isso, teus dias tão contados Ramon. Tô avisando, como ja avisei pra todos antes de ti que foram demitidos.
    SV

Comente

Veja também
Edmundo relembra saída do Vasco em 1993
Edmundo projeta meio de tabela para o Vasco no Brasileiro

Eterno ídolo do Vasco da Gama, Edmundo analisou o desempenho do time neste início de Campeonato Brasileiro.

Gary Medel celebra a permanência no Vasco
Volta importante! Vasco não sofreu gol no Brasileiro com Medel em campo

Capitão do Vasco da Gama, Medel voltou ao Rio após passar alguns dias no Chile visitando a mãe que está com problemas de saúde.

Payet em jogo contra o América-MG
Payet avança na recuperação e deve ser relacionado contra o Criciúma

Camisa 10 do Vasco da Gama, o francês Payet não joga com a camisa Cruzmaltina desde as semifinais do Campeonato Carioca.

Roberto Dinamite, ídolo do Vasco, em sua época de jogador
Relembre vitórias do Vasco sobre o Criciúma com shows de Dinamite, Romário e Edmundo

Vasco e Gama e Criciúma se reencontram neste sábado (27), às 16h, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.

Hugo Moura durante a apresentação pelo Vasco
Hugo Moura explica escolha pelo Vasco e projeta casa cheia contra o Criciúma

Apresentado de forma oficial no Vasco da Gama, Hugo Moura revelou que está feliz de retornar ao Rio e projetou encontro com a torcida.