Vasco com 3 zagueiros é opção viável, mas não pode ter Henrique como ala

Miranda, Graça e Castan juntos, como trio de zaga, faria o Vasco da Gama precisar atuar com alas ofensivos, e Henrique não seria esse jogador.

Henrique em campo contra o Santos
Henrique em campo contra o Santos (Foto: Richard Callis)

O Vasco da Gama que entrou em campo e foi goleado por 4×1 pelo Atlético-MG no último domingo (04), no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, teve, pela primeira vez, seu setor defensivo formado por Miranda, Ricardo Graça, Leandro Castan e Henrique.

Embora os três primeiros sejam zagueiros de ofício, Miranda atuou improvisado como lateral-direito, com o Vasco escalado no 4-3-3.

Já Henrique, que atua pelos profissionais do Gigante da Colina desde 2013, apesar de ser originalmente lateral-esquerdo, viveu seus melhores momentos no Cruzmaltino escalado pelo técnico Ramon Menezes como um ”falso” zagueiro pela esquerda, recentemente.

Pois bem, embora contra o Galo não tenha dado certo, vide o placar, a ideia de utilizar Miranda, Graça e Castan juntos é válida, pois são jogadores de qualidade, com bom potencial defensivo. Acontece que, na opinião deste que vos escreve, eles devem jogar como trio de zaga, mesmo, e não como uma linha de quatro como foi na derrota para os atleticanos.

Jogando com três zagueiros, o Vasco teria o apoio de alas no setor de ataque. Na direita, infelizmente Yago Pikachu não vive boa fase, mas é um jogador com características para desempenhar essa função. Caso ele não consiga recuperar o futebol de outrora, Cayo Tenório, também ofensivo, poderia ser testado. Ou até mesmo Antonio Valencia, fortemente especulado no Gigante e que está em negociações com o Clube.

.Já na esquerda é onde está o problema. ”Queridinho” de Ramon, Henrique deixa muito a desejar no apoio. Ele não é um jogador de drible, de velocidade, habilidade ou de cruzamentos precisos. Até por isso se ”encontrou” atuando mais recuado, praticamente sem subir ao ataque.

Com isso, é impensável ver o Vasco no 3-5-2 ou 3-4-3 com Henrique ocupando a ala-esquerda. Simplesmente, não dá. No atual elenco, as opções imediatas seriam Neto Borges, que deixou boa impressão nas vezes em que foi escalado, e Riquelme, cria das categorias de base do Clube e tido como uma grande promessa cruzmaltina (inclusive sendo chamado para integrar os treinos da seleção brasileira na Granja Comary).

Ambos são ofensivos e, de maneira oposta a Henrique, têm no drible e habilidade seus principais atributos. Num primeiro momento, Neto Borges leva vantagem, pelo fato de ser mais experiente e já ter sido aproveitado por Ramon Menezes, enquanto Riquelme sequer estreou pelos profissionais.

Fernando Miguel; Miranda, Leandro Castan e Ricardo Graça; Yago Pikachu (Cayo Tenório), Andrey, Juninho, Martín Benítez e Neto Borges (Riquelme); Vinícius (Talles Magno) e Germán Cano. Essa possível escalação seria uma alternativa interessante a ser, no mínimo, testada. Alô, Ramon!

Leia mais sobreHenriqueHenrique
2 comentários
  • Silvio Lucio de Souza - 6 de outubro de 2020

    Henrique nunca foi jogador, não marca, não apoia, é mediocre, dificil entender como o cara se torna profissional, deve ter empresário no meio disso.

    Responder
  • Ituassu - 6 de outubro de 2020

    Concordo com vc em ter 3 zagueiros, mas realmente tirando o Henrique e colocando o Borges. O problema é quem seria sacado do time pra entrar o Miranda.
    Mas se colocar Ricardo e Castan sem o Henrique, e por os dois laterais pra apoiar, o Vasco vai crescer mto. Enquanto o Ramon insistir com Henrique, o Vasco vai sempre jogar com 1 a menos. Deixa de ser cego e burro Ramon.
    Esse é o time: FM, Castan, Ricardo, Neto, Pikachu, Andrey, Juninho, Benitez, Vinicius, Talles e Canon. Sem claro, essa coisa de lateral fixo como falso zagueiro. Não inventa e deixa de ser retranqueiro Ramon.
    Escala pfv esse time jogando como todos os outros times jogam, com os laterais apoiando. Aí vc vai ver esse Vasco decolar. Se vc não fizer isso, teus dias tão contados Ramon. Tô avisando, como ja avisei pra todos antes de ti que foram demitidos.
    SV

    Responder
Deixe sua opinião

Últimas notícias
18 de janeiro de 2022
Assista aos golaços de Figueiredo e Andrey Santos contra o São Paulo na Copinha

Vasco da Gama deixa a Copinha com dois belos gols protagonizados por Figueiredo e Andrey, especialmente o primeiro.

Nenê retoma a 10 após 4 anos; relembre quem usou o número após a saída do meia

Entre 2018 e 2021, camisa 10 do Vasco da Gama foi utilizada por Evander, Bruno César, Benítez e Morato; destes, apenas o argentino fez jus.

Zé Ricardo ganha protagonismo no futebol do Vasco, que segue busca por um camisa 9

Treinador participa ativamente das decisões do departamento de futebol do Vasco da Gama, que ainda tenta a contratação de um centroavante.

Renovação de contrato de Miranda com o Vasco é considerada bem encaminhada

Zagueiro está suspenso por doping desde setembro e vem treinando em separado; Vasco da Gama vê no atleta um ”ativo” e deseja renovar.

Figueiredo lamenta eliminação na Copinha e revela: ‘Meu último jogo no Sub-20’

Centroavante, que será integrado aos profissionais, agradeceu ao elenco e à comissão técnica do Vasco da Gama na Copinha pela campanha.

17 de janeiro de 2022
Lucão acerta com o Bragantino; Vasco manterá parte dos direitos econômicos

Goleiro fecha por 5 anos com o time paulista; Vasco da Gama não deve receber nada pela transferência, mas manterá percentual econômico.

Caio Eduardo recebe proposta do NK Lokomotiva Zagreb, da Croácia

Jogador, que atua como volante e lateral-esquerdo, está afastado pelo Vasco da Gama devido a imbróglio por renovação contratual.

Assista aos melhores momentos de São Paulo 4 x 2 Vasco pelas oitavas da Copinha

O Vasco da Gama perdeu por 4×2 para o São Paulo nesta segunda (17) e foi eliminado da edição 2022 da Copinha.

Vasco perde por 4 x 2 para o São Paulo e se despede da Copinha

Mesmo com pressão no fim do jogo, o Vasco da Gama não conseguiu superar o São Paulo e está eliminado da Copinha 2022.

Vasco teria iniciado conversas pelo centroavante Getúlio, ex-Avaí

Pertencente ao Tombense, jogador atuou as duas últimas temporadas pelo Avaí, clube que o revelou; Vasco da Gama quer um centroavante.

Veja mais notícias