Vasco busca feito improvável na luta contra o rebaixamento; confira

Vasco da Gama ocupa a 18ª colocação do Campeonato Brasileiro com apenas 17 pontos conquistados em 21 rodadas.

Jogadores do Vasco em São Januário
Jogadores do Vasco em São Januário (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

Na 18ª posição, com apenas 17 pontos em 21 rodadas, o Vasco busca se recuperar no Campeonato Brasileiro e deixar a zona de rebaixamento. O time tem apresentado evolução sob o comando de Ramón Díaz, mas a missão não é fácil. O ge buscou saber se alguma equipe em situação semelhante à do Vasco conseguiu escapar da queda.

Desde 2006, ano no qual o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado no atual formato, com 20 clubes, apenas dois times conseguiram se livrar do rebaixamento com pontuação parecida à do Vasco passadas 21 rodadas: Fluminense e Ceará.

Em 2009, o Fluminense era o lanterna do campeonato a essa altura, com 16 pontos. O Tricolor conseguiu uma arrancada histórica e fechou o Brasileiro na 16ª posição, com 46 pontos. Já em 2018, o Ceará tinha 17 pontos, igual ao Vasco hoje, e finalizou o campeonato com 44, na 15ª colocação. A pesquisa é do Espião Estatístico do ge.

O Vasco tem em seu favor o bom desempenho nas últimas rodadas, o que dá esperança ao torcedor. Desde a chegada de Ramón Díaz, em julho, o time cresceu de produção e melhorou os resultados. São duas vitórias, dois empates e uma derrota nos últimos cinco jogos.

Ramón chegou em julho e comandou o Vasco em sete jogos do Brasileirão, da partida contra o Athletico-PR (16ª rodada) em diante.

  • 2 vitórias
  • 2 empates
  • 3 derrotas

O aproveitamento de 38,1% com Ramón Díaz é melhor do que os 21,4% anteriores à sua chegada. Sob a batuta dele, o Vasco saiu da lanterna do Brasileirão e atualmente está a cinco pontos de distância do primeiro time fora da zona de rebaixamento, que é o Bahia.

Nas próximas quatro rodadas, o Vasco terá três confrontos contra clubes que brigam na parte de baixo da tabela: pega Santos (17º), Coritiba (20º) e faz o jogo adiado com o América-MG (19º). No próximo sábado, às 16h, o time enfrenta o Fluminense, no Estádio Nilton Santos.

Fonte: Globo Esporte

1 comentário
  • Responder

    Essa notícia saiu originalmente no site do GE, parece até que querem colocar na cabeça do público que o Vasco não teria mais chance de escapar do rebaixamento. Não entrem nessa mentalidade.

Comente

Veja também
Fábio Carille
Saiba quando Carille deve ser apresentado pelo Vasco

Fábio Carille só deve ser apresentado oficialmente como novo técnico do Vasco após treino com o elenco, que acontecerá no dia 6.

Léo durante o jogo contra o Palmeiras
Léo explica escolha pelo Athletico-PR

O zagueiro Léo explicou sua saída do Vasco da Gama para o Athletico-PR, que disputará a Série B do Brasileiro.

Maurício Lemos
Maurício Lemos volta à pauta no Vasco

O Vasco da Gama voltou a conversar com os representantes do zagueiro Maurício Lemos, do Atlético-MG, mas ainda não há proposta.

Léo em jogo contra o Fluminense
Vasco anuncia venda de Léo para o Athletico-PR

O zagueiro Léo defendeu o Vasco da Gama por duas temporadas, onde jogou por 100 partidas, e marcou três gols.

Estádio de São Januário
Vasco estreia no Carioca contra o Nova Iguaçu em São Januário; veja data e horário

Apesar de jogar em casa, o jogo entre Vasco da Gama e Nova Iguaçu terá mando de campo da equipe da Baixada Fluminense.