Vasco bate o Avaí por 2 a 0

O Vasco fez o suficiente para vencer novamente o Avaí na Ressacada e encostar ainda mais nos líderes.

A atuação nem de longe relembrou aquela que deu a classificação para a final da Copa do Brasil. Mas, apesar de não ter brilhado, o Vasco fez o suficiente para vencer novamente o Avaí na Ressacada e encostar ainda mais nos líderes, consolidando de vez a briga pelo título do Campeonato Brasileiro, único objetivo do clube já que já está com vaga garantida na Libertadores. Com gols de Diego Souza e Dedé, o Gigante da Colina repetiu o placar e venceu por 2 a 0.

A derrota foi péssima para o Avaí, que segue firme na zona de rebaixamento. A todo instante a torcida dos donos da casa pedia a saída do técnico Alexandre Gallo, que está em situação delicadíssima. Foi a terceira derrota consecutiva do clube de Florianópolis.

O Vasco, que chegou a 33 pontos, volta a entrar em campo no próximo domingo no clássico contra o Fluminense, às 18h (de Brasília), no Engenhão. Já o Avaí, que permanece com 13 pontos, enfrenta o Coritiba, novamente na Ressacada, às 16h (de Brasília), também no domingo.

Diego Souza volta a marcar na Ressacada

Os dois times entraram modificados. O Vasco contava com os retornos de Dedé e Diego Souza, além do retorno de Alecsandro. Já o Avaí veio bem ofensivo com a entrada de Dinélson e apenas com Bruno como homem de marcação no meio-campo. E no início o equilíbrio foi a palavra que marcou o confronto. A jogada preferida de ambas as equipes eram as escapadas pela direita.

Conhecedor da ofensividade do lateral-esquerdo Julinho, ex-jogador do clube, o técnico Alexandre Gallo forçava as jogadas pelo setor com dois objetivos: impedir o avanço do vascaíno o deixando encurralado e tentar surpreender a defesa. Consequentemente, Fagner era quem mais avançava tentando construi jogadas com o auxílio de Eder Luis, que estava jogando atrás do meio-campo deixando Alecsandro e Diego Souza como uma verdadeira dupla de ataque.

As intenções eram boas, mas não davam resultado. O Avaí esbarrava na falta de qualidade e na pressão da torcida, que está ávida por bons resultados para que o clube deixe a zona de rebaixamento. Já o Vasco passou a afunilar as jogadas pelo meio. Alecsandro até que se esforçava, mas não conseguia dar continuidade e acabava parando na marcação. Os lances de perigo foram isolados. Uma bobeada da zaga vascaína com Fernando Prass fez com que a bola sobrasse limpa para Cleverson. Mas Dedé se recuperou e salvou. Jumar também quase surpreendeu em chute de longe.

O primeiro tempo caminhava a passos largos para um 0 a 0. Mas foi só o Vasco se arrumar e passar a voltar a jogar pelas pontas que acabou abrindo o placar. Após belíssimo passe de Fagner, Diego Souza novamente deixou sua marca na Ressacada. Assim como na semifinal, o camisa 10 deu apenas um toque sutil para marcar. O Vasco ainda teve chance de ampliar erm contra-ataque, mas Romulo mostrou porque não é atacante ao chutar para fora uma bola na cara do gol.

Em grande fase, Dedé amplia

O Avaí voltou com duas modificações tentando mudar o panorama da partida. No entanto, todas as vezes que partiu para o ataque foi na base do desespero. Pressionado pela torcida e pela situação na tabela, o time catarinense não conseguia colocar a bola no chão e desenhar as jogadas com calma. Eles até conseguiram levar algum perigo, mas sempre na base do bate e rebate.

Enquanto isso, o Vasco fazia justamente o contrário. Com padrão tático estabelecido e bem treinado por Ricardo Gomes, o time mostrava de sobra a calma que faltava ao Avaí. Na defesa, Dedé e Anderson Martins ganhavam praticamente tudo. No meio, Juninho Pernambucano ditava o ritmo com passes e lançamentos. Na frente, Alecsandro e Eder Luis se esforçavam e, mesmo sem fazer boa partida, tentavam ajudar.

Foi essa calma que ajudou o Vasco a chegar ao seu segundo gol. Em cobrança de escanteio, a defesa do Avaí vacila e a bola sobra limpa para Dedé marcar. Foi seu sétimo gol na temporada, confirmando o grande momento que ele vem vivendo, podendo, inclusive, voltar a ser convocado para a Seleção Brasileira nesta quinta-feira.

Após o gol, o desespero do Avaí aumentou e o Vasco passou a administrar o resultado. Ricardo Gomes lançou Fellipe Bastos no lugar de Juninho Pernambucano para evitar um desgaste maior. Eder Luis também deixou o campo para a entrada de Leandro. Kim também fez sua estreia no lugar de Diego Souza. Os três entraram com disposição, mas o placar já estava sacramentado.

Fonte: globo esporte

Comente

Veja também
Crias do Vasco, Marlon Gomes e Eguinaldo conquistam Copa da Ucrânia

Com jogadores revelados na base do Vasco da Gama em campo, Shakhtar Donetsk empilhou sua 15ª taça na competição.

Zinho elogia Diniz e revela o que espera do técnico à frente do Vasco

Comentarista da ESPN Brasil, o ex-jogador Zinho destacou o trabalho de Fernando Diniz, novo técnico do Vasco da Gama.

Vasco defende escrita histórica contra o Fortaleza

Vasco da Gama e Fortaleza se enfrentam neste sábado (17), em São Januário, nona rodada do Campeonato Brasileiro.

PC Vasconcellos aponta missão de Diniz para recuperar futebol de Coutinho

Comentarista do Sportv, PC Vasconcellos avaliou o desafio que Fernando Diniz terá no Vasco da Gama com Philippe Coutinho.

Vasco emplaca pior sequência sem vitórias em quase 2 anos

Derrota por 1 a 0 para o Lanús-ARG, pela Sul-Americana, marcou a nona partida do Vasco da Gama sem vencer.

Do melhor ao pior: veja ranking de reforços do Vasco na era Pedrinho

Sob o comando do presidente Pedrinho, Vasco da Gama trouxe diversos jogadores no último ano para reforçar o Cruzmaltino.

Vasco completa 1 ano sem conseguir revender SAF; veja status da negociação

Vasco da Gama segue no mercado em busca de investidores, mas uma série de questões tem impedido as tratativas de avançarem.

Ação da Betfair homenageia torcedores do Vasco

Patrocinadora master do Vasco da Gama, Betfair está promovendo uma ação que oferece experiências exclusivas aos vascaínos.

Léo Jardim entra na mira do Porto

Goleiro do Vasco da Gama, Léo Jardim tem contrato com o Clube Cruzmaltino até o fim do ano e ainda não renovou seu vínculo.

Vasco acerta com Juh Morais para o futebol feminino; volante comemora

O Vasco acertou a contratação de Juh Morais para reforçar o elenco feminino para a sequência da temporada 2025.