Vasco avança por renovação de Robert Renan; veja o salário do zagueiro

Com compra definitiva considerada inviável pelos valores exigidos pelo Zenit, Vasco da Gama deve renovar o empréstimo com Robert Renan.

Robert Renan pega bola para bater pênalti do Vasco
Robert Renan pega bola para bater pênalti do Vasco (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF)

O Vasco está perto de assegurar a permanência do zagueiro Robert Renan por mais uma temporada. Com contrato válido até 30 de junho, o defensor tem negociações avançadas entre o Cruzmaltino e o Zenit-RUS, para a renovação do vínculo por empréstimo.

O entendimento entre as partes evoluiu nos últimos dias e a expectativa é de que um novo acordo seja oficializado em breve. Com isso, o jogador seguirá à disposição da comissão técnica para a sequência da temporada.

A diretoria vascaína considera Robert Renan uma peça relevante no elenco. Além do desempenho apresentado desde sua chegada, o clube acredita que o atleta ainda possui potencial de desenvolvimento, o que aumentou seu prestígio internamente.

Apesar do interesse em manter o zagueiro em definitivo, a possibilidade de compra foi descartada neste momento por questões financeiras. O Zenit estipulou um valor considerado elevado para a realidade atual do Vasco, o que inviabilizou o avanço das tratativas nesse formato.

Para liberar Robert Renan em definitivo, o clube russo exige cerca de 8 milhões de euros (aproximadamente R$ 48 milhões) por 80% dos direitos econômicos do atleta. O defensor, de 22 anos, tem contrato com o Zenit até junho de 2028.

Diante desse cenário, dirigentes entendem que um investimento dessa magnitude exigiria a venda de jogadores importantes do elenco para equilibrar as contas, algo que não faz parte do planejamento atual.

Desde que chegou a São Januário, Robert Renan participou de 48 partidas oficiais e marcou dois gols. Além dos números, o defensor apresentou evolução consistente ao longo da temporada, especialmente no aspecto defensivo.

Sua qualidade na saída de bola e a capacidade de iniciar jogadas desde o setor defensivo são características que agradam à comissão técnica e se encaixam no modelo de jogo defendido por Renato Gaúcho.

Outro fator levado em consideração é a idade do jogador. Aos 22 anos, o zagueiro ainda possui margem para crescimento e pode representar um ativo valioso para o clube em futuras negociações no mercado.

A renovação do empréstimo foi considerada a solução mais equilibrada pela diretoria. No acordo vigente, o Vasco não precisou pagar taxa de cessão ao Zenit, assumindo apenas os salários do atleta e demais encargos contratuais.

Robert Renan recebe cerca de R$ 450 mil por mês, valor visto como compatível com a política salarial aplicada aos titulares do elenco. Dessa forma, o Clube consegue manter um jogador importante sem comprometer significativamente seu orçamento.

A decisão de priorizar a renovação por empréstimo está alinhada ao processo de reorganização financeira vivido pelo Vasco. Embora exista o objetivo de fortalecer o elenco e preservar jogadores considerados estratégicos, a diretoria tem adotado cautela em investimentos de alto valor.

Por esse motivo, a aquisição definitiva do defensor foi considerada arriscada neste momento. A extensão do empréstimo permite ao clube continuar avaliando a evolução do atleta, ao mesmo tempo em que preserva recursos para outras demandas do elenco.

Com as negociações bem encaminhadas, a tendência é que Robert Renan permaneça em São Januário. A possível renovação é vista como um passo importante para a manutenção da base do time e atende a um pedido da comissão técnica, que considera o zagueiro peça fundamental no projeto esportivo do Vasco.

Mais sobre:Robert Renan
Comente

Veja também
Vasco terá sequência decisiva de mata-mata e Puma faz alerta

Vasco da Gama inicia sequência de três jogos eliminatórios, e Puma destaca a importância das decisões e cobra o elenco.

Vasco bate o Fluminense nos pênaltis e conquista o Carioca Sub-17

O Vasco da Gama venceu o Fluminense nos pênaltis, conquistou o Campeonato Carioca Sub-17 e garantiu vaga na Copa do Brasil de 2027.

Vasco busca novo camisa 9 e avalia 2 atacantes estrangeiros; veja jogadas

O Vasco da Gama avalia dois jogadores estrangeiros para reforçar o ataque e segue em busca de novos reforços.

Gilmar Ferreira aponta falta de identidade e faz alerta sobre o momento do Vasco

Gilmar Ferreira analisa o momento do Vasco da Gama, aponta falhas ofensivas e defensivas e faz alerta para o Clube no Brasileirão.

Vasco aguarda Deossa e Sosa e busca mais reforços para reformular o elenco

O Vasco da Gama acelera as negociações por Nelson Deossa e Santiago Sosa para iniciar a reformulação do elenco de Pedro Emanuel.

Casimiro reage à fala de Andrés Gómez no Vasco e faz alerta

Casimiro questionou a declaração de Andrés Gómez após o empate do Vasco da Gama com o Mirassol e demonstrou preocupação.

O problema do Vasco vai além do técnico e o empate escancara isso

O empate com o Mirassol mostrou que os problemas do Vasco vão além da troca de treinador. Veja a análise sobre os erros.

Pedro Emanuel fala sobre Santiago Sosa e projeta reencontro com Hulk

Técnico do Vasco da Gama, Pedro Emanuel comenta sobre busca por reforços e cita reencontro com Hulk, do Fluminense.

Pedro Emanuel enaltece Jair e explica mudança de posição de Andrés Gómez

Pedro Emanuel valorizou a evolução do volante após longo período afastado e destacou a versatilidade de Andrés Gómez.

Pedro Emanuel enxerga evolução, elogia reação e dispara: ‘Vi o verdadeiro Vasco’

Pedro Emanuel lamenta o empate entre Vasco e Mirassol, cobra evolução defensiva, exalta a reação da equipe no segundo tempo.