Vasco tem prazo apertado para definir substituto de Coutinho

Vasco da Gama foi pego de surpresa com o pedido de rescisão de contrato do meia Philippe Coutinho, feito nesta quarta-feira (18).

Coutinho comemorando gol contra o Botafogo
Coutinho comemorando gol contra o Botafogo (Foto: Matheus Lima/Vasco)

Pega de surpresa com o pedido de Coutinho para deixar o Vasco, a diretoria vai contratar outro meia ainda nesta janela de transferências? O prazo para inscrever novos reforços terá vigor até o dia 3 de março, prazo máximo para o clube buscar uma possível reposição para a saída de seu camisa 10. Mas a procura não é considerada simples.

Apesar de perder sua referência técnica no meio-campo, a diretoria terá uma economia considerável na folha salarial e não terá mais o compromisso de pagar o maior salário do elenco para o seu ex-camisa 10. No entanto, a contratação de um novo meia ainda neste mercado de transferências é considerada um movimento complexo com o prazo curto.

A diretoria já tinha como uma prioridade a contratação de um volante para o time titular. A saída de Coutinho não muda o planejamento para a posição, mas o orçamento para reforços nesta janela está apertado.

Entende-se que o clube já fez fortes investimentos na janela de transferências e dificilmente terá recursos para uma investida grande em um jogador para o time titular. A avaliação é que o cenário para contratação de um meia para a atual janela é difícil.

A ideia seria reservar um espaço do orçamento anual para a segunda janela, momento em que estão disponíveis as melhores oportunidades de mercado, principalmente na Europa. Isso vale tanto para a posição de volante quanto, agora, para meia.

A comissão técnica também enxerga dois jogadores no elenco para exercer a função de criação de Coutinho no meio-campo: Nuno Moreira e Rojas.

Nuno é utilizado com frequência pelos lados e, nos últimos jogos, vem atuando pelo lado direito, mas é visto com boa capacidade de associação e bom passe. O português já foi utilizado por Fernando Diniz em algumas oportunidades pela faixa central do campo.

Rojas, por sua vez, foi contratado justamente para ser um substituto de Coutinho e ser mais uma opção para a função para 2026. O colombiano é um dos destaques do Vasco neste início de temporada, mas avaliação inicial da comissão técnica era de que ele chegaria para compor o elenco, sem a responsabilidade de ser uma solução para a posição, que já teria Coutinho como um dos pilares de experiência e liderança.

Outros reforços são vistos com potencial para brigar por uma vaga no time titular e dar novas opções para formação do time. A comissão enxerga Marino Hinestroza com grande potencial para evoluir com o decorrer da temporada para brigar por espaço pelo lado direito, e Spinelli no comando de ataque.

Com a dupla em forma e adaptada, Diniz poderia, inclusive, mudar a formação tática e atuar no 4-2-4, com Brenner e Spinelli na faixa central, e Andrés e Hinestroza — ou Nuno Moreira pelos lados.

Philippe Coutinho explicou nas redes sociais o pedido para sair do Vasco. O jogador afirmou que está muito cansado mentalmente e entendeu que o ciclo no clube encerrou após a partida contra o Volta Redonda, no último sábado. Ele também disse que não voltou após o intervalo naquela partida para priorizar a saúde mental.

O meia surpreendeu a diretoria do Vasco com a decisão de rescindir o contrato. O comunicado foi feito pelo estafe do jogador, de 33 anos, diretamente ao presidente Pedrinho. Coutinho também ligou para Fernando Diniz para informar a intenção de deixar o clube. O técnico tentou fazer com o que meia mudasse de ideia, porém, sem sucesso.

O Vasco, inclusive, já havia iniciado conversas para renovar o contrato com o camisa 10, que tem vínculo com o clube carioca somente até junho deste ano. As tratativas já estavam em andamento com o departamento de futebol para ampliar o vínculo, pelo menos, até o fim do ano.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Veja como a saída de Coutinho do Vasco repercutiu no mundo

Portais e jornais do mundo noticiaram o pedido de rescisão do meio-campista Philippe Coutinho ao Vasco da Gama.

Saídas e desgaste agitam início de temporada do Vasco

O Vasco da Gama perdeu suas principais referências e enfrenta um desgaste com o Fernando Diniz e com a torcida.

Vasco adota silêncio sobre saída de Coutinho; veja motivo

A diretoria do Vasco se surpreendeu com a decisão do meia Coutinho e aguarda momento certo para se manifestar.

Torcida do Vasco analisa passagem de Coutinho pelo Vasco

Chegada de Coutinho gerou grande expectativa na torcida do Vasco da Gama, mas termina com avaliações divididas.

Viradouro campeã tem toque vascaíno com Ciça e Juliana Paes

Vascaínos comemoraram o título da Viradouro, que teve homenagem à trajetória e ao legado do cruzmaltino Mestre Ciça.

Vasco pode buscar por novo reforço com saída de Coutinho; veja opções

Com saída do meia Coutinho, a diretoria do Vasco da Gama pode ir ao mercado em busca de reposição para a posição.

Fala de Douglas Luiz sobre saída de Coutinho irrita vascaínos; veja reações

A declaração de Douglas Luiz sobre a saída de Coutinho do Vasco da Gama foi muito criticada pela torcida cruzmaltina.

Coutinho era destaque em finalizações a gol no Brasileiro; veja números

De saída do Vasco, o meia Coutinho era o jogador com maior número de finalizações a gol nesta edição do Campeonato Brasileiro.

Decisão de Coutinho pode impactar os planos de Pedrinho no Vasco

A decisão de Coutinho de deixar o Vasco pode impactar os planos do presidente Pedrinho em relação ao futuro no Clube.

Coutinho chorou no intervalo do último jogo pelo Vasco

O meia Coutinho já havia cogitado deixar o Vasco daGam, principalmente após derrota na final da Copa do Brasil.