Vasco arranca empate contra o Atlético-GO no jogo de ida das oitavas da Copa do Brasil

Com gol de Vegetti, o Vasco da Gama conseguiu empatar com o Atlético-GO pelo placar de 1x1, no Antônio Accioly.

Vegetti e Piton comemorando gol contra o Atlético-GO
Vegetti e Piton comemorando gol contra o Atlético-GO (Foto: Leandro Amorim/Vasco)

O Vasco não fez uma grande jogo diante do Atlético-GO, mas acreditou até o fim e buscou o empate em 1 a 1 no Estádio Antônio Accioly, na noite desta quarta-feira (31), pela partida de ida das oitavas da Copa do Brasil. O Dragão saiu na frente logo aos sete minutos, com Emiliano Rodríguez. O time da casa, aliás, empilhou chances claríssimas na etapa inicial, mas errou na hora de concluir. No segundo tempo, também teve oportunidades, mas o problema persistia. O Cruz-Maltino, então, castigou os vacilos do adversário e deixou tudo igual aos 43, com Vegetti.

Os dois times voltam a se enfrentar na próxima terça-feira (6/8), às 21h45, em São Januário. Vitória por qualquer placar garante o Vasco nas quartas de final. Um novo empate força a decisão por pênaltis.

Antes, o Vasco foca no Brasileirão. O Cruz-Maltino enfrentará o Red Bull Bragantino no sábado, a partir das 19h, também em São Januário. Esta parida é válida pela 21ª rodada do campeonato.

O jogo

O Vasco fez um primeiro tempo muito abaixo do esperado no Estádio Antônio Accioly e saiu atrás no marcador logo aos sete minutos. Luiz Fernando avançou pelo lado esquerdo e tocou para Emiliano Rodríguez, que entrou com liberdade pelo lado esquerdo da área. Mesmo com pouco ângulo, o uruguaio encheu o pé e balançou as redes.

A partir daí, a pressão atleticana aumentou. O Vasco mostrou uma desorganização defensiva muito grande e permitiu ao Dragão chegar no ataque com extrema facilidade. O time goiano, inclusive, conseguiu trocar passes em diversas dentro da própria área do Gigante da Colina.

O Atlético-GO empilhou chances claríssimas, mas, para sorte do Vasco, vacilou na conclusão das jogadas criadas. Quando finalmente acertou, Paulo Henrique apareceu para salvar praticamente em cima da linha.

A equipe do técnico Rafael Paiva só conseguiu levar perigo em uma oportunidade, por volta dos 25 minutos, numa jogada de escanteio. Coutinho levantou a bola na medida para David, que estava sozinho. No momento do cabeceio, porém, a zaga atleticana apareceu para atrapalhar a conclusão.

No retorno do intervalo, o Atlético-GO não impôs aquele mesmo ritmo, o que permitiu o Vasco respirar no jogo e até mesmo aparecer um pouco mais no ataque. Entretanto, ainda não era suficiente para o empate. Rafael Paiva, então, promoveu a entrada de Payet na vaga de David – portanto, foi a primeira vez do francês em campo com Philippe Coutinho.

Coincidentemente, logo depois da mexida, dois lances lá e cá movimentaram a partida. Primeiro, Adson fez grande jogada individual, invadiu a área e cruzou rasteiro, mas Pedro Rangel conseguiu espalmar. Na sequência, o Dragão puxou contra-ataque e assustou com a cabeçada de Alejo.

Depois disso, o Atlético-GO se animou na partida e voltou a ser perigoso. Contudo, mais uma vez, seguia com muita dificuldade para concluir as jogadas criadas.

Assim, a máxima “quem não faz, leva” apareceu no Estádio Antônio Accioly. Na reta final, quando a derrota parecia certa, o Vasco buscou o empate. Aos 43 minutos, Lucas Piton levantou bola na área na medida para Vegetti. O atacante finalizou de primeira para deixar tudo igual no placar.

A partida, aliás, mudou completamente após o gol. Isso porque Maguinho perdeu a cabeça e agrediu Vegetti. Com auxílio do VAR, o lateral-direito foi expulso. O Vasco ficou com um homem a mais, mas o jogo já estava no fim, e não teve tempo para buscar a virada.

Ficha técnica

Atlético-GO x Vasco

Data e hora: 31/7/2024, às 21h30
Local: Estádio Antônio Accioly, em Goiânia (GO)
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (FIFA/RS)

Cartões amarelos: Maguinho, Baralhas, Adriano Martins, Rhaldney e Gonzalo Freitas (ACG) / Paulo Henrique (VAS)
Cartões vermelhos: Maguinho (ACG)
Gols: Emiliano Rodríguez (1-0) (07’/1ºT) / Vegetti (1-1) (43’/2ºT)

ATLÉTICO-GO (Técnico: Vagner Mancini)

Pedro Rangel; Maguinho, Adriano Martins, Pedro Henrique e Guilherme Romão; Gonzalo Freitas, Baralhas e Shaylon (Max, 38’/2ºT); Alejo (Rhaldney, 30’/2ºT), Luiz Fernando e Emiliano Rodríguez (Hurtado, 38’/2ºT).

VASCO (Técnico: Rafael Paiva)

Léo Jardim; Paulo Henrique (Puma Rodríguez, 40’/2ºT), Rojas, Léo e Lucas Piton; Hugo Moura (Souza, 24’/2ºT), Matheus Carvalho e Philippe Coutinho (Alex Teixeira, 24’/2ºT); Adson (Emerson Rodríguez, 41’/2ºT), David (Payet, 13’/2ºT) e Vegetti.

Fonte: O Dia

2 comentários
  • Responder

    Time covarde, morto, sem interesse no jogo, não defende, não ataca, não ganha uma bola no meio de campo, não ganha uma bola dividida, não pega um rebote.
    Só não perdeu ontem por incompetência do Atletico-GO de fazer gols. Teve MUITA sorte ontem.
    TIME SEM VERGONHA.

  • Responder

    Difícil quando os jogadores de defesa não sabem sair jogando.
    O Paiva ou qualquer outro técnico vai ter trabalho para mudar a mentalidade da maioria dos jogadores, já que quando a defesa, seja ela o Paulo Henrique e zaga, além do Hugo Moura, quando estão com o domínio da bola, não possuem a tranquilidade necessária para levantar a cabeça e tocar a bola por baixo, para os jogadores de meia ou os pontas. Só querem fazer lançamento forçando no Vegetti, matando o cara de tanto correr. O Vasco não consegue ficar com a bola, justamente por esse detalhe.
    Outra coisa que me deixa irritado, é essa coisa de estar no meio campo raramente trabalhando com a bola, o jogador resolve voltar com o goleiro, com a desculpa de tentar abrir a defesa adversária. Só esquecem que os adversários correm, e na maioria das vezes, o goleiro em vez de voltar a sair jogando, é obrigado a dar chutão. Se é pra dar chutão, por que não se faz isso quando se está no meio do campo?
    Repito, falta inteligência!
    Espero que esse problema seja por parte do jogador e não do técnico!

Comente

Veja também
Caetano, zagueiro do Corinthians
Veja jogadas de Caetano, cogitado no Vasco

Zagueiro que atuou pelo Goiás no Campeonato Brasileiro, Caetano pode pintar no Vasco da Gama para a próxima temporada.

Caetano, zagueiro do Corinthians
Vasco demonstra interesse em Caetano, zagueiro do Corinthians

O Vasco da Gama teria sondado o zagueiro Caetano, de 23 anos, que pertence ao Corinthians, mas estava emprestado ao Goiás.

Pedrinho em audiência na Câmara de Vereadores do Rio
Investidor da Rússia é o 3º interessado na SAF do Vasco

Em busca de uma empresa para comprar a SAF, o Vasco da Gama tem outro interessado, um investidor da Rússia.

Pedrinho em entrevista coletiva
Confira quais setores o Vasco precisa reforçar para 2025

A diretoria do Vasco da Gama sabe que precisa buscar reforços pontuais para a temporada de 2025; confira setores mais carentes.