Vasco aposta em repetição para aprimorar bola parada; entenda o trabalho

Bruno César cobrando falta
Bruno César cobrando falta (Foto: Globo Esporte)

No jogo-treino do último sábado (01) o Vasco da Gama venceu o Volta Redonda por 2×1, no estádio do São Cristóvão, com direito a gol nos últimos minutos, que saiu em cobrança de falta do meio-campista Bruno César.

O próprio 1º gol saiu numa cobrança de falta do Camisa 7, que o volante Fellipe Bastos desviou de cabeça para o gol. A situação reacendeu o assunto bola parada no Gigante, o que tem sido um quesito bastante trabalhado pelo técnico Ramon Menezes desde 2019

Na época, ele ainda era auxiliar-técnico, mas como um exímio cobrador de faltas que foi ao longo da carreira, tinha muito a passar ao elenco. Desde então, jogadores como Yago Pikachu, Cláudio Winck, Fellipe Bastos, Lucas Santos, Henrique, Gabriel Pec, Cayo Tenório, Andrey e o próprio Bruno César, instensificaram os treinos de cobranças de falta.

Recentemente, o garoto Talles Magno entrou nos treinos, como divulgou o Globo Esporte. Ainda segundo o site, os treinos de Ramon Menezes já surtiram resultado no último Campeonato Brasileiro, onde o Gigante marcou 2 gols de falta, ficando em 2º no ranking da competição. Lembrando que o Vascão não marcou nenhum assim na edição de 2018.

Em 2019 foram 5 gols de falta ao todo, mas em 2020 ainda não aconteceu em partida oficial. No entanto, o Vasco segue trabalhando e, também segundo informação do Globo Esporte, cada jogador chega a cobrar, em média, 50 vezes por sessão, número que mostra a importância do quesito para o comandante.

É hora de entender como funciona: Ramon Menezes escolhe cerca de 4 jogadores para o treino, com um revezamento de 2 grupos. São feitas de 6 a 8 marcações perto da área, mesclando entre meio e as laterais, sendo que, de cada ponto, o jogador tem cerca de 5 tentativas, ganhando 1 extra para cada acerto, como explicou o Globo Esporte.

Se aprofundando no assunto, o site levantou os números de cobranças de falta do Vasco desde 2015. No levantamento, mostra, de forma detalhada, o número de gols por jogador, por ano, e no Campeonato Brasileiro. O destaque vai para o zagueiro Rodrigo, que com um total de 6 gols, foi que mais marcou de falta nos últimos 5 anos.

Jogadores com mais gols de falta desde 2015:

Rodrigo: 6

Nenê: 5

Danilo Barcellos: 3

Fredy Guarín, Bruno César, Bernardo e Anderson Salles: 1

Gols por ano (2015-2020)

2015: 6

2016: 5

2017: 2

2018: 0

2019: 5

2020: 0

Gols no Brasileiro

2015: 2 (segundo lugar)

2016 (Série B): 4

2017: 2 (quarto lugar)

2018: 0

2019: 2 (segundo lugar)

2020: 0

Com a frequência de treinos, espera-se que a bola parada, seja direta para o gol ou em cruzamentos, se torne um trunfo importante para o Vasco na sequência da temporada, onde terá pela frente ainda o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e a Sul-Americana, competições de extrema importância.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Árbitro Caio Max Augusto Vieira
Definida a arbitragem para o jogo entre Vasco e Criciúma

Confira a arbitragem para o jogo entre Vasco da Gama e Criciúma, que acontece neste sábado, pelo Campeonato Brasileiro.

Gary Medel treina com elenco nesta quarta-feira
Escalação do Vasco para jogo contra o Criciúma

Confira a escalação do Vasco para a partida deste sábado contra o Criciúma, às 16h, em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro.

Monique é goleira do Vasco
Monique projeta classificação do Vasco às oitavas do Brasileiro A3

A goleira do Vasco da Gama, Monique, manteve os pés no chão após a vitória na ida, mas confia na classificação às oitavas de final.

Taty Silva se emociona com Léo Jardim
Taty Silva se emociona com Léo Jardim ao receber presente; veja como foi

O goleiro do Vasco da Gama, Léo Jardim, presenteou a arqueira Taty Silva com um par de luvas e disse belas palavras.

Goleiros do Vasco em treino no CT Moacyr Barbosa
Conheça a rotina de treino dos goleiros do Vasco

No Dia do Goleiro, a Vasco TV preparou um vídeo especial mostrando a rotina dos goleiros Léo Jardim, Keiller, Pablo e Phillipe Gabriel.