Vasco apoia projeto que homenageia primeiro presidente negro do Clube
O Vasco da Gama homenageou o único filho vivo de João Candido de Araújo, primeiro presidente negro da história do Cruzmaltino.
Na semana da consciência negra, o Vasco da Gama homenageou o único filho vivo do primeiro presidente negro da história do clube. João Cândido de Araújo, foi eleito em 1904 para administrar o Cruzmaltino. Ele obteve inúmeras conquistas pelo Vasco, incluindo o bicampeonato de remo e a reeleição. Lembrando que o período era bastante complicado em relação ao preconceito racial e o presidente da época foi um herói superando todo cenário hostil da época. Por isso, o filho do Candinho recebeu o uniforme sagrado e personalizado do Gigante da Colina ao completar 83 anos de idade. Inspirado pelo pai, João segue o caminho dele e deseja enfatizar através da representatividade a importância da igualdade pela luta racial. O projeto idealizado, chamado Negro Muro tem a simbologia de homenagear, em uma campanha, o almirante negro que comandou o Vasco da Gama por alguns anos. Para a realização desse sonho serão arrecadados fundos para pintar João Cândido no muro onde ele escolheu passar os últimos anos de vida.
Vale destacar a importância da representatividade negra em uma sociedade fragilizada pelas pessoas que não querem perder seus privilégios. É fundamental empoderar os negros e valorizar as manifestações antirracistas, garantindo os direitos de todos. É cada vez mais crucial apoiar as causas que constroem a identidade negra que foi silenciada durante anos. Os negros precisam participarem de todos os setores da sociedade e serem visíveis em todos os aspectos para o progresso da humanidade. O Vasco da Gama apresenta esse pensamento grandioso desde a sua existência e permanece sem manchas racistas durante toda a sua história. É sempre válido lembrar que na luta em prol da igualdade racial no meio esportivo, o Club de Regatas Vasco da Gama carrega a história mais bonita do futebol por estar sempre ao lado certo da narrativa.
Fonte: Site Oficial do Vasco
Bom, houve um equívoco. O primeiro presidente negro do vasco foi Cândido José de Araújo e ele não era o almirante negro (João Cândido Felisberto). O vasco homenageou o filho vascaíno de João Cândido, que nada tem a ver com o primeiro presidente negro. João Cândido nunca presidiu o vasco. Não iludam nem mintam para seus leitores. Pesquisem antes!
2020 tinha muitos planos, mas agora é renovar e tentar
inovar em 2021. Agradeço pelo seu artigo me ajudou e
compartilhei nas redes sociais.