Vasco apoia projeto que homenageia primeiro presidente negro do Clube

O Vasco da Gama homenageou o único filho vivo de João Candido de Araújo, primeiro presidente negro da história do Cruzmaltino.

Cândido José de Araújo
Cândido José de Araújo (Foto: Divulgação/Vasco da Gama)

Na semana da consciência negra, o Vasco da Gama homenageou o único filho vivo do primeiro presidente negro da história do clube. João Cândido de Araújo, foi eleito em 1904 para administrar o Cruzmaltino. Ele obteve inúmeras conquistas pelo Vasco, incluindo o bicampeonato de remo e a reeleição. Lembrando que o período era bastante complicado em relação ao preconceito racial e o presidente da época foi um herói superando todo cenário hostil da época. Por isso, o filho do Candinho recebeu o uniforme sagrado e personalizado do Gigante da Colina ao completar 83 anos de idade. Inspirado pelo pai, João segue o caminho dele e deseja enfatizar através da representatividade a importância da igualdade pela luta racial. O projeto idealizado, chamado Negro Muro tem a simbologia de homenagear, em uma campanha, o almirante negro que comandou o Vasco da Gama por alguns anos. Para a realização desse sonho serão arrecadados fundos para pintar João Cândido no muro onde ele escolheu passar os últimos anos de vida.

Vale destacar a importância da representatividade negra em uma sociedade fragilizada pelas pessoas que não querem perder seus privilégios. É fundamental empoderar os negros e valorizar as manifestações antirracistas, garantindo os direitos de todos. É cada vez mais crucial apoiar as causas que constroem a identidade negra que foi silenciada durante anos. Os negros precisam participarem de todos os setores da sociedade e serem visíveis em todos os aspectos para o progresso da humanidade. O Vasco da Gama apresenta esse pensamento grandioso desde a sua existência e permanece sem manchas racistas durante toda a sua história.  É sempre válido lembrar que na luta em prol da igualdade racial no meio esportivo, o Club de Regatas Vasco da Gama carrega a história mais bonita do futebol por estar sempre ao lado certo da narrativa.

Único filho vivo de João Cândido de Araújo recebe homenagem do Vasco

Fonte: Site Oficial do Vasco

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
2 comentários
  • Responder

    Bom, houve um equívoco. O primeiro presidente negro do vasco foi Cândido José de Araújo e ele não era o almirante negro (João Cândido Felisberto). O vasco homenageou o filho vascaíno de João Cândido, que nada tem a ver com o primeiro presidente negro. João Cândido nunca presidiu o vasco. Não iludam nem mintam para seus leitores. Pesquisem antes!

  • Responder

    2020 tinha muitos planos, mas agora é renovar e tentar
    inovar em 2021. Agradeço pelo seu artigo me ajudou e
    compartilhei nas redes sociais.

Comente

Veja também
Wilton Pereira Sampaio
Definida a arbitragem para o clássico entre Fluminense e Vasco

Confira a arbitragem para o clássico entre Fluminense e Vasco da Gama, que acontecerá neste sábado, pelo Campeonato Brasileiro.

Vegetti comemorando gol contra o Volta Redonda
Vasco exalta desempenho de Vegetti no Brasileirão

Vegetti já marcou 11 gols no Brasileirão desde a sua estreia no Vasco da Gama e é o líder entre os centroavantes do futebol brasileiro.

Lucas Eduardo em ação pelo Vasco
Lucas Eduardo projeta final da Copa Rio Sub-20 contra o Flamengo

Capitão do Vasco da Gama sub-20, Lucas Eduardo projeta decisão diante do Flamengo, que inicia no sábado (20), às 10h, na Gávea.

Lauan em campo pelo Londrina
Vasco contrata Lauan, do Londrina, para o Sub-20

O Vasco da Gama contratou o lateral-esquerdo Lauan, do Londrina, para a categoria Sub-20, por empréstimo até o final da temporada.

Josh Wander durante entrevista em visita ao Rio de Janeiro
777 Partners não dá garantias ao Vasco sobre aporte de setembro

Associativo do Vasco da Gama pediu garantias para a 777 Partners sobre o aporte do mês de setembro e empresa negou.