Vasco apoia projeto que homenageia primeiro presidente negro do Clube

O Vasco da Gama homenageou o único filho vivo de João Candido de Araújo, primeiro presidente negro da história do Cruzmaltino.

Avatar
Por Altair Alves
-  27 de novembro de 2020 às 23:07-  Atualizada em 27 de novembro de 2020 às 23:09
Cândido José de Araújo (Foto: Divulgação/Vasco da Gama)

Na semana da consciência negra, o Vasco da Gama homenageou o único filho vivo do primeiro presidente negro da história do clube. João Cândido de Araújo, foi eleito em 1904 para administrar o Cruzmaltino. Ele obteve inúmeras conquistas pelo Vasco, incluindo o bicampeonato de remo e a reeleição. Lembrando que o período era bastante complicado em relação ao preconceito racial e o presidente da época foi um herói superando todo cenário hostil da época. Por isso, o filho do Candinho recebeu o uniforme sagrado e personalizado do Gigante da Colina ao completar 83 anos de idade. Inspirado pelo pai, João segue o caminho dele e deseja enfatizar através da representatividade a importância da igualdade pela luta racial. O projeto idealizado, chamado Negro Muro tem a simbologia de homenagear, em uma campanha, o almirante negro que comandou o Vasco da Gama por alguns anos. Para a realização desse sonho serão arrecadados fundos para pintar João Cândido no muro onde ele escolheu passar os últimos anos de vida.

Vale destacar a importância da representatividade negra em uma sociedade fragilizada pelas pessoas que não querem perder seus privilégios. É fundamental empoderar os negros e valorizar as manifestações antirracistas, garantindo os direitos de todos. É cada vez mais crucial apoiar as causas que constroem a identidade negra que foi silenciada durante anos. Os negros precisam participarem de todos os setores da sociedade e serem visíveis em todos os aspectos para o progresso da humanidade. O Vasco da Gama apresenta esse pensamento grandioso desde a sua existência e permanece sem manchas racistas durante toda a sua história.  É sempre válido lembrar que na luta em prol da igualdade racial no meio esportivo, o Club de Regatas Vasco da Gama carrega a história mais bonita do futebol por estar sempre ao lado certo da narrativa.

Único filho vivo de João Cândido de Araújo recebe homenagem do Vasco

Fonte: Site Oficial do Vasco