Vasco anuncia que 3ª camisa terá homenagem aos Camisas Negras

O Vasco da Gama anunciou que em breve terá o lançamento da terceira camisa e que inspirada nos Camisas Negras.

Vasco lançará 3ª camisa em breve
Vasco lançará 3ª camisa em breve

A contratação do meia-atacante Dimitri Payet, que deve ser oficializada pelo Vasco ainda neste domingo, às 10h, ganhou o noticiário do cruz-maltino neste último sábado. Mas fora do mercado da bola, o dia foi de celebração na Colina. O clube fez homenagem aos Camisas Negras, o time histórico campeão estadual de 1923 e que foi mote da luta do clube contra o racismo e o preconceito social e de classe no futebol, e ainda anunciou o lançamento de uma terceira camisa inspirada naquela equipe.

No dia que a conquista completou 100 anos, os Camisas Negras ganharam exposição própria no Espaço Experiência em São Januário. Organizada pelo historiador do clube, Walmer Peres, e pelo vice-presidente de História e Responsabilidade Social, Horacio Junior, a exposição teve a presença de convidados em cerimônia de inauguração e foi aberta ao público às 14h.

Vasco anuncia lançamento de 3ª camisa

Na cerimônia, foram homenageados os descendentes de Adão Brandão, Russinho, Leitão, Mingote, Claudio Destri e Torterolli, além dos de Antônio da Silva Campos (1923) e José Augusto Prestes (1924), presidentes daquele período. Eles receberam réplicas fiéis da camisa usada em 1923.

Por fim, o clube divulgou um manifesto e inaugurou uma placa na entrada da arquibancada social honrando aquele time histórico.

A celebração é uma iniciativa do clube associativo, com apoio da SAF. Estiveram presentes no evento nomes como o presidente Jorge Salgado, bem como Carlos Osorio e Roberto Duque Estrada, primeiro e segundo vice-presidentes gerais. Pelo lado da SAF, participou o CEO Lucio Barbosa.

— É a contribuição de um time que até hoje é um símbolo antirracista. O que esses caras fizeram em 1923 vai ecoar para sempre na história do Vasco. Precisa ser ecoado, porque é importante para a sociedade, e o Vasco está entregando isso à sociedade. Isso é página da história do futebol brasileiro, sem dúvida. Uma das mais importantes — comentou Horacio, que revelou também a ideia de contato com outros times históricos cruz-maltinos e suas famílias, como o Expresso da Vitória (1945 a 1952) e o elenco campeão da Libertadores de 1998, para eventos futuros.

A exposição fica no Espaço Experiência até o próximo dia 20. É parte do serviço Tour da Colina. Confira, clicando aqui, preço, datas e horários de visitação.

Fonte: O Globo

Mais sobre:Camisas Negras
Comente

Veja também
Tchê Tchê destaca importância de São Januário e explica ‘treta’ na disputa de pênaltis

Um dos titulares do Vasco da Gama contra o Operário-PR, Tchê Tchê fala sobre a importância de São Januário; volante explica treta.

É vascaíno? Técnico do Tottenham fala sobre relação com o Vasco e cita presente de Dinamite

Finalista da Europa League, Ange Postecoglou, do Tottenham, fala sobre o Vasco da Gama e revela presente de Roberto Dinamite.

Herói da classificação do Vasco, Léo Jardim é ovacionado por jogadores e torcida

Herói do Vasco da Gama na classificação às oitavas da Copa do Brasil, Léo Jardim deixa Sâo Januário ovacionado por atletas e torcida.

André Rizek cita admiração por torcida do Vasco: ‘ É muito amor’

André Rizek demonstra admiração pela torcida do Vasco da Gama após apoio contra o Operário-PR, pela Copa do Brasil.

Zinho afirma que só Diniz não irá melhorar futebol do Vasco

Comentarista da ESPN Brasil, Zinho avaliou o começo de trabalho de Fernando Diniz à frente do Vasco da Gama.

Vascaínos exaltam Léo Jardim e Diniz faz coro por convocação do goleiro

Goleiro do Vasco da Gama, Léo Jardim foi o grande responsável pela classificação na Copa do Brasil diante do Operário-PR.

Diniz promete conversa com Loide após gesto polêmico do atacante

Fernando Diniz e Loide Augusto se viram no meio de uma confusão na partida entre Vasco da Gama e Operário, pela Copa do Brasil.

Vasco mostra força mental para avançar na Copa do Brasil

Vasco da Gama estava virtualmente eliminado da Copa do Brasil, mas demonstrou psicológico forte diante do Operário-PR.

Vasco vive noite épica na Copa do Brasil, mas liga alerta na temporada

Vasco da Gama venceu o Operário-PR nos pênaltis depois de uma partida dramática e se classificou para as oitavas de final da Copa do Brasil.

Vasco sofre pane no 2º tempo e Léo Jardim impede tragédia

Vasco da Gama venceu o Operário-PR nos pênaltis e conseguiu garantir vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil.