Vasco anuncia ampliação e modernização de São Januário

Alexandre Campello anunciou o projeto de ampliação e modernização de São Januário e assinou o memorando com a Wtorre.

Campello em live dos 122 anos do Vasco
Campello em live dos 122 anos do Vasco (Foto: Divulgação)

O dia 21 de agosto de 2020 é histórico para o Vasco da Gama. Além do aniversário de 122 anos do Clube, o atual presidente cruzmaltino, Alexandre Campello, anunciou, durante a live comemorativa da Vasco TV, uma parceria com a empresa de engenharia WTorre para dar início ao projeto de modernização e ampliação do Estádio de São Januário.

A WTorre é a mesma empresa, por exemplo, que construiu e administra o Allianz Parque, estádio do Palmeiras, em São Paulo.

O projeto de modernização do complexo de São Januário deverá ser iniciado no segundo semestre de 2021 e ter cerca de dois anos de duração, com previsão de conclusão justamente para o dia 21 de agosto de 2023, quando o Vasco completará 125 anos. Um Memorando de Entendimento foi assinado por Campello durante a live. A íntegra do contrato pode ser lida clicando aqui.

– Criamos um projeto arquitetônico, a partir do Sergio Dias e de sua equipe. A ideia foi levada ao Conselho de Beneméritos, que gostou e aprovou. Preservamos a fachada. Então, após o projeto, passamos a buscar viabilizar a parte financeira para colocar a obra de pé. Então, buscamos a melhor parceria, quem tem experiência na área. Fomos atrás da WTorre e assinaremos agora esse memorando de entendimento – disse Campello.

Momento em que Alexandre Campello assina o contrato com a WTorre

 

Entre os principais pontos do projeto, estão o aumento da capacidade do estádio de 22.000 para 43.200 lugares; arquibancada popular coberta nos setores atrás dos gols; preservação da fachada, cobertura, tribuna de honra e capela como elemento arquitetônico; e ampla área de circulação dos torcedores com esplanada para acesso ao estádio com cerca de 20.000 metros quadrados, com melhoria dos acessos e criação de espaços de convivência para o torcedor antes e depois do jogo. O custo seria em torno de R$ 275 milhões. A fonte e o possível projeto de arrecadação deste montante não foram mencionados no anúncio.

Agora, Vasco e WTorre irão atrás de recursos financeiros para pôr em prática a obra. Vale destacar que, de acordo com o a diretoria cruzmaltina, São Januário não será dado como garantia. O Gigante da Colina irá ceder o direito de uso do estádio por parte da construtora, por tempo pré-estabelecido, como um contraponto às receitas que serão adquiridas majoritariamente com patrocínios, camarotes, cadeiras especiais e ingressos.

Veja o vídeo de apresentação do projeto

Vale ressaltar que a ideia de reformar São Januário há anos é cogitada e solicitada pelos torcedores, e só agora começou a entrar realmente em prática.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Pedrinho e Josh Wander
Saiba quanto a 777 Partners e o Vasco associativo devem à SAF

O balanço da Vasco SAF de 2023 detalha os créditos com o Clube associativo e a 777 Partners devem à empresa.

Josh Wander, sócio-fundador da 777 Partners
777 pede prazo para apresentar defesa em processo movido pela Leadenhall nos EUA

A 777 Partners pediu prazo até dia 24 de maio para apresentar defesa do processo movido pelo fundo inglês Leadenhall.

Jogadores do Vasco em treino no CT Moacyr Barbosa
Paralisação do Brasileiro pode ser benéfica para o Vasco

Com duas rodadas paralisadas, o técnico Álvaro Pacheco terá tempo para desenvolver seu trabalho no Vasco da Gama.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Oposição cobra transparência ao Vasco após reassumir controle da SAF

Conselheiros de oposição reclamaram da falta de aviso e diálogo interno no Vasco da Gama sobre a investida na Justiça contra a 777 Partners.

Lúcio Barbosa em coletiva após a permanência do Vasco
SAF negociava antecipação de aportes da 777 antes de liminar da Justiça

Com problemas de fluxo de caixa, a SAF negociava a antecipação dos aportes junto a 777 Partners para colocar as contas em dia.