Vasco anuncia acordo para novo projeto paralímpico

O Vasco da Gama anunciou, nesta terça-feira (19), um acordo para restruturação e fomento das modalidades paralímpicas do Clube.

Jorge Salgado ao lado dos atletas paralímpicos do Vasco
Jorge Salgado ao lado dos atletas paralímpicos do Vasco (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

O Vasco da Gama anunciou nesta terça-feira (19) a implantação do Programa Vasco Paralímpico (PVP), que prevê o desenvolvimento de modalidades paralímpicas com responsabilidade autossustentável e a promoção da valorização pessoal e inclusão social das pessoas com deficiência por meio do acesso à prática esportiva.

No evento de lançamento realizado em São Januário, foi fechado também um acordo de cooperação com o ICB (Instituto Internacional Correr Bem), que é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 2009 por ex-atletas de alto rendimento. Filiado ao Comitê Paralímpico Brasileiro, o órgão tem longa parceria com o Ministério do Esporte e com diversas entidades de direção do esporte olímpico e paralímpico, tendo.

A parceria com o ICB estabelece que o Vasco receberá em suas instalações práticas especializadas e continuadas das seguintes modalidades paralímpicas:

  • 1. Atletismo
  • 2. Para-Taekwondo
  • 3. Natação em Águas Abertas
  • 4. Para-Badminton
  • 5. Futebol de 7
  • 6. Vôlei Sentado
  • 7. Remo Paralímpico
  • 8. Judô Paralímpico
  • 9. Supino (halterofilismo)
  • 10. Natação Paralímpica

O trabalho iniciará com a fase de implantação que comporta o detalhamento dos projetos do Programa Vasco Paralímpico, seleção e capacitação de profissionais, além da mobilização e sensibilização do público-alvo junto às instituições que atuam com pessoas com deficiência.

Nessa etapa, serão definidas as metas e resultados esperados e o levantamento dos recursos financeiros, recursos humanos e materiais. Os critérios e condições para as inscrições no programa serão informados e divulgados no lançamento oficial do PVP, que ainda não tem uma data oficial para começar.

Presidente do Gigante da Colina, Jorge Salgado ressaltou a vocação social do Vasco e afirmou que o Clube se orgulha de contribuir com a ação.

“Com essa iniciativa o Vasco da Gama reafirma seu compromisso com as causas sociais que estão no DNA de nosso clube. Teremos muito orgulho de contribuir com o crescimento do Movimento Paralímpico de forma autossustentável e promover a valorização pessoal e a inserção social das pessoas com deficiência. Para nós aqui do Vasco é um motivo de muito orgulho, poder participar de um projeto dessa natureza. Vocês podem ter certeza que irão contar com todo o apoio dessa gestão”.

No final de 2020, o hoje, VP de Esportes Olímpicos, Marcel Kaskus, projetou resgate de esportes olímpicos e paralímpicos do Almirante. Na época, Kalus afirmou que uma das missões da atual diretoria era reativar projetos dessa natureza no Cruzmaltino.

Mais sobre:Paralímpico
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Álvaro Pacheco chega ao Rio de Janeiro
Álvaro Pacheco exalta o Vasco e projeta: ‘Voltar aos títulos’

O técnico português afirmou exaltou o Vasco da Gama e afirmou que ajudará a voltar ao patamar que merece.

Álvaro Pacheco chega ao Rio de Janeiro
Álvaro Pacheco chega ao Rio para assumir o Vasco e deixa recado à torcida

O técnico Álvaro Pacheco destacou a vontade muito grande de ajudar o Vasco da Gama e exaltou a força da torcida.

Álvaro Pacheco, possível novo técnico do Vasco
Brasileiro que ‘roubou’ boina de Álvaro Pacheco fala sobre perfil do técnico

Atacante Cassiano, que considera Álvaro Pacheco um pai, trabalhou com o novo treinador do Vasco da Gama no Vizela e no Estoril.

Álvaro Pacheco, técnico português cogitado no Vasco
Álvaro Pacheco revela expectativa para possível chegada de Coutinho ao Vasco

Novo técnico do Vasco da Gama, o português Álvaro Pacheco falou sobre a chance de trabalhar com Philippe Coutinho.

Adson em ação pelo Vasco contra o Flamengo
Adson pode ser titular no Vasco contra o Fortaleza

Atacante que tem sido muito pedido no time titular do Vasco da Gama, Adson deve pintar entre os onze iniciais contra o Fortaleza.