Vasco anuncia acordo para novo projeto paralímpico

O Vasco da Gama anunciou, nesta terça-feira (19), um acordo para restruturação e fomento das modalidades paralímpicas do Clube.

Jorge Salgado ao lado dos atletas paralímpicos do Vasco
Jorge Salgado ao lado dos atletas paralímpicos do Vasco (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

O Vasco da Gama anunciou nesta terça-feira (19) a implantação do Programa Vasco Paralímpico (PVP), que prevê o desenvolvimento de modalidades paralímpicas com responsabilidade autossustentável e a promoção da valorização pessoal e inclusão social das pessoas com deficiência por meio do acesso à prática esportiva.

No evento de lançamento realizado em São Januário, foi fechado também um acordo de cooperação com o ICB (Instituto Internacional Correr Bem), que é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 2009 por ex-atletas de alto rendimento. Filiado ao Comitê Paralímpico Brasileiro, o órgão tem longa parceria com o Ministério do Esporte e com diversas entidades de direção do esporte olímpico e paralímpico, tendo.

A parceria com o ICB estabelece que o Vasco receberá em suas instalações práticas especializadas e continuadas das seguintes modalidades paralímpicas:

  • 1. Atletismo
  • 2. Para-Taekwondo
  • 3. Natação em Águas Abertas
  • 4. Para-Badminton
  • 5. Futebol de 7
  • 6. Vôlei Sentado
  • 7. Remo Paralímpico
  • 8. Judô Paralímpico
  • 9. Supino (halterofilismo)
  • 10. Natação Paralímpica

O trabalho iniciará com a fase de implantação que comporta o detalhamento dos projetos do Programa Vasco Paralímpico, seleção e capacitação de profissionais, além da mobilização e sensibilização do público-alvo junto às instituições que atuam com pessoas com deficiência.

Nessa etapa, serão definidas as metas e resultados esperados e o levantamento dos recursos financeiros, recursos humanos e materiais. Os critérios e condições para as inscrições no programa serão informados e divulgados no lançamento oficial do PVP, que ainda não tem uma data oficial para começar.

Presidente do Gigante da Colina, Jorge Salgado ressaltou a vocação social do Vasco e afirmou que o Clube se orgulha de contribuir com a ação.

“Com essa iniciativa o Vasco da Gama reafirma seu compromisso com as causas sociais que estão no DNA de nosso clube. Teremos muito orgulho de contribuir com o crescimento do Movimento Paralímpico de forma autossustentável e promover a valorização pessoal e a inserção social das pessoas com deficiência. Para nós aqui do Vasco é um motivo de muito orgulho, poder participar de um projeto dessa natureza. Vocês podem ter certeza que irão contar com todo o apoio dessa gestão”.

No final de 2020, o hoje, VP de Esportes Olímpicos, Marcel Kaskus, projetou resgate de esportes olímpicos e paralímpicos do Almirante. Na época, Kalus afirmou que uma das missões da atual diretoria era reativar projetos dessa natureza no Cruzmaltino.

Mais sobre:Paralímpico
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Jogadores do Vasco comemorando gol contra o Grêmio
Vasco enfrenta o Criciúma neste sábado, às 16h, em São Januário, pelo Brasileiro

Após duas derrotas fora de casa, o Vasco da Gama contará com o apoio da torcida para voltar a vencer no Campeonato Brasileiro.

Rodrigues foi goleiro do Vasco nos anos 40
Conheça o goleiro que ganhou na loteria e abriu caminho para Barbosa no Vasco

Ídolo do Vasco da Gama e maior goleiro da história, Barbosa foi premiado com a sorte do seu antecessor na posição.

Jogadores do Vasco comemorando gol contra o Grêmio
Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco e Criciúma

Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco da Gama e Criciúma, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.

Árbitro Caio Max Augusto Vieira
Definida a arbitragem para o jogo entre Vasco e Criciúma

Confira a arbitragem para o jogo entre Vasco da Gama e Criciúma, que acontece neste sábado, pelo Campeonato Brasileiro.

Gary Medel treina com elenco nesta quarta-feira
Escalação do Vasco para jogo contra o Criciúma

Confira a escalação do Vasco para a partida deste sábado contra o Criciúma, às 16h, em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro.