Vasco: ampla diferença de vitórias contra o Botafogo

A primeira vitória do Botafogo sobre o Vasco aconteceu apenas no 16º duelo entre ambos.

Na história do futebol mundial, não existe maior diferença de vitórias entre duas equipes em um clássico como a entre Vasco e Botafogo. Atualmente, a superioridade dos vascaínos chega a 53 vitórias (134 contra 81). Apesar de tamanha superioridade, nenhum atleta que participou desses duelos consegue explicar o fenômeno. Durante os quase noventa anos de confronto, a diferença foi aumentando tanto que imaginar uma reviravolta é praticamente impossível.

Esta vantagem foi construída desde o início deste histórico. Afinal, a primeira vitória do Botafogo sobre o Vasco aconteceu apenas no 16º duelo entre ambos. Neste período, o clube de São Januário já contabilizava nove vitórias sobre os alvinegros.

O Vasco seguiu aumentando a diferença conforme os anos se passavam. Entre 1940 e 1960, os cruz-maltinos conquistaram duas vezes mais vitórias que o Glorioso. Somente entre 60 e 70 o Alvinegro conseguiu alguma vantagem sobre o rival. Ainda assim, o Botafogo conseguiu apenas três triunfos a mais.

Nos anos 70, o Vasco deu o troco no Alvinegro teve mais do que o triplo de vitórias sobre o rival (21 a 6). E a vantagem seguiu aumentando com o tempo. Apenas neste século, as vitórias se igualaram novamente.

Muitos jogadores que participaram deste duelo, de ambos os lados, não conseguem explicar os motivos pelos quais a supremacia cruz-maltina é tão grande.

– Não tínhamos a certeza de ganhar, mas entrávamos em campo com um astral altíssimo, com uma alegria maior e as coisas davam certo para o nosso lado – afirmou Gaúcho, que participou do clássico pelo Vasco nos anos 70.

Já o alvinegro Amarildo rejeita qualquer tipo de superioridade vascaína neste duelo.

– Não tinha isso na minha época. Era um jogo sempre equilibrado. Por conta dos jogadores de Seleção Brasileira, a supremacia do Botafogo era em cima de todos os rivais no Rio de Janeiro – disse o atleta do Glorioso de 1958 a 63.

Fonte: lancenet

Comente

Veja também
Vasco se apega ao bom retrospecto contra o Atlético-GO para voltar a vencer no Brasileiro

O Vasco da Gama se apega a bom retrospecto contra o Atlético-GO nos últimos jogos e mira a vitória em São Januário.

Treinos de Felipe têm impressionado Payet e outros jogadores do Vasco

Primeiros dias de treinamento de Felipe no Vasco da Gama tem empolgado os jogadores, especialmente o francês Payet.

Alex Teixeira pode ganhar nova chance com Felipe nas últimas rodadas do Brasileiro

Meia-atacante revelado no Vasco da Gama, Alex Teixeira soma pouco minutos desde que voltou ao Clube, no meio deste ano.

Vasco enfrenta rebaixados e rival direto por Libertadores na reta final do Brasileiro

Vasco da Gama segue sonhando com uma vaga, via Campeonato Brasileiro, na principal competição da América do Sul.

Sair da versão mobile