Vasco: ampla diferença de vitórias contra o Botafogo

A primeira vitória do Botafogo sobre o Vasco aconteceu apenas no 16º duelo entre ambos.

Na história do futebol mundial, não existe maior diferença de vitórias entre duas equipes em um clássico como a entre Vasco e Botafogo. Atualmente, a superioridade dos vascaínos chega a 53 vitórias (134 contra 81). Apesar de tamanha superioridade, nenhum atleta que participou desses duelos consegue explicar o fenômeno. Durante os quase noventa anos de confronto, a diferença foi aumentando tanto que imaginar uma reviravolta é praticamente impossível.

Esta vantagem foi construída desde o início deste histórico. Afinal, a primeira vitória do Botafogo sobre o Vasco aconteceu apenas no 16º duelo entre ambos. Neste período, o clube de São Januário já contabilizava nove vitórias sobre os alvinegros.

O Vasco seguiu aumentando a diferença conforme os anos se passavam. Entre 1940 e 1960, os cruz-maltinos conquistaram duas vezes mais vitórias que o Glorioso. Somente entre 60 e 70 o Alvinegro conseguiu alguma vantagem sobre o rival. Ainda assim, o Botafogo conseguiu apenas três triunfos a mais.

Nos anos 70, o Vasco deu o troco no Alvinegro teve mais do que o triplo de vitórias sobre o rival (21 a 6). E a vantagem seguiu aumentando com o tempo. Apenas neste século, as vitórias se igualaram novamente.

Muitos jogadores que participaram deste duelo, de ambos os lados, não conseguem explicar os motivos pelos quais a supremacia cruz-maltina é tão grande.

– Não tínhamos a certeza de ganhar, mas entrávamos em campo com um astral altíssimo, com uma alegria maior e as coisas davam certo para o nosso lado – afirmou Gaúcho, que participou do clássico pelo Vasco nos anos 70.

Já o alvinegro Amarildo rejeita qualquer tipo de superioridade vascaína neste duelo.

– Não tinha isso na minha época. Era um jogo sempre equilibrado. Por conta dos jogadores de Seleção Brasileira, a supremacia do Botafogo era em cima de todos os rivais no Rio de Janeiro – disse o atleta do Glorioso de 1958 a 63.

Fonte: lancenet

Comente

Veja também
Olho no rival! Escalação do Puerto Cabello-VEN contra o Vasco

Confira a escalação do Puerto Cabello-VEN para o jogo desta quarta-feira, contra o Vasco da Gama, pela Sul-Americana.

Escalação do Vasco contra o Puerto Cabello-VEN

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo contra o Puerto Cabello-VEN, nesta quarta-feira, pela Sul-Americana.

Cogitado no Vasco, José Peseiro deixa o Zamalek

Alvo do Vasco da Gama, o português José Peseiro deixou o Zamalek, do Egito, e tem salário menor que Fernando Diniz.

Vegetti completa 100 jogos pelo Vasco sendo referência do time

Aos 36 anos, o atacante Vegetti irá completar 100 jogos com a camisa do Vasco da Gama na partida contra o Puerto Cabello.

Vasco tem prazo para definir acerto com Fernando Diniz

O Vasco fez uma nova proposta para Fernando Diniz e aguarda a resposta do treinador para seguir com o planejamento.

Vasco pode fazer proposta milionária por Brian Rodríguez

O Vasco da Gama não desistiu de Brian Rodríguez e voltará com grande proposta para o atacante na próxima janela.

Vasco apresenta nova proposta para Fernando Diniz

O Vasco da Gama subiu os valores salariais, ajustou o tempo de contrato e espera fechar em breve com Fernando Diniz.

Vaticano pode ter papa vascaíno; saiba quem é

O Brasil tem 8 cardeais no conclave e que podem ser o sucessor do papa Francisco, que esteve 12 anos à frente da Igreja Católica.

Jornalista diz que Vasco vive uma de suas maiores crises institucionais

O jornalista cita que o Vasco da Gama está falido, sem credibilidade e com os poderes do clube rachados entre si.

Vitória do Vasco fora de casa na Sul-Americana se torna inegociável

Com a vitória do Lanús, o Vasco precisa ganhar fora de casa diante do Puerto Cabello, para sonhar com a liderança.