Vasco alega que mudança de empresa causou problema na associação online
Candidatos à presidênca em 2020, Leven Siano e Sérgio Frias se manifestaram em tom crítico ao problema nas associações online.
Novidade na mais do que centenária história do Vasco, a adesão online de novos sócios com direito a voto virou polêmica. Desde o começo de novembro, torcedores relatam problemas para efetivar o cadastro.
A direção comandada pelo presidente Jorge Salgado, que implementou a adesão online do sócio estatutário em abril e, a partir de maio, iniciou uma campanha de desconto na taxa de adesão, identificou o problema e tenta solucioná-lo.
A origem é a troca da empresa operadora de cartão de crédito, o que, nas contas do clube, afetou pelo menos 52 pessoas. Integrantes da oposição à diretoria levantam suspeita de que o problema teria relação com o processo que desencadeará na eleição de 2023.
Inicialmente, o site do Sócio Gigante estava com instabilidade para acessar o cadastro. O torcedor que desejava virar sócio não conseguia sequer começar o preenchimento dos dados solicitados. A questão começou a ocorrer no dia 4 de novembro. Foi solucionada. A dificuldade, então, passou a ser a inserção do cartão de crédito ou emissão do boleto para pagamento, etapa anterior à conclusão da associação.
É o caso de Sandro Henrique Lima, de Pinheiro, no Maranhão. Atual sócio-torcedor, o vascaíno contou que tenta há 20 dias mudar o seu plano para estatutário. Sem sucesso.
– O Vasco pede uma série de procedimentos, eu coloco as informações solicitadas e, antes de finalizar, dá erro. Na hora de colocar o cartão ou emitir o boleto. Entrei em contato uma vez com a secretaria do clube, enviei o “print” da tela com o problema e não solucionaram. Acho que não tem boa vontade pois há esse movimento de convocar uma Assembleia Geral Extraordinária para mudar a direção. Parece que se tiver mais sócio vai prejudicar essa direção – disse Sandro.
Daledier José Jorge Júnior, de São José (Santa Catarina), teve o mesmo problema. Desde a semana passada, tenta reativar o plano contratado em 2016 e que atualmente está sem pagar. Com a migração da modalidade torcedor para estatutário.
– Fui um contribuinte assíduo no novo CT, comprando camisa e tudo mais. Eu tinha o plano Norte e Sul e depois passei para Caldeirão. Agora, tentei com boleto e com cartão e, na hora de finalizar, aparece erro. Tentei várias vezes. Inclusive em um sábado perdi a tarde toda, mas infelizmente não consegui. Situação lamentável – disse o vascaíno.
Os relatos são concentrados em torcedores fora do Rio. Em conversas de grupos de WhatsApp, os vascaínos tentam se ajudar e compartilham tentativas. Eles não têm estimativa do número de prejudicados. Mas afirmam que são dezenas.
– Tenho interesse em participar mais da vida do clube, com direito a voto. Quero ser sócio estatutário, faço todo o cadastro, mas na hora de cadastrar o cartão de crédito dá problema. Tentei dois cartões diferentes e não consigo concluir o meu processo – contou Márcio Araújo de Almeida, de Gurupi (Tocantins).
O problema com Gilson Xavier de Assis Filho foi diferente. Ele mora no Rio e tentou no dia 8 de novembro agregar o pacote estatutário ao plano de sócio torcedor. Como o cartão de crédito já estava cadastrado, deu continuidade ao processo. Até perceber que o nome do proponente era de uma pessoa desconhecida.
– Devido à situação do clube, decidi voltar a ser sócio geral. Queria aproveitar a promoção. Fiz o cadastro quase todo, mas, na hora de digitar o proponente, deu erro. Entrei em contato com a secretaria do clube, me informou que não poderia alterar o dado, depois me disse que estava em análise e posteriormente que foi autorizado. O nome do proponente não fui eu que cadastrei. Como isso ocorreu? É muito estranho. Hoje (dia 19) caiu a parcela no meu cartão, mas no site ainda informa que o meu pedido está em análise.
Procurado pelo ge, o vice-presidente de comunicação do Vasco, Danillo Bento, confirmou que alguns torcedores têm encontrado dificuldades na adesão online. Explicou que o motivo foi a troca da operadora do cartão de crédito e que medidas foram tomadas para solucionar o caso.
– No dia 4 de novembro, a gente efetuou uma troca da operadora de pagamento. Desde então, a gente vê instabilidades na cobrança. Mas nada grande. Do dia 4 ao dia 18, tivemos 207 adesões totais, entre sócio-torcedor e sócio estatutário. Tivemos 52 casos de dificuldades de pagamento. A grande maioria consegue efetuar. A empresa que administra o sócio está resolvendo. A gente conseguiu resolver a questão do sócio que não conseguia fazer adesão. Hoje tem um problema que afeta uma pequena parte das pessoas que não consegue cadastrar o cartão de pagamento.
– O primeiro retorno que tivemos é que os parâmetros de segurança são diferentes, então estamos tentando adaptar a atual operadora de pagamento aos parâmetros que eram praticados anteriormente. Fizemos uma reunião sobre isso hoje (quinta-feira), já diminuiu o número de problemas, mas ainda não resolveu 100%. Isso pode acontecer nos próximos dias. Relatos de problemas já diminuíram – completou o dirigente.
Luiz Roberto Leven Siano e Sérgio Frias, candidatos na eleição de 7 de novembro de 2020, que foi anulada na Justiça, levantaram suspeitas sobre o caso. Em postagens em redes sociais, pediram apuração.
Continuam os problemas para quem quer se associar via internet. Via cartão de crédito (plástico ou virtual), via boleto bancário. Coincidentemente eles começaram dois dias depois de o presidente do clube dizer que o Vasco se preparava mais para a Série B do que para a A…
— Sérgio Frias (@SergioEduFrias) November 18, 2021
A oposição do Vasco, recentemente, passou a defender a associação em massa. Por dois motivos. Há a tentativa de convocar uma Assembleia Geral Extraordinária para destituir a direção comandada por Jorge Salgado. Além disso, está de olho no pleito de 2023. A ideia é ter mais representantes no colégio eleitoral.
Defendo que o ST vote para democratizar o VASCO. Diante da inércia de uma mudança até o momento, tenho defendido associação em massa para sócios estatutários. Contudo, dezenas de torcedores off-Rio me denunciaram que não estão conseguindo se associar pela INTERNET. Apure-se.
— Leven Siano (@levensiano) November 17, 2021
– Não respondo sobre política. As eleições são apenas em 2023 – disse Danillo Bento ao ge.
A campanha de desconto na taxa de adesão de novos sócios estatutários vai até 31 de dezembro. O percentual pode chegar a 40% para homens e 90% para mulheres, a depender da forma de pagamento. Conforme dados do site do Sócio Gigante, a ação apresentou aumento de sócios. Pelo menos nas modalidades Geral e Diamente (com direito a voto). De junho a setembro, período com informações disponíveis, o saldo de novos associações é de 322.
Fonte: Globo Esporte