Vasco agradece ao MP e classifica como ‘histórico’ acordo para liberar São Januário

O Vasco da Gama acredita que as melhorias realizadas na operação de São Januário terá impactos positivos para a sociedade.

Estádio de São Januário
Estádio de São Januário (Foto: Getty Imagens)

A dramática novela para a liberação de São Januário, enfim, teve um capítulo final. No início da tarde desta quarta-feira, Vasco, Ministério Público e Prefeitura do Rio assinaram um acordo que visa extinguir o processo judicial. Consequentemente, será encerrada a interdição do estádio para o público. Tudo indica, portanto, que a partida entre o Cruz-Maltino e o Coritiba, no dia 21, terá a presença de torcida.

Após 83 dias de punição, decorrentes dos incidentes após a derrota para o Goiás, foi necessária a elaboração de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Nele, o clube compromete-se a verificar uma série de medidas de segurança e reestruturação interna e externa em São Januário. Na última semana, o diálogo avançou bastante. Assim, o encontro, desta vez, foi uma mera formalidade para a assinatura dos documentos.

O prefeito Eduardo Paes, torcedor do Vasco, esteve presente na sede do MP. Assim como alguns dos principais dirigentes cruz-maltinos: o presidente institucional, Jorge Salgado, seu vice geral, Carlos Roberto Osório, e o CEO da SAF, Lúcio Barbosa, além dos advogados do clube. Cerca de 30 profissionais da imprensa também foram liberados para registrarem o momento.

“Nosso papel aqui é ajudar que as coisas melhores cada vez mais. O Vasco tem uma história de exemplos. Mais uma vez, isso acontece. Vamos buscar fazer a partir de agora, com o TAC, é ter um trabalho mais integrado no entorno, buscando melhorar acessos, fluxos, a ordem urbana. Algo parecido com o que já fazemos no Maracanã”, afirmou o prefeito Eduardo Paes.

A liberação não sairá a tempo, entretanto, do clássico contra o Fluminense, que ocorre neste sábado, às 16h. Afinal, a questão também envolvia um laudo extra da Polícia Militar para jogos contra rivais cariocas, por conta do risco mais alto. Durante o processo, inclusive, o Vasco foi atrás do aval do Corpo de Bombeiros e do apelo de diversos políticos e artistas influentes, que criticaram a ação da Justiça.

A alegação, por sinal, era de que a interdição sem prazo determinado não só era injusta do ponto de vista esportivo com o clube, mas também causava prejuízo à comunidade da Barreira do Vasco, que depende da grande movimentação em dias de jogos com público para trabalhar.

Vasco celebra acordo

Nas redes sociais, o Cruz-Maltino comemorou a assinatura do acordo com o MP e confirmou o andamento das melhorias previstas no TAC.

“São Januário passará por melhorias na operação de jogos e segurança para se tornar o estádio no Rio de Janeiro pioneiro a possuir um sistema de reconhecimento facial nas catracas de acesso, que será implantado por fases. (…) O acordo prevê a instalação de câmeras de alta definição, com capacidade de captação de imagens com nitidez. Inclusive em ambientes com baixa luminosidade, possibilitando a identificação de infratores dentro do estádio.

O Vasco da Gama agradece ao Procurador-geral de Justiça, Dr. Luciano Mattos, à toda a equipe do MP-RJ e aos demais órgãos públicos. Pelo trabalho incansável que levou celebração de um acordo histórico que certamente terá impactos positivos não apenas para os frequentadores de São Januário e seu entorno, como também para toda a sociedade”, diz alguns trechos do comunicado.

Vasco celebra acordo com o MP para liberar São Januário

Fonte: Jogada 10

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Álvaro Pacheco exalta o Vasco e projeta: ‘Voltar aos títulos’

O técnico português afirmou exaltou o Vasco da Gama e afirmou que ajudará a voltar ao patamar que merece.

Álvaro Pacheco chega ao Rio para assumir o Vasco e deixa recado à torcida

O técnico Álvaro Pacheco destacou a vontade muito grande de ajudar o Vasco da Gama e exaltou a força da torcida.

Brasileiro que ‘roubou’ boina de Álvaro Pacheco fala sobre perfil do técnico

Atacante Cassiano, que considera Álvaro Pacheco um pai, trabalhou com o novo treinador do Vasco da Gama no Vizela e no Estoril.

Álvaro Pacheco revela expectativa para possível chegada de Coutinho ao Vasco

Novo técnico do Vasco da Gama, o português Álvaro Pacheco falou sobre a chance de trabalhar com Philippe Coutinho.

Adson pode ser titular no Vasco contra o Fortaleza

Atacante que tem sido muito pedido no time titular do Vasco da Gama, Adson deve pintar entre os onze iniciais contra o Fortaleza.

Sair da versão mobile