Vasco adota cautela na transição entre base e profissional

Jovens da base do Vasco da Gama perdem espaço no time de Ramón Díaz, mas a ausência tem um motivo específico.

Rayan comemorando gol contra o Madureira
Rayan comemorando gol contra o Madureira (Foto: Úrsula Nery)

O Vasco da Gama adota um sistema diferente com os jovens das categorias de base na Era SAF. De solução a cautela, os Meninos da Colina têm uma transição mais cautelosa até se firmar no profissional.

Por exemplo, Rayan, grande destaque das categorias de base e que já estreou no profissional na temporada de 2023. Apesar do grande potencial da joia vascaína, Ramón Díaz adota cautela com o atacante e seu principal objetivo é não colocar muita responsabilidade nos jovens.

– O Rayan é um jogador jovem, com muito futuro. No campeonato passado, precisávamos de gente com experiência, não dar tantas responsabilidades aos jovens. Ele tem muitas condições boas, finaliza e cabeceia bem, tem um faro de gol, mas precisa seguir crescendo. Não lhe damos muita responsabilidade, mas ele está crescendo muito bem e terá um futuro enorme – disse Ramón Díaz, em uma análise sobre o atacante.

No período sem jogos, a comissão técnica aproveita para realizar uma avaliação do plantel e alguns jogadores da base integram o grupo principal. Entre eles, Leandrinho, Lucas Eduardo, JP, Rayan e Erick Marcus. Os três primeiros participaram da Copinha 2024 e ganharam oportunidades nas primeiras rodadas do Carioca. Inclusive, o lateral-esquerdo anotou um belo gol em um dos confrontos.

Recentemente, o comandante do Vasco recebeu algumas críticas pela não utilização da base. No entanto, Ramón Díaz entende que a experiência no momento é necessária e os jovens podem ter uma preparação mais tranquila. Além disso, o ideal é não atropelar o processo de transição entre as categorias.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
4 comentários
  • Responder

    O que o Vasco ganhou na copinha? Lembrando que quando o Vasco foi campeão da copinha tinha jogadores que se destacaram e viraram titulares do time profissional. Pedrinho, Valdir, Felipe, Geovani, Edmundo, Romário e muitos outros.

  • Responder

    Discordo. Os garotos precisam jogar sim. É claro que não podem ser titulares de imediato, mas se não entrarem pra jogar, nem que seja por 20, 30 minutos em uma partida ou outra, jamais mostrarão se tem potencial pra serem titulares e acabarão esquecidos, emprestados ou dispensados, como vem acontecendo. Só elogiar não ajuda em nada no aproveitamento da base.

  • Responder

    Hoje tinha uns garotos com menos de 18 arrebentando no jogo Espanha X Brasil. Tínhamos dos dois lados. Então ficamos nos perguntando será que se for bom assim não estaria arrebentando no time. Então será jogador médio. Claque não

  • Responder

    Eu concordo, acho que uma coisa é dar oportunidades, outra coisa é eles serem responsáveis pelo futuro do Vasco.

Comente

Veja também
Jogadores do Vasco comemorando gol contra o Grêmio
Vasco enfrenta o Criciúma neste sábado, às 16h, em São Januário, pelo Brasileiro

Após duas derrotas fora de casa, o Vasco da Gama contará com o apoio da torcida para voltar a vencer no Campeonato Brasileiro.

Rodrigues foi goleiro do Vasco nos anos 40
Conheça o goleiro que ganhou na loteria e abriu caminho para Barbosa no Vasco

Ídolo do Vasco da Gama e maior goleiro da história, Barbosa foi premiado com a sorte do seu antecessor na posição.

Jogadores do Vasco comemorando gol contra o Grêmio
Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco e Criciúma

Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco da Gama e Criciúma, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.

Árbitro Caio Max Augusto Vieira
Definida a arbitragem para o jogo entre Vasco e Criciúma

Confira a arbitragem para o jogo entre Vasco da Gama e Criciúma, que acontece neste sábado, pelo Campeonato Brasileiro.

Gary Medel treina com elenco nesta quarta-feira
Escalação do Vasco para jogo contra o Criciúma

Confira a escalação do Vasco para a partida deste sábado contra o Criciúma, às 16h, em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro.