Vasco tenta abrir vantagem contra Universidad de Chile

O primeiro jogo acontece hoje, as 21h50, no estádio São Januário, no Rio de Janeiro.

Decisão. E decisão das grandes. É assim que vem sendo encarado pelas duas equipes o duelo entre Vasco e Universidad de Chile, válido pelas semifinais da Copa Sul-Americana. O jogo de ida acontece nesta quarta-feira, as 21h50, no estádio São Januário, no Rio de Janeiro.

Dos dois lados, os treinadores rasgaram elogios aos adversários. E não é para menos. O Vasco foi campeão da Copa do Brasil deste ano e ainda briga pelo título brasileiro. A Universidad de Chile levou o torneio Apertura de 2011, lidera o Clausura e no momento está invicta há 28 jogos ou cinco meses. O bom futebol praticado pelos chilenos rendeu à equipe o apelido de “Barcelona das Américas”, em referência ao badalado time de Messi, Xavi, Villa e companhia.

“Eles (Universidad) procuram fazer algumas coisas parecidas como o Barcelona faz, por isso acho bem interessante. É um grande time, os números mostram isso”, analisou o técnico vascaíno Cristóvão Borges.

“O Vasco é a melhor equipe do futebol brasileiro atualmente e vive um momento particular. Conquistou a Copa do Brasil, está em segundo no Brasileiro e ainda luta pela Sul-Americana”, disse Jorge Sampaoli, treinador da La U, retribuindo o elogio.

Apesar de também estar brigando pelo título brasileiro, o Vasco não deve poupar titulares e deve ter a força máxima disponível em campo nesta quarta. Os únicos desfalques certos são o atacante Éder Luís, com uma lesão no pé, e o meia Diego Souza, que está suspenso depois de ter sido expulso diante do Universitário-PER na fase anterior.

Cristóvão fez mistério e preferiu não revelar os substitutos, mas a Bernardo deve ser titular, só não se sabe se no meio ou na frente. O posicionamento dele depende da entrada de Allan ou de Leandro.

Na Universidad de Chile, Sampaoli já confirmou a formação que vem atuando na competição, com time completo, sem problemas de contusão ou suspensão. A rápida dupla de ataque formada por Vargas e Franco, que atropelou o Flamengo nas oitavas de final, é uma das preocupações dos brasileiros.

A partida de volta acontecerá na quinta-feira da próxima semana, dia 1º de dezembro, em Santiago. O vencedor deste confronto vai encarar na decisão quem passar entre Vélez Sarsfield, da Argentina, e LDU, do Equador.

Para dar um passo importante rumo à final já nesta quarta, Cristóvão destaca a importância de o time carioca não sofrer gol dentro de São Januário e alerta para a qualidade do adversário.

“Basicamente, nós precisamos da vitória sem levar gol, isso é bem importante nesse tipo de disputa. A medida que passa de fase, o grau de dificuldade aumenta. O time deles vai jogar aqui e buscar a vitória também. Eles podem recuar para usar o contra-ataque, mas não vão ficar retrancados lá atrás. Foi assim em todos os jogos que assisti, em casa ou fora, eles jogam para ganhar”, afirmou o comandante cruzmaltino.

FICHA TÉCNICA
VASCO X UNIVERSIDAD DE CHILE

Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 23 de novembro de 2011 (Quarta-feira)
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Antônio Arias (Paraguai)
Assistentes: Rodney Aquino (Paraguai) e Carlos Caceres (Paraguai)

VASCO: Fernando Prass; Fagner, Dedé, Renato Silva e Felipe; Jumar, Rômulo, Allan (Leandro) e Juninho Pernambucano; Bernardo e Elton
Técnico: Cristóvão Borges

UNIVERSIDAD DE CHILE: Jhonny Herrera; Osvaldo González, Marcos González e José Rojas; Matías Rodríguez, Charles Aránguiz, Marcelo Díaz, Gustavo Lorenzetti e Eugenio Mena; Eduardo Vargas e Francisco Castro
Técnico: Jorge Sampaoli

Fonte: espn

Promoção: Inscreva seu email abaixo e concorra à uma camisa oficial do Vasco

Comente

Veja também
Payet e jogadores comemorando gol em SJ
Vasco se prepara para sequência decisiva após a Data Fifa

Vasco da Gama terá dois desafios que podem definir a temporada da equipe logo após a pausa para a Data Fifa.

Jair de volta aos treinos do Vasco
Jair deve voltar a ser relacionado contra o São Paulo

Volante do Vasco da Gama, Jair retorna ao time após oito meses parado por conta de uma lesão no joelho direito.

Pedrinho e Eduardo Paes em São Januário
Reeleito no Rio, Eduardo Paes promete ajuda ao Vasco e demais clubes da cidade

Prefeito do Rio de Janeiro pelos próximos quatro anos, Eduardo Paes estreitou relações com os times da capital fluminense.

Jogadores do Vasco em São Januário
Vasco terá 5 confrontos diretos por Libertadores até o fim do Brasileiro; veja tabela

Praticamente livre do rebaixamento, Vasco da Gama ainda sonha com uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem via Brasileiro.