Vasco 123 anos: o ‘parabéns’ mais amargo de sua história; dias melhores virão?

O Vasco da Gama está completando 123 anos de fundação neste sábado com pouco a se comemorar e ar de desesperança dentro e fora de campo.

Estádio São Januário, a casa do Vasco da Gama
Estádio São Januário, a casa do Vasco da Gama (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Uma paixão que vem desde berço. Incontrolável, indomável e inexplicável. Seguir amando o Vasco da Gama apesar dos pesares? Com certeza. És o primeiro e único amor. É um sentimento que se renova ano após ano, mesmo com uma crise que parece nunca ter fim.

O Vasco é maltratado e, de tabela, a sua torcida. Sorte de quem viu craques como Ademir de Menezes, Barbosa, Bellini, Vavá, Roberto Dinamite, Romário, Edmundo, Juninho Pernambucano, Mauro Galvão e tantos outros que deram alegrias. Não é segredo que a realidade é outra, doída e desperançosa.

Resta ao torcedor se agarrar na esperança de dias melhores e celebrar as faíscas de grandeza esportiva do Vasco. És o pioneiro na luta contra o racismo, ergueu o seu templo, batizado de São Januário, com a força da sua torcida, mostrou a sua força no continente em 1948, quando ninguém tinha conseguido ainda e repetiu outras vezes.

Em âmbito nacional, és um dos maiores campeões. Já encarou e passou por cima de gigantes da Europa. Barcelona? 7×2 em pleno Camp Nou. Isso é Vasco. Porém, nem todos sabem mais, nem a pessoa que lhes escreve. Herdei a paixão do meu pai, o mesmo que, diante de uma falta de energia em sua cidade, um povoado no interior de Sergipe, atravessou um rio para, em outro município, conseguir ver a decisão do Campeonato Brasileiro de 1997.

Loucura, né? Isso é Vasco. Herdar essa paixão, sinceramente, não foi difícil. Nunca cogitei amar outro Clube. Não cheguei a ver os melhores momentos, mas tenho a esperança de um dia, assim como meu pai e meu avô, que Deus o tenha, saber a grandeza do Gigante em campo, mais ainda do que foi em 2011, o melhor que eu pude ver.

O Vasco é maior que eu, você, quem está lá e até de quem tanto venceu em São Januário. Todos passam e o Gigante fica. A realidade é dura, o presente assusta e a esperança por dias melhores reduzida. Caos nas finanças, que se reflete quando o assunto é campo, o que motivou que o Clube chegasse em seu aniversário em 11º na Série B. Quem imaginaria um cenário desse? Talvez alguns.

Por fim, o que resta é desejar tudo de melhor para essa instituição maravilhosa e que tanto contribuiu para a sociedade tanto dentro de campo quanto fora dele. O Vasco é um colosso em sono profundo, que não dá indícios que vai acordar. Por fim, vale o questionamento: dias melhores virão? É necessário. O vascaíno está cansado.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
4 comentários
  • Responder

    Eurico e seu projeto olímpico trouxeram infindáveis dividas ao Vasco. Dinamite com seu amadorismo fez o Vasco retroceder. O clube dos bravos ano após ano definha sem perspectiva de modernização, ainda atrelado à um passado de panelinhas e disputas internas pequenas. Apesar desse cenário, tenho esperança no Salgado pra mudar essa realidade.

  • Responder

    Fora está diretoria. De falsos e incompetentes vascaínos nos autênticos nao precisamos. Tomem vergonha e saíam.

  • Responder

    Continuar a ser Vasco a pesar dos pesares ? Com certeza sim, pois já não sou criança e consigo segurar minha onda. Agora, como vou convencer meu filho a seguir o mesmo caminho do pai e avô? Será que vale a pena insistir nessa ideia ? Será que será saudável para o meu filho torna-se um vascaino? Porque a única coisa que vejo se ele se tornar um vascaino é virar chacota dos amigos na escola ou fugir do tema futebol que é o que eu venho fazendo na roda de amigos.

  • Responder

    CALMA TORCEDORES DIAS MELHORES VIRÃO, COM MUITAS MARQUISES CHEIAS DE LIXO E GOTEIRAS.

Comente

Veja também
Puma Rodríguez em campo contra o Fluminense
Criciúma estaria interessado em Puma

Lateral uruguaio do Vasco da Gama, Puma Rodriguez entrou no radar do Criciúma, que disputa a Série A do Brasileiro nesta temporada.

Eduardo Vargas defende o Atlético-MG desde 2020
Vasco faz última investida por Vargas antes do fechamento da janela

Vasco da Gama ainda não teria desistido da contratação do atacante chileno Eduardo Vargas, no Atlético-MG.

João Victor em ação pelo Vasco contra o Fluminense
João Victor será avaliado e pode desfalcar o Vasco contra o Fluminense

Zagueiro do Vasco da Gama, João Victor sofreu uma pancada no joelho contra o Bragantino no meio de semana.

De Lucca em campo na vitória sobre o Boavista
De Lucca pode deixar o Vasco

Sem receber muitas oportunidades, o volante De Lucca não deve permanecer no Vasco da Gama nesta temporada.

Vegetti comemorando gol contra a Portuguesa-RJ
Vegetti se torna o 9º estrangeiro com mais gols pelo Vasco

O atacante do Vasco da Gama, Pablo Vegetti, chegou ao 17º gol na derrota por 2×1 para o Bragantino, e superou o compatriota Andrés Ríos.