Gilmar Ferreira destaca história emocionante de Rayan com o Vasco
Encontro emocionante de gerações de atacantes do Vasco da Gama aconteceu quando Rayan tinha apenas 11 anos de idade.

Nascido e criado no Vasco da Gama, Rayan é o principal destaque da equipe Cruzmaltina na atual edição do Campeonato Brasileiro. O sucesso do jogador fez os torcedores resgatarem um vídeo em que joia, aos 11 anos de idade, se encontra com Roberto Dinamite, maior ídolo da história do Clube, falecido em 2023.
O registro logo viralizou nas redes sociais, ao ser compartilhado pelo jornalista Emerson Rocha. No vídeo, Dinamite incentiva o menino Rayan, o aconselhando a ter pés no chão e o alertando sobre o longo caminho que ele terá pela frente no futebol.
Posteriormente, o também jornalista Gilmar Ferreira também compartilhou a publicação lembrando das raízes vascaínas de Rayana. Vale lembrar que o craque é filho do ex-zagueiro do Vasco, Valkmar, e de Vanessa, ex-funcionária do Gigante da Colina.
Veja
Rayan nasceu em São Januário, foi criado em São Januário e cresceu em São Januário, sempre jogando numa categoria acima. E só está lá ainda por dois traços marcantes: por ser fruto do amor que uniu o ex-zagueiro Valkmar a Vanesa, ex-funcionária do clube; e pelo o DNA da benemerência sempre presente à história do Vasco. Não foram poucas as ofertas tentadoras para que os pais tirassem o menino do clube. E quando os atrasos na ajuda de custo beiravam à miopia dos dirigentes, foram os mais abastados que depositaram na conta dos pais o dinheiro devido pela instituição – coisa comum nas divisões de base dos grandes clubes. Roberto, portanto, sabia muito bem o que estava dizendo ao garoto. O futebol de base do Vasco, nem sempre entregue a profissionais de competência e idoneidade duvidosas, teve sorte de não ter perdido esse jogador. Porque além do talento, o vascainismo dele vem de berço. História linda de ser contada…
Em 2025, Rayan soma 14 gols e uma assistência, sendo o vice-artilheiro do Vasco e também o segundo com mais participações em gols. O atacante, de 19 anos, marcou metade dos seus gols no Brasileirão, onde é o vice-artilheiro do time, atrás de Vegetti, com 12. Nos últimos quatro jogos, o jovem marcou quatro vezes.