Vascaínos falam sobre derrotas em São Januário

Necessidade de partir para cima deixa o time do Vasco vulnerável jogando em São Januário.

Para a maioria dos leitores que participaram da enquete no site do GLOBO, “em São Januário a necessidade de partir para cima deixa o time do Vasco vulnerável”, e é por isso que a equipe comandada pelo técnico Ricardo Gomes costuma se apresentar melhor dora de casa. A opinião é de 42% dos consultados. Apesar de ter aproveitamento idêntico como mandante e como visitante (61% em ambos os casos), o Vasco venceu mais vezes fora do que dentro de seus domínios (4 a 3). Atuando em seu estádio, no Brasileirão, perdeu de 3 a 0 para o Cruzeiro e tropeçou diante do Figueirense e do Bahia (dois empates em 1 a 1).

Para 29% dos internautas, o motivo das atuações mais fracas em São Januário é outro: “a pressão da torcida deixa o time nervoso”. Outros 16% acreditam que “fora de casa o time joga fechado, e por isso explora melhor a velocidade de Éder Luís no contra-ataque”. Segundo os demais 8%, nos jogos longe de São Januário “a defesa, que é o melhor setor do time, sobressai “, e essa é a razão de resultados melhores. Apenas 5% consideram que o Vasco jogue melhor quando tem o mando dos jogos do que quando visita os adversários.

O estigma de time que joga melhor fora de casa já incomoda os jogadores.

– Temos que pedir paciência ao torcedor. Agora é o Santos e não vai ser a qualquer hora que vamos ganhar deles – disse o atacante Éder Luís, autor do primeiro gol na vitória por 2 a 0 sobre o São Paulo, no Morumbi, no domingo passado.

Em relação à partida de quarta-feira, 21h50m, contra o Santos de Neymar, o que Ricardo Gomes tem em mente para conter a velocidade do adversário será exposto somente nesta terça, no CFZ, na Barra da Tijuca. São Januário receberá apenas os sócios para a votação para presidente do clube no triênio 2011/2012/2013. O técnico também decidirá a formação do time. Márcio Careca cumprirá o segundo jogo de suspensão por ter recebido o terceiro cartão amarelo e um vermelho contra o Bahia. O lateral já havia cumprido um contra o São Paulo. Julinho também não joga por causa do terceiro amarelo. Jumar deve ser a opção da lateral esquerda. No meio, Juninho ou Felipe deve dar lugar a Eduardo Costa.

Certo somente que Neymar e cia não tiram o sono dos jogadores. Merecem, contudo, respeito do Vasco, que não se engana com o mau momento da equipe de Muricy Ramalho.

– É um time que joga, que sempre está no ataque, quando o adversário contra-ataca às vezes a recuperação deles é lenta. O jogo duro vai ser duro, vamos ter que estar concentrados 100% da partida. A gente era favorito contra o Bahia e olha o sufoco que foi. Lógico que estamos num bom momento e o Santos não. Mas para mim o Santos é uma seleção, por isso é 50% de favoritismo para cada – alerta Éder Luís.

Neymar descarta sair já do Santos

Antes mesmo da conversa com Ricardo Gomes, Anderson Martins antecipou-se ao treinador. Parar Neymar só estando perto dele o tempo todo.

– Ele cai mais pelo lado do Dedé, mas joga por todos os lados. Temos visto o Neymar jogar em todo momento, vários lances têm passado nos ultimos dias, mas é um jogador que tem o improviso. Melhor maneira é marcar forte e sempre de perto para tentar neutralizar essas jogadas – ensinou Anderson Martins, que já enfrentou o atacante nas finais da Copa do Brasil do ano passado.

E o desafio de enfrentar Neymar deve continuar preocupando times brasileiros pelo menos até o fim do ano. O craque santista já assegurou que não pretende sair em litígio com seu clube. O Real Madrid tem prioridade na sua contratação e pretendia contratá-lo já, mas o Santos não aceita vendê-lo, mesmo que pelo valor integral da multa ( 45 milhões), antes do Mundial de Clubes de dezembro. Neymar, portanto, ficará no Santos ao menos por mais seis meses.

Globo Online

Comente

Veja também
Veja quais são os jogadores que podem ganhar espaço no Vasco com Diniz

Fernando Diniz estreia no comando do Vasco da Gama em confronto diante do Lanús; confira quem pode ganhar outra chance.

Veja cenários para classificação do Vasco na Sul-Americana

A vitória contra o Lanús é o único caminho para o Vasco da Gama seguir vivo na luta pelo topo do grupo na Sul-Americana.

Vasco terá sequência de jogos e treinos escassos até a parada do Mundial de Clubes

Fernando Diniz terá pouco tempo de treinamento neste início de trabalho no Vasco, que precisa urgentemente de evolução.

Nova camisa do Manchester City é comparada com a do Vasco; veja foto

A nova camisa lançada pelo Manchester City foi comparada com o modelo da Vasco da Gama da temporada de 2018/19.

Vasco luta contra o tempo para renovar com Léo Jardim

O Vasco busca chegar a um entendimento com o goleiro Léo Jardim e seu estafe para garantir a renovação antecipada.

Piton vive jejum de gols após ser o 3º maior artilheiro do Vasco em 2024

O lateral-esquerdo Lucas Piton vive até o momento uma seca d gols, após marcar seis vezes na temporada passada.

Diniz reencontra o Lanús em reestreia pelo Vasco e terá grande missão

O técnico Fernando Diniz eliminou o Lanús em 2024 em La Fortaleza e espera mesma sorte sob o comando do Vasco.

Veja 2 fatores que motivam o Vasco para o jogo contra o Lanús

O Vasco da Gama reencontra o Lanús nesta terça-feira precisa ganhar para espantar má fase de oito jogos sem vitória.

Diniz é aposta de Pedrinho para virada de chave do Vasco

O presidente Pedrinho é fã de Fernando Diniz e espera o técnico possa mudar o desempenho equipe na temporada.

Vasco perde jogo 2 para o Minas e se complica nas quartas de final do NBB

O Vasco da Gama precisa vencer o 3º jogo contra o Minas pelas quartas de final do NBB para forçar a partida 4.