Vascaíno é condenado a 10 anos de prisão por briga em Joinville

O Vascaíno Leone Mendes da Silva foi condenado a 10 anos de prisão por envolvimento em briga na Arena Joinville em 2013.

O torcedor Leone Mendes da Silva foi condenado nesta quinta-feira pelo Tribunal do Júri a 10 anos de prisão em regime fechado por tentativa de homicídio e incitação à violência em eventos esportivos. Ele se envolveu numa briga generalizada na Arena Joinville, no Norte de Santa Catarina, há cinco anos, durante a partida entre Atlético-PR e Vasco. O réu não foi preso depois do julgamento e poderá recorrer em liberdade.

Leone foi absolvido do crime de dano qualificado contra patrimônio público. O advogado do torcedor, Pedro Wellington da Silva, disse que vai recorrer da decisão para pedir a anulação do júri porque, segundo ele, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) apresentou provas que não eram de conhecimento da defesa.

O acusado foi julgado no fórum da comarca de Joinville. O julgamento tinha sido marcado para 1º de novembro, mas foi adiado, pois o acusado não havia sido localizado a tempo de ser intimado. O júri, então, foi remarcado para a tarde desta quinta.

O réu, torcedor do Vasco da Gama, foi julgado por ter agredido um torcedor do Atlético-PR, em jogo realizado em dezembro de 2013. Leone Mendes da Silva foi sentenciado pelo juiz Gustavo Aracheski a oito anos de prisão por tentativa de homicídio e outros dois por incitação à violência.

Segundo o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), o representante do Ministério Público dispensou as 10 testemunhas previstas durante o julgamento.

Três torcedores do Vasco foram inicialmente denunciados, mas o processo foi dividido porque o MPSC apontou envolvimentos diferentes para cada acusado. O segundo réu recorreu ao TJSC e o terceiro terá audiência de instrução no dia 12 de dezembro.

A briga

Atlético-PR e Vasco jogaram na Arena Joinville porque o estádio do clube paranaense estava em obras para a Copa do Mundo de 2014. No dia da confusão, três torcedores do Vasco, inclusive Leone, foram presos em flagrante por tentativa de homicídio. As prisões foram convertidas em preventivas no dia seguinte.

Em março de 2014, Leone e outro torcedor foram soltos por decisão judicial.

As cenas foram fortes no estádio catarinense, com torcedores levando pisões na cabeça, já caídos e desacordados nos degraus das arquibancadas. Muitos vascaínos, acuados, pularam no campo para escapar. Um helicóptero pousou no gramado para resgatar os feridos. Durante a briga, jogadores dos dois times se encaminharam para perto da arquibancada e pediram que a confusão terminasse.

Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Álvaro Pacheco é apresentado pelo Vasco
Álvaro Pacheco pode alcançar feito importante contra o Flamengo em estreia pelo Vasco

O treinador Álvaro Pacheco fará sua estreia pelo Vasco da Gama no clássico deste domingo, diante do Flamengo.

Pedrinho visita o CT Moacyr Barbosa
Clássico entre Vasco e Flamengo terá gosto especial para Pedrinho

Clássico entre Vasco da Gama e Flamengo marcará a estreia do presidente Pedrinho no comando da SAF do Clube.

Arrascaeta é um dos principais jogadores do Flamengo
Olho no rival! Escalação do Flamengo contra o Vasco

Confira escalação que o Flamengo usará no clássico deste domingo contra o Vasco da Gama, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro.

Álvaro Pacheco comanda 1º treino no Vasco
Escalação do Vasco contra o Flamengo

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo deste domingo contra o Flamengo, no Maracanã, pela 7ª rodada do Brasileiro.

Lucas Piton em clássico contra o Flamengo
Dia de Vasco! Gigante enfrenta o Flamengo ás 16h no Maracanã

O clássico entre Vasco da Gama e Flamengo acontece neste domingo, às 16h, no Maracanã, pela 7ª rodada do Brasileiro.