Vantagem de 9 pontos do Vasco no G4 é pulverizada com 7 derrotas em 12 jogos

Sequencia de resultados negativos faz com que o Vasco da Gama nunca estivesse tão ameaçado no G4 da Série B.

Alex Teixeira durante o jogo contra o Grêmio
Alex Teixeira durante o jogo contra o Grêmio (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

Depois da derrota por 2 a 1 para o Grêmio no domingo, em Porto Alegre, o Vasco nunca esteve tão perto de sair da zona de classificação da Série B. A equipe, que está em quarto lugar, agora tem apenas um ponto de distância para o Londrina, o quinto.

O Vasco chegou a ter nove pontos de vantagem. A última vez foi ao fim da 17ª rodada, em julho, quando a equipe venceu o Criciúma fora de casa e assumiu a vice-liderança da competição – na ocasião o quinto colocado era o Sport. De lá para cá, essa gordura foi desaparecendo aos poucos.

O Vasco no momento tem 45 pontos contra 44 do Londrina. Ambos têm o mesmo número de vitórias (12), mas o time comandado por Jorginho leva vantagem no critério de desempate seguinte, que é o saldo de gols: 7 contra 3.

– Estamos no G-4 e temos o fator casa, mas precisamos melhorar fora. Tomamos dois gols em falhas nossas. A partir de hoje a responsabilidade é minha – garantiu o treinador vascaíno depois da derrota em Porto Alegre.

Da vitória sobre o Criciúma em diante, o Vasco foi a campo 12 vezes e sofreu sete derrotas, todas elas fora de casa. Os únicos triunfos foram contra CRB, Tombense e Guarani, as três em São Januário. Também houve dois empates como mandante (contra Chape e Ituano) nessa sequência.

A gordura do Vasco se perdeu da seguinte forma:

  • 18ª rodada – Time perdeu para o Sampaio Corrêa em São Luís. Distância para o quinto colocado, o Sport, caiu para oito pontos.
  • 19ª rodada – Vasco empatou com o Ituano em 1 a 1 em São Januário. O Tombense venceu o Criciúma, pulou para quinto e encurtou a distância para sete pontos.
  • 20ª rodada – Time perdeu para o Vila Nova em Goiânia. O Londrina venceu o Náutico, contou com tropeços dos adversários e assumiu a quinta posição, a seis pontos do Vasco.
  • 26ª rodada – Distância caiu para quatro pontos porque o time perdeu para o Bahia em Salvador. O Londrina venceu o Brusque fora de casa e entrou de vez na briga pelo acesso.
  • 29ª rodada – A derrota do Vasco para o Grêmio e a vitória do Londrina sobre a Chapecoense diminuíram a distância para apenas um ponto.

Vasco despenca no returno

O Vasco, que chegou a ostentar 14 rodadas de invencibilidade, viu seu rendimento cair já no fim do primeiro turno, mas o aproveitamento do returno é que vem complicando o time na competição. Com seis derrotas e três vitórias, o clube conquistou apenas 10 de 30 pontos disputados.

Na classificação do returno, o Vasco é o 15º colocado. Está na frente apenas de Novorizontino, Brusque, Náutico, Operário e Chape.

Entre os três melhores aproveitamentos do segundo turno, estão Ituano (66,6%) e Londrina (60%), justamente os dois clubes que brigam com o time de Jorginho por uma vaga no G-4. O Ituano está em sexto lugar, com 40 pontos – quatro atrás do Londrina e cinco do Vasco.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:G4
1 comentário
  • Responder

    Algo de muito errado acontece no Vasco, com treinador e jogadores pois não sabem jogar fora de casa sem sofrer gols. Sair na frente de um Gremio na casa deles e logo sofrer o empate e a virada isso é coisa de desatenção dos jogadores, falta melhorar psicológico pra saber jogar fora de casa e vencer fora de casa, pensar em subir de acesso só jogando em casa isso coisa de time pequeno e Vasco é um Gigante, tem que ir la fora e botar respeito, jogar pra cima, marcando pressão, saindo rápido na transição defesa, meio e ataque, tem que voltar com Pec, Eguinaldo e Marlon Gomes, pois tem velocidade e podem ajudar a recompor a parte defensiva com mais rapidez quando não se tem a bola. Técnico tem ser ousado, fazer o adversário sentir medo, acuado e forçar sempre o erro e pra isso tem que marcar pressão na saidas de bola e pra marcar pressão nas saidas de bola precisa da meninada. Ou melhora ou não sobe; Essa é a verdade!!

Comente

Veja também
Treinador Renato Gaúcho
Renato Gaúcho impõe condições para acertar com o Vasco

Renato Gaúcho não abre mão de levar sua comissão técnica para o Vasco da Gama, especialmente dois auxiliares.

Vegetti perde pênalti contra o Atlético-GO
Jornalista revela insatisfação de Vegetti sobre tratativas por reajuste salarial no Vasco

O atacante Vegetti recebe R$ 578 mil mensais e tem sondagens para ganhar mais do que o dobro no Vasco da Gama.

Treinador Renato Gaúcho
Renato Gaúcho pode reencontrar velhos conhecidos no Vasco

Renato Gaúcho se reunirá com o Vasco da Gama na segunda-feira e pode concretizar seu retorno ao comando do Clube.

Tomás Cuello, atacante do Athletico-PR
Cuello se torna prioridade do Vasco para 2025

Cuello terminou a temporada valorizado no Athletico-PR e preenche os requisitos do Vasco da Gama para a posição.

Vegetti em Vasco x Internacional
Vegetti se manifesta após especulações sobre saída do Vasco

Atacante do Vasco da Gama, Vegetti se manifestou em rede social após ter o nome cogitado em vários clubes brasileiros.