Valdiram vive recomeço em clínica de reabilitação

Há 23 dias internado, o ex-jogador Valdiram vive na luta contra a dependência química na clínica Jorge Jaber.

Quem compara o Valdiram de hoje com o que, há 23 dias, deu entrada numa clínica de reabilitação tem certeza de que sua história caminha para o final feliz. Sua rotina não lembra a de quem morou nas ruas até o mês passado. Com acompanhamento médico, alimentação regrada e acesso a academia, piscina e campo de futebol, o ex-atacante do Vasco se mantém firme na luta contra a dependência química. Mas os profissionais que o acompanham alertam para um passo que precisa ser dado.

— Não tivemos ainda a oportunidade de ter uma pessoa da família que viesse dar apoio e mostrar que, quando ele sair, não vai voltar para a rua. É preciso dar uma perspectiva a ele — conta o médico José Veríssimo, da clínica Jorge Jaber, em Vargem Pequena.

Valdiram não tem parentes no Rio. A irmã Rafaela, com quem tem relação fria, vive em São Paulo. O pai Antônio recupera-se de um derrame em Canhotinho-PE. Os filhos Letícia e Valdiram Júnior vivem com a mãe, também no interior pernambucano, e são sua fonte de saudade.

— Agradeço a Deus por estar aqui e por meus filhos saberem que o pai está vivo — diz Valdiram, que na última sexta teve a oportunidade de falar com Letícia e Antônio por telefone.

Seu caso é acompanhado pelo Vasco e pelo Pelada Rubro-negra (sócios do Flamengo engajados na luta contra a dependência quimica). Júnior Tomé, do grupo de flamenguistas, e Iara Costa, assistente social cruz-maltina, buscam um caminho para ele seguir quando deixar a clínica. O tratamento, com previsão de duração entre três e quatro meses, ainda está no começo. Mas já é preciso correr.

— Família é tudo. É o pilar — opina Iara.

O Vasco, por sinal, se movimenta para fazer do caso Valdiram o pontapé inicial de uma campanha por prevenção. Em parceria com Jorge Jaber, dono da clínica, o clube quer levar palestras para atletas da base, funcionários e as comunidades localizadas no entorno de São Januário.

— Vamos organizar como serão estas palestras. Neste sábado, faremos a primeira reunião — explicou Alexandre Milagres, diretor de saúde preventiva do clube.

Enquanto isso, Valdiram segue sua batalha. Sem familiares por perto, mas com um amigo. Sábado, dia em que a clínica abre para visitas, é quando Leonardo Monteiro, seu companheiro no CRB-AL, em 2001, entra com uma sacola de roupas para que o ex-vascaíno tenha o que vestir. Sensibilizado com o drama, ele tem sido sua única visita.

— A gente tem que lutar pelo ser humano. Esta é uma grande chance que ele ganhou — comenta o ex-zagueiro e hoje funcionário público. — Ele tem que sair daqui para uma vida nova. Independentemente de voltar a jogar, que tenha um caminho digno.

No que depender de Valdiram, o caminho já está escolhido. Aos 35, não esconde que ainda sonha em marcar seus últimos gols antes de se considerar aposentado.

— Se algum clube abrir as portas, vou com certeza. Minha vida foi toda dentro do futebol. São 18 anos nos gramados — afirma, sem esconder ser o Vasco o destino de seus sonhos.

O artilheiro da Copa do Brasil de 2006 já caiu nas graças dos demais pacientes. Enquanto atendia à reportagem, um grupo cantou sua música dos tempos de São Januário.

— Ele já começa a ter o objetivo de voltar a jogar. Isso é bom, porque antigamente o objetivo era arrumar a próxima pedra de crack — diz o terapeuta-chefe da clínica, Antônio Tomé.

Extra Online

Comente

Veja também
Pedrinho, presidente do Vasco
Pedrinho fala sobre busca por novo técnico e revela futuro de Payet e Coutinho

Pedrinho afirmou que não tem nada definido sobre a venda da SAF e garantiu o Vasco autossustentável até março de 2025.

Thiago Carpini, técnico do Vitória
Vasco faz sondagem por Thiago Carpini, técnico do Vitória

O presidente do Vitória, Fábio Mota, revelou que o Vasco da Gama fez sondagem para saber situação do técnico Thiago Carpini.

Estádio de São Januário
Cláudio Castro declara São Januário patrimônio histórico do Rio e comemora

O governador Cláudio Castro declarou São Januário, estádio do Vasco, patrimônio histórico, cultural e turístico do Rio.

Pedrinho em entrevista coletiva
Pedrinho afirma que tem interesse na venda da SAF do Vasco e revela 5 interessados

O presidente Pedrinho não deu muito detalhes de quem são os interessados na compra da SAF do Vasco, mas diz que são cinco.

Projeto da reforma do Estádio de São Januário
Secretário de Esportes do Rio detalha próximos passos para reforma de São Januário

O Vasco da Gama já pode concretizar a venda do potencial construtivo para viabilizar a reforma de São Januário.