Vai um meia aí? Números mostram ineficiência dos jogadores de criação do Vasco

O Vasco da Gama precisa superar ineficiência no meio de campo para tentar embalar na Série B, mas as opções não ajudam.

Marquinhos Gabriel em jogo contra o Cruzeiro
Marquinhos Gabriel em jogo contra o Cruzeiro (Foto: Alessandra Torres/AGIF)

Não é novidade que o setor de criação de jogadas do Vasco da Gama tem sérios problemas. Muitas vezes, Germán Cano acaba ficando isolado no ataque dentro dos jogos, sendo pouco acionado. Mesmo assim, o atacante já balançou as redes 10 vezes na temporada, entretanto, apenas duas pela Série B.

Marcelo Cabo adotava, até pouco tempo, um 4-3-3 com um meia centralizado e outros dois atacantes abertos, posições normalmente ocupadas por Marquinhos Gabriel, Gabriel Pec e Morato. Posteriormente, o comandante passou a utilizar também Martín Sarrafiore e Léo Jabá, mas o esquema não vinha dando resultado.

Nas últimas partidas, o técnico passou a usar um 4-4-2, com Marquinhos Gabriel e MT no meio, com Morato (ou Léo Jabá) e Germán Cano no ataque. Gabriel Pec foi sacado, passando a ser opção de segundo tempo, enquanto Martín Sarrafiore não foi mais utilizado, mesmo estando na lista de relacionados em todos os jogos.

A mudança no esquema tático, entretanto, mesmo ainda recente, parecer não ter surtido muito efeito. Germán Cano segue isolado, à espera de uma ‘bola bandida’, precisando voltar para buscar jogo. O que mostra esse ineficiência são números, que foram levantados pelo Espião Estatístico, no site Globo Esporte.

Números dos articuladores do Vasco na temporada
Números dos articuladores do Vasco na temporada

Mais detalhes

Uma pequena observação sobre Morato, na verdade ele balançou as redes três vezes, duas pela Série B. Antes, o atacante havia marcado na vitória por 3×1 sobre o Flamengo. A quantia de gols do Camisa 10 na segunda divisão é a mesma que Germán Cano, só que o argentino é quem mais finaliza: 16 ao todo.

Contando com os números do Camisa 14, o Vasco finalizou 75 vezes nesse início de Série B, com seis rodadas. É uma média de 12,5 por partida, só que quando o assunto é acerto em gol, foram apenas 28, cerca de 4,67 por partida. É apenas o nono no quesito entre os 20 clubes que participam da competição.

Vence ou vencer

Com o baixo poder ofensivo e precisando vencer para não se distanciar mais do G4, o Vasco entra em campo o Brusque na noite deste domingo (27), às 21h, em São Januário. O jogo será válido pela sétima rodada da Série B e, caso não vença, Marcelo Cabo corre o sério risco de ser demitido. Atualmente, o Gigante ocupa a 11ª posição, com sete pontos.

5 comentários
  • Responder

    De fato o elenco é fraco, porém o treinador é pior, de fato parecem um bando de desesperados.

  • Responder

    Honestamente, esse meio campo do Vasco é muito fraco. Agora, o pior é que o treinador, sua excelência Cabo, todo jogo muda o meio campo. Ô seu Cabo, escolha os melhores e forme um meio campo e deixe o pessoal jogar, se tiverem um rendimento abaixo do esperado, aí tudo bem, muda os caras.Qualquer iniciante de treinador sabe disso, manter um time e deixar os caras jogar algumas partidas para saber de fato eles dão ou não conta do recado. Aí sim, tem que fazer mudanças, mas jamais mudar só o meio campo. VAMOS ESCALAR UM TIME E MANTER, TROCAR APENAS POUCAS PEÇAS, CASO CONTRÁRIO O TIME VAI CONTINUAR ESSA LASTIMA, GANHA UM JOGO E PERDE TRÊS SEGUIDOS. E COM ESSES JOGADORES DE MEIO CAMPO EU TENHO PENA É DE CANO, QUE FICA ISOLADO SOZINHO E DEUS LÁ NA FRENTE E NÃO RECEBE UM BOLA. SABER MUDAR TAMBÉM É MUITO IMPORTANTE SEU CABO, O SENHOR MUDA TARDE E MUITO ERRADO. É isso aí, Marden Góes, sempre Vasco e para sempre Vasco.

  • Responder

    Diretoria incompetente não conseguiu segurar o Benitez.

  • Responder

    Caro que o time não tem um meio de criação agora tomar esses gol de bola cruzada que sempre o time toma e também a falta de bola chegar ao atacante e por mal treinamento o time parece um bando de desesperados em campo

  • Responder

    Diretoria incompetente abriu mão do Benitez.

Comente

Veja também
Escalação do Vasco contra o Lanús

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo contra o Lanús, nesta terça-feira, e São Januário, pela Sul-Americana.

Dupla João Victor e Lucas Freitas se consolida na zaga do Vasco; veja números

Sem Maurício Lemos, João Victor e Lucas Freitas devem iniciar como titulares pela 11ª vez na zaga do Vasco da Gama em 2025.

Vasco vence o Flamengo por 4 x 2 no 1º jogo da seminal Copa do Brasil Sub-17

O Vasco da Gama venceu o Flamengo nesta terça-feira e abriu vantagem para o jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil Sub-17.

Loide está fora do jogo contra o Lanús; Vasco atualiza sobre lesionados

Loide sentiu dores musculares na coxa esquerda e ficou fora da lista de relacionados, mas Adson e Lucas Oliveira estão de volta.

Relacionados do Vasco contra o Lanús pela Sul-Americana 2025

Confira a lista dos jogadores relacionados pelo Vasco da Gama para o jogo contra o Lanús, pela Sul-Americana.

Nome de Carille ganha força e Corinthians pode fazer proposta ao técnico

Após recusa de Tite, nome de Fábio Carille, técnico do Vasco, voltou a ganhar peso nos bastidores do Corinthians.

Vasco teve uma derrota nos últimos 26 jogos em São Januário; veja números

Com bom retrospecto atuando em São Januário, o Vasco da Gama contabiliza apenas uma derrota nas últimas 26 partidas; veja números.

Rayan projeta jogo contra o Lanús e pede apoio da torcida do Vasco

Em entrevista à Vasco TV, Rayan fala sobre expectativa para o jogo contra o Lanús e solicita apoio da torcida vascaína em São Januário.

Vasco pode contratar até 5 reforços em janela do meio do ano; veja posições

O Vasco da Gama já planeja a próxima janela de transferências, com possíveis contratações e saídas de jogadores.

Adversário do Vasco, Lanús não perde há 10 jogos

Apesar de ter oito empates no período, o adversário do Vasco da Gama, Lanús, está invicto há dez partidas na temporada.