Última edição de Brasileiro que virou o ano teve o Vasco como campeão
A Copa João Havelange de 2000 teve que se encerrada apenas em 2001, algo semelhante ao que acorrerá agora 20 anos depois.
Nesta quinta-feira (09) a CBF publicou o novo calendário do futebol brasileiro em 2020, que precisou de mudanças devido à pandemia de Coronavírus, que casou a paralisação das competições.
O que chamou a atenção na mudança foi o fato de que o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil serão finalizados em fevereiro de 2021. Com isso, acontecerá um ‘Boxing Day’, que é muito conhecido no futebol inglês, quando as partidas acontecem após o Natal.
Haverão rodadas nos dias 27 de dezembro de 3 de janeiro, depois do Natal e ano novo. Uma curiosidade sobre essa mudança forçada onde o Campeonato Brasileiro começará num ano e terminará em outro é que na última vez que isso aconteceu o Vasco da Gama se sagrou campeão.
Foi na edição de 2000, que recebeu o nome de Copa João Havelange. Por causa de uma queda de alambrado em São Januário na decisão entre Vasco e São Caetano, no dia 30 de dezembro, a partida teve que se remarcada para 18 de janeiro de 2001, no Maracanã, onde o Gigante venceu o Azulão por 3×1.
Quem lembrou da curiosidade inicialmente foi o Twitter Somos Vasco da Gama.
O último Brasileiro iniciado em um ano e terminado em outro foi conquistado pelo Vasco. Em 2000, um incidente em São Januário no dia da final fez com que a partida decisiva contra o São Caetano fosse disputada em 18 de janeiro de 2001, no Maracanã.
: Divulgação / Internet pic.twitter.com/8PA7DhfNkH
— Somos Vasco da Gama (@somoscrvasco) July 9, 2020
A realidade, no entanto, não permite ao Vasco sonhar alto no Campeonato Brasileiro, mesmo com a feliz coincidência. Com uma equipe em construção, o Gigante terá como principal objetivo fazer uma campanha sem preocupações em relação à permanência na Série A, e quem sabe beliscar algo a mais como uma vaga na Libertadores.
Site Vasco Notícias