Ufa! Vasco leva sufoco, mas vence o Brusque na luta para voltar à Série A do Brasileiro

O Vasco da Gama venceu o Brusque por 1x0 e somou três suados pontos na luta pela volta à Série A do Campeonato Brasileiro.

Nenê fez o gol da vitória do Vasco contra o Brusque
Nenê fez o gol da vitória do Vasco contra o Brusque (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

O Vasco da Gama venceu o Brusque por 1×0 e somou três suados pontos na luta pela volta à Série A do Campeonato Brasileiro. A partida, válida pela 26ª rodada da Série B, teve início às 21h30min, no estádio Augusto Bauer, e foi marcada por mais uma atuação ruim do Cruzmaltino na temporada.

Com o resultado O Gigante da Colina subiu três colocações na tabela e ocupa momentaneamente a sétima posição, mas pode ser ultrapassado no decorrer da rodada. A distância para o G4 passa a ser de sete pontos, grupo ocupado atualmente por Coritiba, Goiás Botafogo e CRB.

Para o confronto de hoje Fernando Diniz mandou a campo a seguinte equipe: Vanderlei, Léo Matos, Ricardo Graça, Leandro Castan e Zeca; Bruno Gomes, Marquinhos Gabriel e Nenê (Figueiredo); Morato (Walber), Gabriel Pec (Romulo) e Germán Cano (Daniel Amorim).

O Brusque, de Waguinho Dias, jogou com: Ruan Carneiro, Toty (Toni), Claudinho (Ianson), Éverton Alemão e Airton; Rodolfo, Nonato (Edilson), Zé Mateus e Jhon Cley (Diego Mathías); Garcez e Edu.

Primeiro tempo

O Vasco da Gama iniciou o primeiro tempo impondo o ritmo. No minuto inicial, escanteio que Nenê cobrou e a defesa afastou. Aos quatro minutos, chegada do Brusque, Nonato chutou de fora da área e a bola saiu. Aos cinco, em cobrança de escanteio, a defesa não afastou, Nonato marcou, mas o VAR anulou o gol.

Aos 12 minutos, Nenê cobrou falta na área, a defesa afastou. Aos 15 minutos, jogada bem trabalhada, a defesa afastou e Léo Matos chutou sem direção, numa das poucas finalização do time no jogo. Aos 19 minutos Gabriel Pec cruzou para Morato, mas o atacante não conseguiu o domínio.

Aos 22 minutos, Jhon Cley chutou, Vanderlei não saiu do gol e Ricardo Graça afastou para a lateral. Aos 28 minutos, cobrança de falta para a área, mas a defesa afastou. Aos 38 minutos, Nenê cobrou falta, Ricardo Graça não conseguiu cabecear na direção do gol.

Aos 43 minutos, lance na área, Léo Matos subiu para cabecear a bola e acertou o adversário com o cotovelo, o juiz foi chamado ao VAR para conferência e expulsou o lateral do Vasco. No minuto seguinte, contra-ataque do Brusque, Edu marcou, mas o VAR anulou. Aos 51 minutos, bola cruzada na área, Jhon Cley não alcançou.

Segundo tempo

O Brusque chegou ao ataque nos segundos iniciais da segunda etapa, mas o cruzamento saiu para fora. Aos dois minutos, Edu subiu livre de marcação, obrigando o Vanderlei a fazer uma boa defesa. Aos oito minutos, Fernando Diniz tirou Morato para a entrada de Walber, deslocando Ricardo Graça para a lateral-esquerda.

Aos 11 minutos, Zeca cruzou e encontrou Nenê, o meia bateu de primeira e marcou, Brusque 0x1 Vasco. Aos 16 minutos, em cobrança de falta, Rodolfo mandou a bola longe. Aos 23 minutos, Toty subiu mais que a defesa e cabeceou no cantinho, Vanderlei espalmou para escanteio.

Aos 26 minutos, Toty finalizou e a bola bateu em Ricardo Graça e foi para escanteio. Aos 28 minutos, Diniz fez duas alterações: saíram Gabriel Pec e Germán Cano e entraram Rômulo e Daniel Amorim. Aos 32 minutos, em cobrança de falta, Edu tentou de voleio e a bola saiu.

Aos 35 minutos, após reclamações intensas, Fernando Diniz levou cartão amarelo. Aos 38 minutos, Marquinhos Gabriel finalizou bem e o goleiro mandou para escanteio. Aos 40 minutos, por fazer cera, o goleiro Vanderlei levou cartão amarelo.

Aos 41 minutos, Edilson cruzou com perigo e Ricardo Graça afastou para escanteio. Aos 43 minutos, em cobrança de escanteio, Éverton Alemão cabeceou para fora. Aos 45 minutos, Toni recebeu bola e finalizou, a bola saiu rente à trave. Aos 47 minutos, boa finalização de Edu, Vanderlei foi no canto e defendeu.

Análise opinativa

O gol sofrido no início do jogo, mesmo anulado por impedimento, mostrou mais uma vez a grande deficiência do Vasco na temporada, que é a bola parada. O gramado ruim atrapalhou a forma de jogar do time do Diniz, que não conseguiu se adaptar.

Gabriel Pec e Morato não conseguiram apresentar um bom futebol, Nenê e Germán Cano fizeram uma primeira etapa abaixo do esperado. A expulsão, duvidosa abalou o Gigante, que não conseguiu impor seu ritmo como no início, sofrendo ataques em sequência do time da casa.

Após a expulsão, Fernando Diniz colocou Morato na lateral-direita, fazendo uma péssima escolha, pois o jogador mostrou nervosismo e não conseguiu ser efetivo. A entrada de Walber foi perfeita para consertar o problema da lateral e isso foi de suma importância para Nenê abrir o placar da vitória vascaína.

Depois do gol anotado, as alterações do Diniz foram exatamente para fechar o time e segurar o resultado, apostando em algum eventual contra-ataque. Num jogo conturbado, marcado por erros da arbitragem, o Gigante foi cirúrgico e conseguiu conquistar os três pontos, mas levou um sufoco danado.

Melhores momentos

Veja os melhores momentos no vídeo do GE.

Fotos

Próximo jogo

O Gigante volta a campo na próxima segunda (27), quando enfrentará o vice-líder Goiás em São Januário, às 20h. O adversário tem 45 pontos no campeonato e nesta rodada perdeu por 2×1 para o rival Vila Nova, no estádio da Serrinha.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
2 comentários
  • Responder

    É notório que o time do Vasco melhorou após a chegada do Fernando Diniz. Porém ele continuar tentando com Gabriel Pec aí é sacanagem. O moleque é fraco demais, cai toda hora, cansa rápido e ainda se acha.craque. Está na hora de testar o Jhon Sanches. Hoje o Vasco deveria ter colocado ele pra puxar contra ataque depois que fizemos o gol. Chega de Pec e Figueiredo!

  • Responder

    O melhor do jogo se chama Wanderley, pegou muito hoje.
    O Vasco precisa chuta bola no gol, em 95 minutos apenas três chutes.
    Nenê, Marquinhos Gabriel, morato, todos chutam bem mais acho que tem medo ou é repreendido por alguém.

Comente

Veja também
Pedrinho na coletiva dos 60 dias à frente do Vasco
Para evitar atraso, Vasco pede garantias à 777 sobre aporte de setembro

O Vasco da Gama quer se resguardar de que o aporte de R$ 270 milhões será pago, com os rumores de problemas financeiros da 777 Partners.

Mateus Carvalho e Piton comemorando gol pelo Vasco
Vasco leiloa camisas de titulares contra o Grêmio; dinheiro vai para a Barreira

O Vasco da Gama colocou para leilão as camisas dos 11 titulares contra o Grêmio, com a frase em homenagem a Roberto Dinamite.

Léo Jardim em treino da Seleção Brasileira
Léo Jardim elogia estrutura do Vasco e cita como ‘sensacional’ período na Seleção

Destaque do Vasco da Gama desde a temporada de 2023, Léo Jardim deu detalhes sobre a sua contratação e elogiou o Clube.

Verônica Coutinho com o time feminino do Vasco
Vasco estreia no Brasileiro Feminino nesta terça-feira, contra o Vila Nova

O Vasco da Gama enfrenta o Vila Nova-ES, às 20h, em duelo válido pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro Feminino A3.

Romário com uniforme do Vasco em homenagem aos Camisas Negras
Ídolo do Vasco, Romário é inscrito pelo América-RJ na 2ª divisão do Carioca

Romário decide retornar aos gramados para vestir a camisa do América e já está inscrito no Boletim Informativo de Registro de Atletas (Bira).