Tudo sobre o empate Vasco e Flamengo

Em um duelo emocionante, Vasco e Flamengo empataram em 1 a 1 no Engenhão, gols de Diego Souza e Renato.

Em um duelo emocionante, Vasco e Flamengo empataram em 1 a 1 no Engenhão, gols de Diego Souza e Renato. Os Cruz-maltinos acabaram ficando com o vice campeonato enquanto o Rubro-Negro carimbou a vaga para a primeira fase da Libertadores. 

O jogo

Em busca de mais um título brasileiro, o Vasco começou o jogo tomando a iniciativa. Logo aos cinco minutos, o maestro Felipe deu ótimo passe para Fagner, que pelo lado direito chegou batendo de trivela. A bola passou raspando a trave do goleiro Felipe. A equipe cruz-maltina impunha seu ritmo de jogo e facilmente dominava a partida.

Confuso, o Flamengo errava passes seguidos no meio de campo. Ronaldinho ficava isolado à frente, ao lado da surpresa da vez do técnico Vanderlei Luxembugo: o jovem Negueba. Thomás e Deivid que brigavam pela vaga no ataque, acabaram começando o duelo no banco.

Vasco tem pênalti não marcado

Aos 10 minutos, Fierro, que foi mantido no lugar do vetado pelo departamento médico Aírton, passou a bola para Thiago Neves, que de fora da área arriscou o arremate. Fernando Prass saltou mas a bola saiu rente à trave. Aos 17, a grande polêmica do primeiro tempo. O árbitro Péricles Bassols não marcou pênalti feito por Willians em Diego Souza. O atacante vascaíno entrou na área e no meio de três marcadores, acabou tendo sua camisa puxada pelo jogador rubro-negro.

O Vasco jogava as suas fichas no lado direito, com as boas arrancadas de Fagner. Junior Cesar e Renato acabam envolvidos pelo ataque rival. Aos 29 minutos, a supremacia cruz-maltina é premiada. Nilton faz grande jogada pelo lado direito e põe a bola na cabeça de Diego Souza, que decisivo, faz 1 a 0 para o Gigante da Colina.

Nervoso, o Fla cometia faltas violentas e voltava a errar passes. Somente na parte final da primeira etapa, o Rubro-Negro assustou a meta rival, em cabeceio de Willians para fora.

Luxa conserta erro na escalação

No segundo tempo, Vanderlei Luxemburgo resolveu consertar o seu erro, tirando o apagado Fierro, além do nervoso e inoperante Negueba. Em seus lugares, Muralha e Deivid. Não demorou e os dois reservas mudaram o cenário do confronto. Muralha arriscou de fora da área e a bola passou perto do gol de Prass.

Aos 10 minutos, Ronaldinho lançou Deivid, que rolou para Renato. Com categoria, o Urubu-rei tirou Jumar do lance e bateu de perna esquerda, no canto direito de Prass. Belo gol e empate rubro-negro.

O gol do Flamengo fez com que o Vasco partisse ainda mais para ao ataque. Fagner voltou a ser acionado pela direita e Felipe tentava armar o time. No entanto, o camisa 6 acabou saindo cansado, dando lugar a Bernardo. Quando o time cruz-maltino retomava o comando da partida, Jumar acabou levando o segundo cartão amarelo, e foi acertadamente expulso.

Torcidas saem felizes

A parte final do emocionante clássico prometia momentos ainda mais sensacionais. O Vasco precisava de um gol e aguardava o resultado do jogo entre Corinthians e Palmeiras, que empatavam em 0 a 0. O Fla tentava aproveitar o homem a mais em campo. Aos 38 minutos, Ronaldinho quase marcou após contra-ataque. Fernando Prass com a ponta dos dedos salvou. Deivid ainda faria grande lance em cima de Dedé, mas na finalização, a bola iria para fora.

Cansado com o desgaste de muito jogos pelo Brasileiro e Copa Sul-Americana, e com um homem a menos, o Gigante da Colina não conseguia mais atacar. Pelo Fla, Renato ainda seria expulso por reclamação. Felipe após o término do jogo também ganharia o vermelho.

A torcida do Vasco apoiou os jogadores, reconhecendo a boa temporada da equipe, mesmo com o empate, e o vice campeonato. Pelo lado do Flamengo, muita comemoração pela classificação para a primeira fase da Libertadores. De alguma forma, todos foram embora felizes do Engenhão com o 1 a 1. E com a esperança de um 2012 ainda melhor.

FICHA TÉCNICA:
VASCO 1 X 1 FLAMENGO

Local: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Data-Hora: 4/12/2011 – 17h(de Brasília)
Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez (RJ)
Auxiliares: Rodrigo Pereira Jóia (RJ) e Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ)
Renda/Público: R$1.261.440,00/ 34.064 pagantes
Gols: Diego Souza, 29’/1°T (VAS); Renato, 10’/2°T (FLA)
Cartões amarelos: Jumar, Bernardo, Fernando Prass, Eduardo Costa (VAS); Alex Silva, Negueba, Renato (FLA)
Cartões vermelhos: Jumar, Felipe (VAS); Renato (FLA)

VASCO: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Renato Silva e Jumar; Rômulo, Nilton, Fellipe Bastos (Eduardo Costa, 21’/2°T) e Felipe (Bernardo 21’/2°T); Diego Souza (Elton, 39/2°T) e Alecsandro. Técnico: Cristovão.

FLAMENGO: Felipe, Léo Moura, Alex Silva, Welinton e Junior Cesar (Rodrigo Alvim, 33’/2°T); Willians, Fierro (Muralha – Intervalo), Renato e Thiago Neves; Negueba (Deivid – Intervalo) e Ronaldinho. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

lancenet

Comente

Veja também
Vasco se prepara para sequência decisiva após a Data Fifa

Vasco da Gama terá dois desafios que podem definir a temporada da equipe logo após a pausa para a Data Fifa.

Jair deve voltar a ser relacionado contra o São Paulo

Volante do Vasco da Gama, Jair retorna ao time após oito meses parado por conta de uma lesão no joelho direito.

Reeleito no Rio, Eduardo Paes promete ajuda ao Vasco e demais clubes da cidade

Prefeito do Rio de Janeiro pelos próximos quatro anos, Eduardo Paes estreitou relações com os times da capital fluminense.

Vasco terá 5 confrontos diretos por Libertadores até o fim do Brasileiro; veja tabela

Praticamente livre do rebaixamento, Vasco da Gama ainda sonha com uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem via Brasileiro.

Sair da versão mobile