Transição do Vasco ganha tranquilidade e Jorge Salgado mira posse

A transição do Vasco da Gama ganha mais tranquilidade após STF negar liminar do Solidariedade e partido de Jorge Salgado já visa posse.

Jorge Salgado e equipe de transição
Jorge Salgado e equipe de transição

A resposta inicial do Superior Tribunal Federal (STF) — que ontem (14) negou o pedido de liminar do Solidariedade para que Leven Siano tomasse posse — leva, em um primeiro momento, um pouco mais de tranquilidade à transição de diretorias do Vasco. Eleito, Jorge Salgado vem mantendo conversas com Alexandre Campello para que possa assumir o clube já no fim deste mês.

Vale ressaltar, porém, que um grupo de 40 sócios entrou com uma ação no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) para anular o pleito de 14 de novembro, vencido por Salgado, e impedir a posse, colocando como soluções a extensão do mandato de Campello ou a nomeação de um interventor.

Esta, inclusive, é uma nova etapa que a “Mais Vasco” quer cumprir. Nos bastidores, a chapa já busca conversas para que a posse seja marcada e o trabalho da nova cúpula se inicie de vez. Tal data depende de Roberto Monteiro, presidente do Conselho Deliberativo e correligionário de Leven Siano. Segundo o dirigente afirmou em recente contato com o UOL Esporte, ele se pronunciará até amanhã (16) sobre o assunto.

A passagem de bastão, até aqui, vem ocorrendo bem e de maneira sólida, segundo pessoas ouvidas pelo UOL Esporte. Ontem (14) mesmo, houve uma reunião para tratar dos projetos de ampliação de São Januário e de conclusão do centro de treinamento.

Ainda de acordo com a apuração, Jorge Salgado e integrantes da nova direção se mostram confiantes no futuro do grande imbróglio jurídico que se tornou a escolha do novo presidente do Cruz-Maltino.

No STF, a ação do Solidariedade foi, agora, para o relator Dias Toffoli e não há previsão de quando ele se manifestará, o que, inclusive, deve acontecer apenas após a posse de Salgado. O partido ingressou baseado em uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), que consiste em “evitar ou reparar lesão a preceito fundamental decorrente da Constituição, resultante de qualquer ato (ou omissão) do Poder Público”.

A briga judicial que se tornou a eleição do Vasco já se arrasta há meses e ganhou ainda mais força em novembro, após dois pleitos serem realizados, um no dia 7, presencialmente em São Januário, que apontou Leven Siano com mais votos, e outro dia 14, com votos on-line e presenciais no Calabouço, que teve Jorge Salgado como vencedor.

Em 17 de dezembro, a Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro decidiu, por dois votos a um, negar os recursos de Leven Siano, da chapa “Somamos”, e do presidente do Conselho Deliberativo, Roberto Monteiro, e validou a eleição que indicou Salgado como novo presidente.

Fonte: Uol

Mais sobre:Jorge Salgado
Comente

Veja também
Santos ainda deve R$ 6,8 milhões ao Vasco

Com o Vasco da Gama entre as principais dívidas do Santos, o clube paulista deve quase R$ 7 milhões ao Cruzmaltino, por compra de Nathan.

Pedido de concentração e discurso de Vegetti marcam bastidores de Vasco 1 x 0 Puerto Cabello; assista

Assista aos bastidores da vitória do Vasco da Gama contra o Puerto Cabello em São Januário pela segunda rodada da Sul-Americana.

Jair recebe sondagens e pode deixar o Vasco

Fora do confronto diante do Puerto Cabello, Jair está na mira de clubes da MLS e tem futuro incerto no Vasco da Gama.

Marcelo Sant’Anna confirma que Vasco vai priorizar copas em 2025

Diretor de Futebol do Vasco da Gama, Marcelo Sant’Anna garantiu que o foco do Clube em 2025 será a Sul-Americana e a Copa do Brasil.

Vasco ficará quase 1 mês sem jogar em São Januário

Dos próximos dez jogos do Vasco da Gama na temporada, apenas dois serão disputados no estádio de São Januário.

Vasco pode confirmar saída de jogadores até esta sexta-feira

Janela extra da CBF para transferências de jogadores que tenham participado dos Estaduais se encerra nesta sexta-feira (11).

Advogada denuncia Payet por ameaça e agressão e pede medida protetiva

Larissa Ferrari, que teve um caso extraconjugal com o jogador do Vasco da Gama, procurou a polícia do Rio e do Paraná alegando que também foi vítima de violência psicológica.

Adversário na Copa do Brasil, Operário-PR traz boas lembranças ao Vasco

Vasco da Gama e Operário-PR fizeram uma partida tensa pelo Campeonato Brasileiro da Série B, no ano de 2022.

Acerto do Vasco para uso do Maracanã dependerá de calendário e gramado

Vasco da Gama ainda precisará conversar com Flamengo e Fluminense para viabilizar suas partidas no Maracanã.

Vasco tem sofrido com instabilidade de técnicos na era SAF; veja números

Atual treinador do Vasco da Gama, Fábio Carille é mais um que está com o cargo ameaçado no comando do Cruzmaltino.