Torcida do Vasco exalta fase de Zé Gabriel e o compara a craques da Europa

O volante Zé Gabriel evoluiu no Vasco da Gama desde a chegada do técnico Ramón Díaz, e tem recebido sequência entre os titulares.

Zé Gabriel durante o jogo contra o Operário-PR
Zé Gabriel durante o jogo contra o Operário-PR (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

Um dos destaques do Vasco na inédita sequência de três jogos sem derrota, Zé Gabriel vem causando alvoroço na torcida. Afinal, o volante sempre foi um dos mais criticados do elenco cruz-maltino e voltou a ganhar espaço sob o comando de Ramón Díaz. Pouco a pouco, aliás, faz aumentar a confiança de que pode, sim, ser o “camisa 5” que tanto se procura em São Januário.

Mais do que isso, desde a atuação de domingo, os vascaínos se divertem nas redes sociais com a famosa “fila do perdão” e já fazem comparações com grandes nomes da posição, como o brasileiro Casemiro, os alemães Gündoğan e Toni Kross e o croata Modric. O tom, claro, é de brincadeira, mas já é uma enorme evolução para quem carregava o apelido de “Zé Delivery” desde os tempos de Internacional.

A contratação de Gary Medel tinha a intenção de resolver o problema do primeiro homem de meio de campo. Porém, a comissão técnica decidiu experimentar o chileno na zaga, ao lado de Léo, e deu bastante certo até aqui. A partir de então, Zé Gabriel reapareceu, tomando a frente de Barros e Jair, que revezaram durante a péssima fase do primeiro turno.

Na vitória sobre o Atlético, no Maracanã, o camisa 23 errou apenas um passe e foi um leão na marcação, acertando o posicionamento central e auxiliando na cobertura. Com ele em campo, por sinal, o Vasco só sofreu um gol, nos acréscimos do primeiro tempo contra o RB Bragantino.

Discurso de Zé Gabriel comove

No vestiário do Maracanã, Zé Gabriel pediu a palavra e enalteceu a luta do lateral Gabriel Dias, que se lesionou mais uma vez após 13 meses em recuperação de cirurgia no joelho. E se emocionou (veja no vídeo no fim da matéria). A veia de liderança do jogador, de apenas 24 anos, é outra característica que vem se destacando. No campo, mais cedo, havia dedicado o segundo triunfo em três jogos à torcida, que lotou o estádio.

“Estamos nos acostumando a ganhar, mas com o trabalho durante a semana, quietinhos. Não pode achar que ‘tá’ bom, porque ainda não tá bom. A gente não pode ficar confortável. Sabemos o que almejamos e onde podemos estar. Temos que continuar!”, disse.

Ramón recupera renegados

Não é só o volante que ressurgiu de maneira surpreendente nesta nova fase. Em busca de mais consistência defensiva, Ramón Díaz utilizou o zagueiro Robson Bambu como lateral-direito nas três últimas rodadas. Se não esbanja qualidade com a bola no pé, ao menos o jogador, que falhou muito sob o comando de Maurício Barbieri, evita a exposição do time por seu setor.

O antigo titular, Puma Rodríguez, vinha tendo atuações ruins, especialmente na marcação. Por isso, nem sequer foi relacionado contra o Galo. Com mais uma lesão de Gabriel Dias e a falta de confiança em Paulo Henrique, outra opção, a tendência é que Robson seja mantido.

Os próximos compromissos do Vasco na luta para sair da zona de rebaixamento são contra o Palmeiras, neste domingo, no Allianz Parque, e contra o Bahia, também fora de casa, na semana que vem.

Fonte: Jogada 10

Mais sobre:Zé Gabriel
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
2 comentários
  • Responder

    Excelentes jogadores; grande descobertas do Técnico Ramon Diaz: Zé Gabriel e Robson Bambú!

  • Responder

    Zé Gabriel tem se mostrado um excelente protetor da zaga Vascaína, melhorando substancialmente a saída de bola e Robson Bambu está desempenhando, com segurança, na lateral direita, além de recompor a defesa com profunda eficiência.

Comente

Veja também
Rafael Paiva em Fortaleza x Vasco
Rafael Paiva elogia elenco após empate e comenta declaração de Maicon

Rafael Paiva fez questão de elogiar o desempenho do grupo em campo e destacou a importância de estar vivo para o jogo de volta.

Mateus Carvalho em jogo contra o Fortaleza
Notas dos jogadores do Vasco contra o Fortaleza

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida desta quarta-feira, contra o Fortaleza, pela Copa do Brasil.

Roger Flores
Roger Flores vê Vasco correndo errado ao analisar empate com o Fortaleza

Para o comentarista, por estarem correndo atrás da bola, os jogadores do Vasco da Gama demonstram desgaste ainda no primeiro tempo.

Rafael Paiva em entrevista coletiva
Rafael Paiva analisa empate do Vasco com o Fortaleza; veja a entrevista coletiva

O técnico interino Rafael Paiva destacou a dificuldade da partida, mas valorizou o resultado do jogo contra o Fortaleza.