Torcida do Vasco exalta fase de Zé Gabriel e o compara a craques da Europa

O volante Zé Gabriel evoluiu no Vasco da Gama desde a chegada do técnico Ramón Díaz, e tem recebido sequência entre os titulares.

Zé Gabriel durante o jogo contra o Operário-PR
Zé Gabriel durante o jogo contra o Operário-PR (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

Um dos destaques do Vasco na inédita sequência de três jogos sem derrota, Zé Gabriel vem causando alvoroço na torcida. Afinal, o volante sempre foi um dos mais criticados do elenco cruz-maltino e voltou a ganhar espaço sob o comando de Ramón Díaz. Pouco a pouco, aliás, faz aumentar a confiança de que pode, sim, ser o “camisa 5” que tanto se procura em São Januário.

Mais do que isso, desde a atuação de domingo, os vascaínos se divertem nas redes sociais com a famosa “fila do perdão” e já fazem comparações com grandes nomes da posição, como o brasileiro Casemiro, os alemães Gündoğan e Toni Kross e o croata Modric. O tom, claro, é de brincadeira, mas já é uma enorme evolução para quem carregava o apelido de “Zé Delivery” desde os tempos de Internacional.

A contratação de Gary Medel tinha a intenção de resolver o problema do primeiro homem de meio de campo. Porém, a comissão técnica decidiu experimentar o chileno na zaga, ao lado de Léo, e deu bastante certo até aqui. A partir de então, Zé Gabriel reapareceu, tomando a frente de Barros e Jair, que revezaram durante a péssima fase do primeiro turno.

Na vitória sobre o Atlético, no Maracanã, o camisa 23 errou apenas um passe e foi um leão na marcação, acertando o posicionamento central e auxiliando na cobertura. Com ele em campo, por sinal, o Vasco só sofreu um gol, nos acréscimos do primeiro tempo contra o RB Bragantino.

Discurso de Zé Gabriel comove

No vestiário do Maracanã, Zé Gabriel pediu a palavra e enalteceu a luta do lateral Gabriel Dias, que se lesionou mais uma vez após 13 meses em recuperação de cirurgia no joelho. E se emocionou (veja no vídeo no fim da matéria). A veia de liderança do jogador, de apenas 24 anos, é outra característica que vem se destacando. No campo, mais cedo, havia dedicado o segundo triunfo em três jogos à torcida, que lotou o estádio.

“Estamos nos acostumando a ganhar, mas com o trabalho durante a semana, quietinhos. Não pode achar que ‘tá’ bom, porque ainda não tá bom. A gente não pode ficar confortável. Sabemos o que almejamos e onde podemos estar. Temos que continuar!”, disse.

Ramón recupera renegados

Não é só o volante que ressurgiu de maneira surpreendente nesta nova fase. Em busca de mais consistência defensiva, Ramón Díaz utilizou o zagueiro Robson Bambu como lateral-direito nas três últimas rodadas. Se não esbanja qualidade com a bola no pé, ao menos o jogador, que falhou muito sob o comando de Maurício Barbieri, evita a exposição do time por seu setor.

O antigo titular, Puma Rodríguez, vinha tendo atuações ruins, especialmente na marcação. Por isso, nem sequer foi relacionado contra o Galo. Com mais uma lesão de Gabriel Dias e a falta de confiança em Paulo Henrique, outra opção, a tendência é que Robson seja mantido.

Os próximos compromissos do Vasco na luta para sair da zona de rebaixamento são contra o Palmeiras, neste domingo, no Allianz Parque, e contra o Bahia, também fora de casa, na semana que vem.

Fonte: Jogada 10

Mais sobre:Zé Gabriel
2 comentários
  • Responder

    Excelentes jogadores; grande descobertas do Técnico Ramon Diaz: Zé Gabriel e Robson Bambú!

  • Responder

    Zé Gabriel tem se mostrado um excelente protetor da zaga Vascaína, melhorando substancialmente a saída de bola e Robson Bambu está desempenhando, com segurança, na lateral direita, além de recompor a defesa com profunda eficiência.

Comente

Veja também
Keiller é anunciado pelo Vasco
Keiller pode deixar o Vasco e acertar com o Ceará

Goleiro reserva do Vasco da Gama, Keiller ainda não atuou em nenhum jogo do Cruzmaltino na atual temporada.

Payet em São Januário após vitória
Payet fecha 2024 como jogador do Vasco com mais assistências

Camisa 10 do Vasco da Gama, o francês Dimitri Payet disputou 44 partidas na temporada, marcando seis gols pelo Cruzmaltino.

Souza está de volta ao Vasco
Souza avalia ano do Vasco e revela pretensões para 2025

Sem muito espaço no Vasco da Gama, o volante Souza analisou a temporada do Clube e celebrou a vaga na Copa Sul-Americana.

Jogadores comemorando gol contra o Cuiabá
Veja os jogadores do Vasco com mais participações em gols, desarmes, cartões e minutos em 2024

Rankings com o desempenho dos atletas do Vasco da Gama mostra um raio-x do elenco Cruzmaltino na temporada.

Vasco x Atlético-MG em São Januário
Vasco acelera conversas para definir novo treinador

O objetivo do Vasco da Gama é de que o novo treinador já esteja trabalhando nos primeiros treinos do elenco em 2025.