Torcida do Vasco assume papel de protagonista do time na Série B

Os vascaínos, que tem lotado os jogos do time até aqui na Série B, tem sido o principal fator da boa campanha da equipe na competição.

Torcida do Vasco em jogo contra o Sport no Maracanã
Torcida do Vasco em jogo contra o Sport no Maracanã (Foto: Daniel Ramalho/CRVG)

Em dois domingos separados por três semanas, 124 mil pessoas no Maracanã. No primeiro deles, uma festa sinérgica da arquibancada com o time, que correspondeu com a vitória. No segundo, o apoio dos presentes no estádio foi reconhecido por jogadores e até pelo treinador rival. Tudo isso é apenas o símbolo: a torcida do Vasco se tornou o grande personagem do clube, e carrega a equipe na campanha rumo ao acesso à Série A.

É evidente que a força dos torcedores do Cruz-Maltino não foi descoberta agora. As demonstrações, viscerais e independentes do momento da equipe, vêm de longa data. Mas vem se destacando num momento de Série B do Campeonato Brasileiro, de poucos personagens carismáticos e na defesa de causas ainda pouco abraçadas. É o destaque absoluto da temporada.

– Ver, hoje, a torcida do Vasco cantando até o final, mesmo o time com dificuldades… e eles não vaiaram nem um minuto. Só depois que terminou. É um exemplo para todas as torcidas, e eu convoco a nossa para ter essa mesma postura, porque muitas vezes ficamos frustrados e acabamos passando essa frustração para os nossos jogadores – analisou Lisca, técnico do Sport, após o jogo entre as equipes no último domingo. E completou:

– Podem não ser os jogadores que queríamos, mas podem se transformar com o apoio do nosso torcedor, porque você só adquire confiança quando você ganha confiança das pessoas. E aí você repete, ganha confiança, erra e recebe a bola de novo. Isso te dá confiança porque você sente que as pessoas confiam em você. Acho que, hoje, o time e a torcida do Vasco têm dado esse exemplo – ressaltou um dos três comandantes do Cruz-Maltino em 2021.

A torcida vascaína já foi exaltada também por personagens como o apresentador e ex-jogador Neto ; em diferentes vezes pelo jornalista Mauro Cezar Pereira; e até por Endrick, destaque da base do Palmeiras.

Os vascaínos e vascaínas têm abraçado. O time e as bandeiras. A do respeito, da igualdade e da inclusão foi utilizada também de forma institucional – polêmica com o Consórcio Maracanã à parte -, mas representa a história do clube: da luta contra o racismo que praticamente funda o sentimento cruz-maltino ao jogador que, literalmente, levanta a bandeira contra o preconceito.

Faz menos tempo ainda que instituição e torcidas organizadas se comprometeram a dar um passo além na luta contra preconceitos. Passo pequeno, mas importante. E que é apenas mais uma das faces da força do torcedor do Vasco.

Que vaia, que critica, sim. Mas é capaz de empurrar um time de operários a uma campanha positiva. De fazer poderosos e competentes os que poderiam ser limitados. Que começou o ano machucada pelos últimos anos, e que agora batalha com a voz, de forma consciente, contra qualquer ferida.

Fonte: Lance!

Mais sobre:Série B
Comente

Veja também
Vasco perde para o Corinthians pela 2ª rodada do Brasileiro

O Vasco da Gama perdeu para o Corinthians pelo placar de 3×1 neste sábado, pela segunda rodada do Brasileiro.

Olho no rival! Escalação do Corinthians contra o Vasco

Confira a escalação do Corinthians para o jogo contra o Vasco da Gama nesta quarta-feira, em São Januário, pelo Brasileiro.

Escalação do Vasco contra o Corinthians

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo contra o Corinthians neste sábado, pela 2ª rodada Campeonato Brasileiro.

Relacionados do Vasco contra o Corinthians pela 2ª rodada do Brasileiro 2025

Confira a lista dos jogadores relacionados pelo Vasco da Gama para o jogo contra o Corinthians, pela 2ª rodada do Brasileiro.

Vasco anuncia parceira com a OH a Água

O Vasco da Gama anunciou a parceria com a OH a Água para o departamento de futebol, com duração de três anos.

Neto crava futuro do Vasco no Brasileiro

O ex-jogador e apresentador Neto afirmou que o Vasco da Gama tem tudo para brigar contra o rebaixamento mais uma vez.

Payet pode ser titular contra o Corinthians

Philippe Coutinho pode ser preservado no duelo contra o Corinthians e Payet pode ganhar vaga no titular no Vasco.

Corinthians x Vasco marca reencontro de Ramón Díaz e Carille

Ramón Díaz treinou o Vasco da Gama entre 2023 e 2024; Já Fábio Carille teve duas passagens pelo Corinthians.

Dedé faz revelação surpresa sobre Brasileiro de 2011: ‘Me sinto culpado’

Com Dedé, o Vasco da Gama foi vice-campeão do Campeonato Brasileiro de 2011, perdendo o título para o Corinthians.

Payet vive seu último mês de contrato com o Vasco e segue com futuro incerto

Payet poderá fazer no máximo mais nove partidas pelo Vasco até o término de seu contrato, caso não seja renovado.

Sair da versão mobile