Torcida do Vasco assume papel de protagonista do time na Série B

Os vascaínos, que tem lotado os jogos do time até aqui na Série B, tem sido o principal fator da boa campanha da equipe na competição.

Torcida do Vasco em jogo contra o Sport no Maracanã
Torcida do Vasco em jogo contra o Sport no Maracanã (Foto: Daniel Ramalho/CRVG)

Em dois domingos separados por três semanas, 124 mil pessoas no Maracanã. No primeiro deles, uma festa sinérgica da arquibancada com o time, que correspondeu com a vitória. No segundo, o apoio dos presentes no estádio foi reconhecido por jogadores e até pelo treinador rival. Tudo isso é apenas o símbolo: a torcida do Vasco se tornou o grande personagem do clube, e carrega a equipe na campanha rumo ao acesso à Série A.

É evidente que a força dos torcedores do Cruz-Maltino não foi descoberta agora. As demonstrações, viscerais e independentes do momento da equipe, vêm de longa data. Mas vem se destacando num momento de Série B do Campeonato Brasileiro, de poucos personagens carismáticos e na defesa de causas ainda pouco abraçadas. É o destaque absoluto da temporada.

– Ver, hoje, a torcida do Vasco cantando até o final, mesmo o time com dificuldades… e eles não vaiaram nem um minuto. Só depois que terminou. É um exemplo para todas as torcidas, e eu convoco a nossa para ter essa mesma postura, porque muitas vezes ficamos frustrados e acabamos passando essa frustração para os nossos jogadores – analisou Lisca, técnico do Sport, após o jogo entre as equipes no último domingo. E completou:

– Podem não ser os jogadores que queríamos, mas podem se transformar com o apoio do nosso torcedor, porque você só adquire confiança quando você ganha confiança das pessoas. E aí você repete, ganha confiança, erra e recebe a bola de novo. Isso te dá confiança porque você sente que as pessoas confiam em você. Acho que, hoje, o time e a torcida do Vasco têm dado esse exemplo – ressaltou um dos três comandantes do Cruz-Maltino em 2021.

A torcida vascaína já foi exaltada também por personagens como o apresentador e ex-jogador Neto ; em diferentes vezes pelo jornalista Mauro Cezar Pereira; e até por Endrick, destaque da base do Palmeiras.

Os vascaínos e vascaínas têm abraçado. O time e as bandeiras. A do respeito, da igualdade e da inclusão foi utilizada também de forma institucional – polêmica com o Consórcio Maracanã à parte -, mas representa a história do clube: da luta contra o racismo que praticamente funda o sentimento cruz-maltino ao jogador que, literalmente, levanta a bandeira contra o preconceito.

Faz menos tempo ainda que instituição e torcidas organizadas se comprometeram a dar um passo além na luta contra preconceitos. Passo pequeno, mas importante. E que é apenas mais uma das faces da força do torcedor do Vasco.

Que vaia, que critica, sim. Mas é capaz de empurrar um time de operários a uma campanha positiva. De fazer poderosos e competentes os que poderiam ser limitados. Que começou o ano machucada pelos últimos anos, e que agora batalha com a voz, de forma consciente, contra qualquer ferida.

Fonte: Lance!

Mais sobre:Série B
Comente

Veja também
Vasco publica vídeo de despedida para Dimitri Payet; assista

Após comunicar rescisão contratual com Dimitri payet, o Vasco da Gama divulgou um vídeo de despedida ao francês; assista.

São Paulo pode ter 8 desfalques para o jogo contra o Vasco

Adversário do Vasco da Gama na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, São Paulo pode ter até 8 baixas para o duelo.

Receita Federal autua e multa Vasco por pendências fiscais

Por dívidas das gestões de Alexandre Campello e Jorge Salgado, Vasco da Gama recebe multa da Receita Federal.

Vasco anuncia saída de Payet

O Vasco da Gama anunciou a rescisão de contrato com o francês Payet, com isso, o meia não joga mais pelo Clube.

Vasco deve fazer amistoso contra o Bayer Leverkusen

Bayer Leverkusen fará sua pré-temporada no Rio de Janeiro e negocia partida amistosa contra o Vasco da Gama.

Ex-Vasco, Yan Sasse vira arma contra o Flamengo no Mundial de Clubes

Atacante com passagem pelo Vasco da Gama, Yan Sasse defende o Espérance-TUN, adversário do Flamengo na estreia do Mundial de Clubes.

Maurício Lemos pode trocar o Vasco pelo Peñarol

Zagueiro do Vasco da Gama, Mauricio Lemos chegou no início da temporada e não conseguiu se firmar na equipe titular.

Diniz em 5 atos: Veja antes e depois do Vasco desde a chegada do técnico

Treinador do Vasco da Gama, Fernando Diniz acaba de completar um mês no comando técnico do Gigante da Colina.

Vasco completa 1 mês de Diniz: veja linha do tempo e números do treinador

Treinador do Vasco da Gama, Fernando Diniz acaba de fazer um mês à frente do Cruzmaltino em sua segunda passagem pelo Clube.

Vasco elimina o Fluminense e enfrenta o Flamengo na final da Copa Rio Sub-16

O Vasco venceu o Fluminense por 3×2 nas semifinais da Copa Rio Sub-16 e decidirá o título contra o Flamengo.