Vascaínos de Brusque têm sede personalizada e aproximaram Clube da Havan

VasBrusque tem sede temática em Santa Catarina e bom relacionamento com o dono da Havan, o empresário Luciano Hang.

Sede da VasBrusque, em Santa Catarina
Sede da VasBrusque, em Santa Catarina (Foto: Reprodução Redes Sociais)

O Vasco da Gama enfrenta o Brusque, nesta sexta-feira (24), na cidade homônima do time catarinense e não estará sozinho, pelo menos no que depender da Vasbrusque, torcida de vascaínos que residem na localidade e que prometem apoiar a equipe do técnico Diniz na difícil tarefa de voltar à Série A do futebol brasileiro. O movimento tem crescido tanto que já ficou conhecido como a primeira “Capitania” oficial vascaína, nome adotado pela diretoria para estes tipos de projetos.

Com o aumento no número de adeptos, a torcida do Gigante em Brusque alugou até um imóvel para poder se reunir e ver os jogos do time. A sede, que conta com telão, bar, churrasqueira e mesa de sinuca, comporta os 50 integrantes apaixonados pelo Cruzmaltino, que ainda possuem dois grupos de WhatsApp com cerca de 300 pessoas cada. Não à toa, a presença massiva de vascaínos, antes da pandemia, quando o time jogava em Santa Catarina era sempre motivo de destaque.

Ao UOL Esporte, o “capitão” da sede, Marcolan Batista, conta que a ideia de criar a Vasbrusque veio da iniciativa de um grupo de amigos que tinham em comum a realização de ações sociais e acompanhar as partidas do Almirante.

– A VasBrusque surgiu de um grupo de amigos vascaínos que se juntavam para ver os jogos e fazer ações sociais. Então o grupo foi crescendo muito e resolvemos botar uma sede. Alugamos o imóvel e começamos a fazer a restauração dele e customização. A sede é bem localizada, numa área nobre e consegue ter uma certa tranquilidade.

O local já virou uma espécie de ponto turístico de vascaínos de todo país que visitam a cidade. Havendo, inclusive, um plano dos sócios para a implementação de uma pousada para que os torcedores possam dormir no local.

Negociação com a Havan

A influência do grupo de torcedores é tamanha que eles “intermediaram” o contato da Havan, uma das maiores lojas de departamentos do Brasil, comandada pelo empresário Luciano Hang e sediada na cidade de Brusque.

Na época do acordo, quando o Time da Cruz de Malta era presidido por Alexandre Campello, a negociação dividiu a opinião dos vascaínos em todo Brasil. Muitos entendiam que o posicionamento político da Havan, semelhante ao do presidente Jair Bolsonaro, não era compatível com a história do Clube. Enquanto outros, não se importaram com a filosofia de Hang, preferindo focar nas cifras que seriam investidas no Time de São Januário.

Doações para o CT

Assim como uma empresa, a Vasbrusque possui ideais e valores, um deles é “ajudar e não tirar do Vasco”. Tanto que os representantes se orgulham de bancar toda infraestrutura da instalação. Eles também contribuíram com quantias generosas (porém não reveladas) de doações para construção do CT.

– O Vasco nunca deu ajuda financeira. O bar já angariou mais de R$ 140 mil em investimentos, tudo com recurso dos próprios vascaínos e dos patrocinadores. Temos que ajudar e não tirar do Vasco. O bar já doou duas vezes ao CT do Vasco com quantias consideráveis e está sempre ajudando nas campanhas, além da ajuda como sócios do clube.

Novas “Capitanias” vascaínas

Durante a campanha do presidente Jorge Salgado, a cúpula de marketing afirmou que daria “atenção especial” aos torcedores “off rio”, aqueles que não residem no estado do Rio de Janeiro.

Consultor de marketing do Vasco, Francisco Kronemberger ressaltou a importância dos vascaínos que se organizam em grupos por diversas regiões do Brasil e revelou que o Clube tem recebido consultas de outros estados interessados em abrir suas próprias Capitanias.

– Estamos nesse momento revisitando esse projeto, vendo melhorias que podemos fazer para podermos ampliar, termos novas Capitanias. Já fomos procurados por vascaínos de Goiás, do Nordeste e outros lugares querendo abrir Capitanias e pedimos só para aguardar o momento para revisitarmos o projeto e darmos a eles um foco maior de proximidade.

Antes do compromisso em Santa Catarina, Integrantes da VasBrusque foram convidados pela diretoria do Vasco para visitarem o hotel onde a delegação estará concentrada na cidade.

Leia mais sobreBrusqueHavanVasBrusque
1 comentário
  • PAULO VICTOR VIEIRA DA SILVA - 24 de setembro de 2021

    Dissemina a marca “Vasco” para todo país gerando valor para o mesmo; ótima iniciativa

    Responder
Deixe sua opinião

Últimas notícias
21 de janeiro de 2022
Gols e jogadas de Ianson, zagueiro cogitado no Vasco

Confira lances importantes de Ianson com a camisa do Brusque, seu clube atual; zagueiro teria sido oferecido ao Vasco da Gama.

Vasco estaria interessado no zagueiro Ianson, do Brusque

Defensor teria sido oferecido ao Vasco da Gama, que, ainda buscando um zagueiro para a temporada, analisa o nome.

20 de janeiro de 2022
Empresário diz que saída de Vanderlei do Vasco segue indefinida

Carlos Eduardo, que cuida da carreira do goleiro, inclusive, relembrou que Vanderlei tem contrato com o Vasco até o fim de 2022.

Confira a programação do Vasco até a estreia no Carioca, na próxima quarta-feira

Nesta sexta (21), por exemplo, o elenco do Vasco da Gama terá folga, voltando aos treinos no sábado (22) pela manhã.

Prestes a ser anunciado, Getúlio se diz ‘feliz demais’ por acerto com o Vasco

Atacante já esteve no CT Moacyr Barbosa e deve ser confirmado como novo reforço do Vasco da Gama nos próximos dias.

Vasco perde por 2 x 0 para o Audax-RJ em amistoso preparatório para o Carioca

Jogo-treino foi realizado no CT Moacyr Barbosa nesta quinta (20); Vasco da Gama estreia no Carioca na próxima quarta (26), contra o Voltaço.

Figueiredo concorre ao prêmio de craque da Copinha 2022

O atacante Figueiredo, do Vasco da Gama, está concorrendo ao prêmio de craque da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2022.

Fuzarca critica montagem do elenco do Vasco para 2022

Através de postagem no Twitter, o grupo Fuzarca criticou a montagem do elenco do Vasco da Gama para a temporada 2022.

Gui Neto fala sobre transformação digital no Vasco em 2022

Digital Manager do Vasco da Gama, Gui Neto falou sobre a transformação digital do Cruzmaltino prevista para o ano 2022.

Lisca se manifesta sobre o planejamento do Vasco para a temporada 2022

Lisca falou sobre o planejamento do Vasco da Gama para a temporada 2022, onde o Clube almeja voltar à Série A.

Veja mais notícias