Torcedor inglês do Vasco viaja a Brasília para clássico e planeja tatuagem

Pela quarta vez no Brasil, torcedor do Vasco da Gama aproveita para assistir clássico em Brasília e planeja nova tatuagem.

John Fahey, torcedor inglês do Vasco
John Fahey, torcedor inglês do Vasco (Foto: Divulgação)

Um paixão do outro lado do mundo. Na pequena cidade de Barnsley, no norte da Inglaterra, o Vasco ganhou o coração de um torcedor britânico quando enfrentou e venceu o poderoso Manchester United por 3 a 1, no Mundial de Clubes de 2000. Vinte cinco anos depois, John Fahey está no Brasil apenas para acompanhar alguns jogos do time de São Januário e estará presente no Mané Garrincha, em Brasília, para o duelo contra o Fluminense nesta quarta-feira.

John, à época com apenas 12 anos, assistiu ao jogo contra o United com a família – de torcedores do adversário daquela partida – e se apaixonou pelo Gigante da Colina, regido por Romário e Edmundo em uma tarde inspirada. Desde então, estabeleceu uma conexão forte com o clube por causa da história e ligação com a classe operária. Atualmente, o torcedor de 37 anos trabalha como técnico de construção e vive próximo a Frankfurt, na Alemanha.

– Ver a atmosfera e o futebol que o Vasco jogou (contra o Manchester United) foi incrível. Foi algo especial e, a partir desse momento, decidi que um dia eu teria que ir lá. Coloquei isso na minha lista de desejos e, sim, eu tinha que fazer acontecer. Meu time na Europa é o Feyenoord Rotterdam, que é um time de trabalhadores. Vem de uma cidade operária, é o clube do povo, e sinto que há uma conexão com o Vasco também – disse ele em contato com o ge.

– Todo mundo quer ir ao Maracanã, mas para mim o Vasco é perfeito, foi uma conexão muito boa. Vou ao jogo contra o Fluminense em Brasília, vi que era possível com um voo curto do Rio, então pensei: por que não? Vou sozinho, mas dentro do estádio acho que não estarei sozinho – completou John.

No Rio de Janeiro, o britânico ganhou um amigo vascaíno, Leonardo Sul, que conheceu em uma de suas visitas à cidade, em 2020. Os dois estiveram juntos em São Januário no duelo contra o Maricá na última rodada do Campeonato Carioca. Com a ajuda do amigo, John também planeja marcar na pele a paixão pelo Vasco e tatuar a cruz de malta ainda nesta viagem.

– Já tenho essa ideia da tatuagem há cerca de um ano. Se for possível, no último dia das minhas férias, vou com o Léo para ver se conseguimos fazer. A atmosfera no estádio é fantástica. Adoro a paixão dos torcedores do Vasco.

Essa é a quarta vez de John no Brasil, e o jogo contra o Fluminense será a quarta partida do Vasco que acompanhará no estádio. Nesta viagem, ele esteve presente em São Januário na vitória sobre o Maricá por 1 a 0 e também planeja ir aos clássicos contra Flamengo, no dia 15 de fevereiro, e contra o Botafogo, no dia 23.

Viagens a 38 países para ver futebol

A relação especial de John com o esporte ganhou um novo sentido para o torcedor com as viagens. O inglês já visitou 38 países diferentes para assistir a jogos e esteve presente em estádios por quase toda a Europa e pela América do Sul. A atmosfera vivida com o futebol no Brasil – e com o Vasco -, porém, tem um espaço especial no coração do torcedor.

– Meu hobby é assistir a futebol ao redor do mundo, o que chamam de “ground-hopping”. Acho que já assisti a jogos de futebol em 38 países diferentes. Toda vez que venho para a América do Sul, sempre planejo com base na possibilidade de ver o Vasco e depois ir para outros lugares, às vezes Argentina ou outros países, para assistir a diferentes jogos. Mas esta viagem é só para ver o Vasco.

– O Brasil está no topo. A atmosfera no Brasil é algo especial, especialmente com o Vasco. Acho que você vê a paixão, é mais do que apenas um jogo. A Argentina também é muito especial em termos de atmosfera, mas o Brasil está definitivamente lá em cima – completou John.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Brasília
Comente

Veja também
Romário mostra otimismo ao falar do Vasco e faz convite a Léo Jardim

O ídolo Romário confia no trabalho realizado no Vasco da Gama e diz que o time vascaíno tem crescido bastante.

Tabela do Campeonato Brasileiro 2025; veja a colocação do Vasco

Veja a colocação do Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro 2025, e a tabela completa atualizada em tempo real.

Carille elogia Léo Jardim, mas pontua criação do Vasco contra o Urubu

Treinador do Vasco da Gama destacou que o goleiro foi o melhor em campo, mas indicou que o time não apenas se defendeu.

Carille se manifesta sobre suposto interesse do Corinthians

Fábio Carille afirmou que está 100% focado no Vasco da Gama e se diz satisfeito com o elenco que tem em mãos.

Elogios! Veja o que Filipe Luís falou sobre o Vasco após empate

Técnico do Flamengo, Filipe Luís rasgou elogios à organização defensiva do Vasco da Gama após empate no Maracanã.

Carille analisa empate do Vasco contra o Flamengo; veja a entrevista coletiva

O técnico Fábio Carille analisou o desempenho de sua equipe e elogiou o ataque do Vasco da Gama diante do Flamengo.

Carille revela se terá Adson contra o Lanús e atualiza quadro de Nuno Moreira

Nuno Moreira foi um dos melhores do Vasco da Gama contra o Flamengo, enquanto Adson foi desfalque por lesão.

Gerson elogia atuação de Léo Jardim em Vasco x Flamengo

Meia e capitão do Flamengo, Gerson destacou a partida do goleiro Léo Jardim, do Vasco da Gama, no clássico pelo Brasileiro.

Léo Jardim é eleito craque do jogo Vasco x Flamengo; veja números

Destaque do clássico, Léo Jardim teve a maior nota do Sofascore entre Vasco x Flamengo e é eleito o craque do jogo.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Flamengo

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida deste sábado, contra o Flamengo, no Maracanã, pelo Brasileiro.

Sair da versão mobile