Tombado! São Januário se torna patrimônio histórico do Rio de Janeiro

Casa do Vasco da Gama, o estádio de São Januário se tornou patrimônio histórico do Rio de Janeiro em votação na Câmara dos vereadores.

Estádio de São Januário
Estádio de São Januário (Foto: Genilson Araújo / Divulgação)

Na manhã desta quinta-feira (11), os vereadores do Rio de Janeiro votaram o projeto de lei que pedia o tombamento do estádio de São Januário como patrimônio histórico do Rio de Janeiro.

O projeto de lei é de autoria do ex-vereador Renato Cinco e de Tarcísio Mota, ambos do PSOL. Carregado de muita história, em eventos esportivos, carnavalescos e até político, nada mais justo que o reconhecimento de sua importância.

Inaugurado em 1927, erguido com a força da sua torcida, São Januário tem aspectos bem característicos da época, há quase 100 anos, com um charme único e clássico de um estádio de futebol.

Um dos autores do projeto de lei, o vereador Tarcísio Mota, no Twitter, comemorou o resultado da votação e exaltou a história de São Januário:

Erguido em 1927 a partir de uma histórica campanha de arrecadação, o estádio de São Januário é símbolo de luta contra o racismo e de equipamento de lazer no subúrbio carioca.

E agora, com aprovação do Projeto de Lei proposto pelo nosso mandato junto com o do ex-vereador Renato Cinco, é também patrimônio de interesse histórico, cultural, desportivo e social para o município.

Sua construção foi uma resposta a exigências de dirigentes da época que, para mascarar motivações elitistas e racistas, alegaram a falta de estádio do clube como forma de pleitear sua exclusão do campeonato carioca.

Isso porque o Vasco tinha sido campeão de 1923 com uma equipe formada por atletas negros e humildes que derrotara grandes times formados por jovens de famílias ricas da cidade.

Muito orgulhoso desse projeto, não só como vascaíno que sou, mas como historiador e cidadão. A memória da cidade está em disputa e é preciso demarcá-las!

Sobre a votação, chamou a atenção o pedido de abstenção de Marcos Braz, vereador que exerce o cargo de vice-presidente de futebol do Flamengo, o grande rival vascaíno, o que deve ter influenciado tal atitude.

Mais sobre:São Januário
Comente

Veja também
Confira os fatores que explicam a crise de gols do Vasco

Além da seca do atacante Vegetti, o Vasco da Gama não conseguiu um gol nos últimos três jogos disputados pelo Brasileiro.

Souza é punido pelo STJD com 2 jogos e Pedrinho é advertido

Em julgamento no STJD, Souza foi suspenso por 2 jogos e o Pedrinho advertido por infrações contra o Juventude.

Corinthians x Vasco terá reencontro de técnico, crias e briga pela Libertadores

Vasco da Gama e Corinthians se enfrentam neste domingo, às 16h, em jogo pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Roger Flores faz cobrança a Coutinho e destaca líderes do Vasco

O comentarista Roger Flores afirmou que Coutinho precisa chamar a responsabilidade dentro e fora de campo no Vasco.

Denilson reprova vaias da torcida em derrota do Vasco

Denilson afirmou que as vaias da torcida só vai prejudicar o Vasco nos últimos jogos do Campeonato Brasileiro.

Sair da versão mobile