Título da Libertadores do Vasco completa 23 anos nesta quinta-feira
Conquista da Copa Libertadores da América de 1998 pelo Vasco da Gama faz aniversário de 23 anos nesta quinta-feira (26/08).
Uma das maiores glórias da rica história do Vasco da Gama faz aniversário de 23 anos nesta quinta-feira (26/08), a conquista da Libertadores da América de 1998. O Clube conquistou o título continental no de seu centenário, quando venceu os dois jogos da final contra o Barcelona de Guayaquil.
No entanto, um dos momentos mais emblemáticos da conquista, aconteceu nas semifinais, quando o Juninho Pernambucano marcou um gol antológico de falta que deu a classificação ao Gigante da Colina diante do River Plate, em um Monumental de Núñez lotado.
O Cruzmaltino ainda teve dois duelos contra equipes brasileiras na competição, encarou Cruzeiro e Grêmio, nas fases e oitavas e quartas de final, respectivamente, tudo isso depois de uma primeira fase em que o time começou oscilando, mas terminou muito bem, em um grupo com duas equipe mexicanas (América e Chivas) e o próprio Grêmio.
Entre os destaques daquela equipe, que tinha como base o time campeão Brasileiro do ano anterior (1997) ,estavam os meias Juninho Pernambucano, Pedrinho e Ramon Menezes, a defesa sólida comandada por Mauro Galvão e Carlos Germano, além da habilidade do lateral Felipe.
No ataque, uma dupla infernal fez a diferença, com Donizete e Luisão em estado de graça. Os dois foram responsáveis por 13 dos 17 gols marcados pelo Time da Cruz de Malta no torneio. No banco, o técnico Antônio Lopes, um dos maiores da história do Vasco da Gama, foi o responsável por conduzir o time ao triunfo.
O título da Libertadores foi o segundo troféu continental do Vasco em sua história. Antes, em 1948, aniversário de 50 anos do Clube, o lendário Expresso da Vitória conquistou o primeiro Torneio Sul-Americano de clubes.