Título da Libertadores do Vasco completa 23 anos nesta quinta-feira

Conquista da Copa Libertadores da América de 1998 pelo Vasco da Gama faz aniversário de 23 anos nesta quinta-feira (26/08).

Elenco campeão da Libertadores 1998 pelo Vasco
Elenco campeão da Libertadores 1998 pelo Vasco (Foto: O Globo)

Uma das maiores glórias da rica história do Vasco da Gama faz aniversário de 23 anos nesta quinta-feira (26/08), a conquista da Libertadores da América de 1998. O Clube conquistou o título continental no de seu centenário, quando venceu os dois jogos da final contra o Barcelona de Guayaquil.

No entanto, um dos momentos mais emblemáticos da conquista, aconteceu nas semifinais, quando o Juninho Pernambucano marcou um gol antológico de falta que deu a classificação ao Gigante da Colina diante do River Plate, em um Monumental de Núñez lotado.

O Cruzmaltino ainda teve dois duelos contra equipes brasileiras na competição, encarou Cruzeiro e Grêmio, nas fases e oitavas e quartas de final, respectivamente, tudo isso depois de uma primeira fase em que o time começou oscilando, mas terminou muito bem, em um grupo com duas equipe mexicanas (América e Chivas) e o próprio Grêmio.

Entre os destaques daquela equipe, que tinha como base o time campeão Brasileiro do ano anterior (1997) ,estavam os meias Juninho Pernambucano, Pedrinho e Ramon Menezes, a defesa sólida comandada por Mauro Galvão e Carlos Germano, além da habilidade do lateral Felipe.

No ataque, uma dupla infernal fez a diferença, com Donizete e Luisão em estado de graça. Os dois foram responsáveis por 13 dos 17 gols marcados pelo Time da Cruz de Malta no torneio. No banco, o técnico Antônio Lopes, um dos maiores da história do Vasco da Gama, foi o responsável por conduzir o time ao triunfo.

O título da Libertadores foi o segundo troféu continental do Vasco em sua história. Antes, em 1948, aniversário de 50 anos do Clube, o lendário Expresso da Vitória conquistou o primeiro Torneio Sul-Americano de clubes.

Mais sobre:Libertadores
Comente

Veja também
Vegetti cobra mais atenção do time do Vasco após empate contra o Melgar

Vegetti disse que os jogadores se sentiram por causa da altitude, mas que o time não podia ter sofrido o empate no fim do jogo.

Quaquá, prefeito de Maricá, cogita comprar SAF do Vasco com dinheiro público

O dinheiro que seria utilizado na compra da Vasco SAF sairia do fundo soberano do município de Maricá, no Rio de Janeiro.

Edmundo vê evolução e adota otimismo ao analisar desempenho do Vasco

O ex-jogador afirma que a intertemporada após a eliminação do Campeonato Carioca fez bem ao Vasco da Gama, que mostrou evolução.

Comandante do Bepe afirma que Vasco x Flamengo não será em São Januário

O comandante do Bepe, tenente-coronel Eduardo Monteiro, deixou claro que negará o pedido para Vasco x Flamengo em São Januário.

Diego Souza corneta Vegetti ao comentar empate do Vasco

O ex-jogador do Vasco da Gama avalia que Vegetti atrapalho Coutinho jogar, e explica qual seria a melhor postura do 99 vascaíno.

Vegetti alcança feito importante e iguala marca de Cano no Vasco

O atacante Vegetti tem 43 gols com a camisa do Vasco da Gama e se tornou o 2º maior artilheiro da história do Clube.

Mudanças de Carille não surtem efeitos e Vasco sofre golpe duro na Sul-Americana

O Vasco chegou a fazer 3×1, tinha a vitória encaminhada, mas as mudanças de Carille não fez efeito e acabou cedendo o empate.

Ingressos para Vasco x Puerto Cabello-VEN pela Sul-Americana

Confira as informações sobre a venda de ingressos para o jogo entre Vasco da Gama e Puerto Cabello-VEN, pela Sul-Americana.

Carille explica substituições contra o Melgar

Carille diz que o Vasco não chamou o Melgar para seu campo com substituições e afirmou que está muito satisfeito com o elenco.

PVC cita alteração de Carille ao analisar empate do Vasco

Comentarista na transmissão da Paramount+, PVC critica alteração de Fabio Carille ao analisar empate entre Melgar x Vasco da Gama.