Título da Libertadores do Vasco completa 23 anos nesta quinta-feira

Conquista da Copa Libertadores da América de 1998 pelo Vasco da Gama faz aniversário de 23 anos nesta quinta-feira (26/08).

Elenco campeão da Libertadores 1998 pelo Vasco
Elenco campeão da Libertadores 1998 pelo Vasco (Foto: O Globo)

Uma das maiores glórias da rica história do Vasco da Gama faz aniversário de 23 anos nesta quinta-feira (26/08), a conquista da Libertadores da América de 1998. O Clube conquistou o título continental no de seu centenário, quando venceu os dois jogos da final contra o Barcelona de Guayaquil.

No entanto, um dos momentos mais emblemáticos da conquista, aconteceu nas semifinais, quando o Juninho Pernambucano marcou um gol antológico de falta que deu a classificação ao Gigante da Colina diante do River Plate, em um Monumental de Núñez lotado.

O Cruzmaltino ainda teve dois duelos contra equipes brasileiras na competição, encarou Cruzeiro e Grêmio, nas fases e oitavas e quartas de final, respectivamente, tudo isso depois de uma primeira fase em que o time começou oscilando, mas terminou muito bem, em um grupo com duas equipe mexicanas (América e Chivas) e o próprio Grêmio.

Entre os destaques daquela equipe, que tinha como base o time campeão Brasileiro do ano anterior (1997) ,estavam os meias Juninho Pernambucano, Pedrinho e Ramon Menezes, a defesa sólida comandada por Mauro Galvão e Carlos Germano, além da habilidade do lateral Felipe.

No ataque, uma dupla infernal fez a diferença, com Donizete e Luisão em estado de graça. Os dois foram responsáveis por 13 dos 17 gols marcados pelo Time da Cruz de Malta no torneio. No banco, o técnico Antônio Lopes, um dos maiores da história do Vasco da Gama, foi o responsável por conduzir o time ao triunfo.

O título da Libertadores foi o segundo troféu continental do Vasco em sua história. Antes, em 1948, aniversário de 50 anos do Clube, o lendário Expresso da Vitória conquistou o primeiro Torneio Sul-Americano de clubes.

Mais sobre:Libertadores
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Lucas Piton em ação contra o Fluminense
Dia de Vasco! Gigante enfrenta o Fluminense às 16h no Maracanã

Em duelo válido pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro 2024, o Vasco da Gama busca a vitória diante do rival.

Phillipe Gabriel renova com o Vasco até 2027
Vasco renova com Phillipe Gabriel até 2027

Grande promessa da base, o goleiro Phillipe Gabriel, de 18 anos, assinou com o Vasco da Gama até dezembro de 2027.

Fernando Diniz em Fluminense x Vasco pelo Brasileiro 2023
Em má fase, Fluminense muda programação antes do clássico

O Fluminense resolveu se concentrar para o clássico contra o Vasco da Gama, diante da má fase que enfrenta na temporada.

Maicon em treino do Vasco
Maicon deve ser novidade entre os titulares contra o Fluminense

Mesmo com João Victor recuperado, o técnico do Vasco da Gama, Ramón Díaz, deve escalar Maicon na zaga contra o Fluminense.

Maicon, zagueiro do Vasco
Escalação do Vasco contra o Fluminense

Confira a escalação do Vasco da Gama contra o Fluminense na partida deste sábado, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro.