Título da Libertadores do Vasco completa 23 anos nesta quinta-feira

Conquista da Copa Libertadores da América de 1998 pelo Vasco da Gama faz aniversário de 23 anos nesta quinta-feira (26/08).

Elenco campeão da Libertadores 1998 pelo Vasco
Elenco campeão da Libertadores 1998 pelo Vasco (Foto: O Globo)

Uma das maiores glórias da rica história do Vasco da Gama faz aniversário de 23 anos nesta quinta-feira (26/08), a conquista da Libertadores da América de 1998. O Clube conquistou o título continental no de seu centenário, quando venceu os dois jogos da final contra o Barcelona de Guayaquil.

No entanto, um dos momentos mais emblemáticos da conquista, aconteceu nas semifinais, quando o Juninho Pernambucano marcou um gol antológico de falta que deu a classificação ao Gigante da Colina diante do River Plate, em um Monumental de Núñez lotado.

O Cruzmaltino ainda teve dois duelos contra equipes brasileiras na competição, encarou Cruzeiro e Grêmio, nas fases e oitavas e quartas de final, respectivamente, tudo isso depois de uma primeira fase em que o time começou oscilando, mas terminou muito bem, em um grupo com duas equipe mexicanas (América e Chivas) e o próprio Grêmio.

Entre os destaques daquela equipe, que tinha como base o time campeão Brasileiro do ano anterior (1997) ,estavam os meias Juninho Pernambucano, Pedrinho e Ramon Menezes, a defesa sólida comandada por Mauro Galvão e Carlos Germano, além da habilidade do lateral Felipe.

No ataque, uma dupla infernal fez a diferença, com Donizete e Luisão em estado de graça. Os dois foram responsáveis por 13 dos 17 gols marcados pelo Time da Cruz de Malta no torneio. No banco, o técnico Antônio Lopes, um dos maiores da história do Vasco da Gama, foi o responsável por conduzir o time ao triunfo.

O título da Libertadores foi o segundo troféu continental do Vasco em sua história. Antes, em 1948, aniversário de 50 anos do Clube, o lendário Expresso da Vitória conquistou o primeiro Torneio Sul-Americano de clubes.

Mais sobre:Libertadores
Comente

Veja também
Ingressos para o jogo entre Corinthians e Vasco pelo Brasileiro 2025

O Corinthians divulgou informações sobre a venda de ingressos para o jogo contra o Vasco, pela 2ª rodada do Brasileiro.

São Januário tem nova iluminação e show de luzes; compare as imagens

O Vasco da Gama estreou a nova iluminação de São Januário no confronto diante do Santos, pelo Brasileiro; veja antes e depois.

Vasco pede torcida visitante contra o Flamengo e decisão está com o BEPE

Vasco da Gama deseja mandar o jogo contra o Flamengo pelo Brasileiro 2025 em São Januário com torcida visitante e aguarda posição do BEPE.

Saiba quanto o Vasco lucrou no jogo contra o Santos

No confronto entre Vasco da Gama x Santos, pelo Campeonato Brasileiro 2025, o Gigante da Colina ficou com um lucro de mais de R$ 500 mil na partida; veja valores.

Marquinhos revela seu grande sonho pelo Vasco antes de encerrar carreira

Aos 40 anos, Marquinhos, ala-pivô do Vasco da Gama, anunciou que vai se aposentar após final da temporada do NBB.

Renato Maurício Prado é contra clássico em São Januário e detona Pedrinho

O jornalista é contra a decisão de Pedrinho de mandar jogo do Vasco da Gama contra o Flamengo para São Januário.

Veja onde estão jogadores da última estreia do Vasco na Sul-Americana

O Vasco da Gama fez sua estreia na Sul-Americana de 2020 contra o Oriente Petrolero, da Bolívia, em São Januário.

Vasco ganha ‘reforços’ e vê contratados crescendo antes da Sul-Americana

O Vasco conta com retornos de jogadores e trio de reforços engatando no time antes da estreia na Sul-Americana.

Vasco disputará a Sul-Americana pela 8ª vez; relembre a última participação

O Vasco da Gama chegou nas oitavas de final da Sul-Americana, onde acabou sendo eliminado pelo Defensa y Justicia.

Decisivo! veja todas as vezes que Vegetti decidiu para o Vasco com a cabeça

Aos 36 anos, Vegetti brilhou diante do Santos e chegou a sua 12ª vitória com a camisa do Vasco da Gama fazendo gol de cabeça.