Tem dúvidas? Site responde detalhes sobre os próximos passos da SAF no Vasco

O Vasco da Gama ainda terá alguns processos antes que seja marcada a AGE para que os sócios votem a proposta da 777 Partners.

Apresentação do acordo da SAF do Vasco na sede da KPMG
Apresentação do acordo da SAF do Vasco na sede da KPMG

O Vasco movimentou o assunto da Sociedade Anônima do Futebol na sexta-feira com duas convocações: a da Junta Deliberativa para o próximo dia 5 (terça-feira) e do Conselho Deliberativo para o dia 7 (quinta). Em resumo, mais um passo será dado rumo à venda de 70% das ações da futura SAF à 777 Partners.

Mas o assunto ainda provoca dúvida em alguns torcedores e interessados. Afinal, os conselheiros vão ter acesso à íntegra da proposta vinculante? Para que serve a reunião da próxima quinta-feira? Vai haver votação no Conselho? Quando será a Assembleia Geral Extraordinária?

No sentido de sanar esses questionamentos, o ge preparou uma lista de perguntas e respostas sobre o assunto. Confira:

Para que serve a reunião do Conselho Deliberativo no próximo dia 7?

As duas principais pautas da reunião são: conhecer e discutir a proposta de capitalização da SAF por meio de ativos do Vasco; e conhecer e discutir os termos e condições gerais da negociação para aquisição de 70% de participação societária em eventual SAF a ser constituída pelo Vasco.

O objetivo do encontro é abastecer os conselheiros com algumas informações e promover o debate. O ge apurou que um representante da 777 Partners (provavelmente um diretor da Matix Advisors, intermediária do negócio) vai realizar uma apresentação e tirar dúvidas. Os membros da Comissão Especial estarão presentes na reunião para tomar nota dos principais pontos discutidos e incluir no parecer.

A comissão tem até quando para emitir o parecer?

15 dias (prorrogáveis por mais 10, caso haja a necessidade). A comissão, portanto, tem até o dia 21 de julho, mas o grupo confia na conclusão bem antes do fim desse prazo.

Os conselheiros terão acesso à íntegra dos contratos?

Não. Além dos membros da Comissão Especial do Conselho Deliberativo e do Conselho de Beneméritos, os únicos que tiveram acesso à íntegra da proposta vinculante foram os presidentes dos poderes do Vasco: Carlos Fonseca (Conselho Deliberativo), Antonio Peralta (Conselho de Beneméritos), Otto de Carvalho (Assembleia Geral) e Bruno Iglesias (vice-presidente da Assembleia Geral). A apresentação para eles aconteceu numa reunião na sede da KPMG, no Centro do Rio, na tarde da última sexta.

Vai haver votação no Conselho Deliberativo?

Sim – isso está programado desde a definição do rito de aprovação da SAF, ainda em março.

Mas isso não vai acontecer no encontro da próxima quinta, que, como explicamos, tem como objetivo apenas o debate e o abastecimento de informações. A reunião para que os conselheiros votem a proposta da 777 Partners só será convocada depois da emissão do parecer da Comissão Especial.

E se o Conselho não aprovar?

A última palavra será dos sócios do Vasco. Portanto, ainda que os conselheiros não aprovem a proposta da 777 Partners, o assunto será levado para a Assembleia Geral Extraordinária.

O Vasco precisa obedecer algum prazo para aprovar o acordo?

Não. O acordo com a 777 Partners não prevê prazo para que o Vasco conclua seu rito interno de aprovação.

O Vasco vai divulgar novas informações sobre a proposta?

Provavelmente sim. O clube planeja nos próximos dias divulgar um complemento de informações para que o público geral avance no conhecimento da proposta da 777 Partners. Isso deve acontecer antes da emissão do parecer. O objetivo é estimular o debate, verificar as reações e dar a maior transparência possível ao processo.

O que é a Junta Deliberativa?

É a reunião dos presidentes dos poderes do clube para análise da situação dos sócios e fechamento da lista do que estão aptos a votar. A partir desse encontro, abre-se um prazo de cinco dias para impugnação dos sócios e mais dois dias para análise das impugnações. A reunião está marcada para a próxima terça-feira (5/7).

Quando será a AGE?

Com a convocação da Junta Deliberativa para a próxima terça-feira, a Assembleia Geral Extraordinária decisiva pode ser realizada a partir do dia 25/07, de acordo com o estatuto. A ideia do presidente da Assembleia Geral, Otto Carvalho, pretende fazer a votação em um sábado. Portanto, o dia 30 de julho desponta como data mais provável, embora o martelo ainda não tenha sido batido.

Vale lembrar que a AGE só será convocada depois que o Conselho Deliberativo apreciar o assunto. Não existe a possibilidade de haver convocações simultâneas.

O Vasco vai poder virar SAF no meio da Série B?

Sim, não há qualquer impeditivo para isso. O que a CBF não permite é a transferência de contratos de jogadores e membros da comissão técnica de um CNPJ para outro no decorrer de uma competição. Portanto, assim que os sócios aprovarem, o Vasco poderá perfeitamente dar início à transição para SAF, mas terá que firmar no papel com a 777 Partners a possibilidade de transferir esses contratos após o fim da Série B.

E quando será injetado dinheiro em reforços?

A janela de transferências abrirá somente no dia 18 de julho. Portanto, nenhum jogador contratado poderia estrear antes dessa data. No entanto, é possível negociar e contratar antes disso, como já fizeram alguns clubes brasileiros nos últimos dias.

A 777 Partners só pretende colocar dinheiro após a aprovação da SAF, hoje prevista para ser votada no dia 30 de julho. A janela de transferências fecha em 15 de agosto. Nada impede, no entanto, que o clube abra negociações e encaminhe contratações antes da votação. Em conjunto com a empresa americana, o clube vem mapeando o mercado.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:SAF
Comente

Veja também
Outro patamar? Bruno Henrique é visto cantando hit do Vasco com Coutinho em festa

Craque do Flamengo, Bruno Henrique foi flagrado ao lado de Coutinho em uma festa entoando a música “A Barreira vai virar baile”.

Vegetti entra em rota de colisão com Pedrinho e pode deixar o Vasco

Artilheiro do Vasco da Gama nas duas últimas temporadas, Vegetti anda insatisfeito com promessas não cumpridas pela diretoria Cruzmaltina.

Mateus Famer deixa o Vasco e acerta com o Grêmio

Ex-treinador de goleiros do Vasco da Gama, Mateus Famer fechou com a equipe do Grêmio para a próxima temporada.

Torcedor fica sem dente ao comemorar gol do Vasco na Copinha

Vasco da Gama estreou na Copa São Paulo de Futebol Júnior com um empate diante da equipe do XV de Piracicaba.

Titular absoluto! Léo Jardim acumula recordes e terá nova sombra no Vasco

Goleiro do Vasco da Gama, Léo Jardim não tem dado chance aos arqueiros reservas desde que chegou ao Cruzmaltino.

Sair da versão mobile