Tchê Tchê fala sobre depressão e faz alerta

O volante Tchê Tchê relembrou o quadro de depressão que enfrentou em 2019 e destacou a importância de buscar ajuda.

Tchê Tchê em treino do Vasco
Tchê Tchê em treino do Vasco (Foto: Matheus Lima/Vasco)

O volante Tchê Tchê, do Vasco, relembrou o quadro de depressão que enfrentou em 2019, quando atuava pelo São Paulo. Em entrevista à Vasco TV, em programa especial sobre o Setembro Amarelo, o jogador contou como viveu aquele momento e destacou a importância de buscar ajuda.

— A gente tem uma oscilação que perdura por um tempo maior, tanto de humor quanto a frequência que você quer sair de casa, que você tem ânimo para fazer as coisas de rotina e que você gosta de fazer. Eu sentia uma tristeza maior, não tinha muita vontade de fazer as coisas no início, isso me assustou. Eu costumo falar que é algo mais silencioso, porque quando você cai na real, já está um pouco mais aguda e mais profunda, e você acaba se assustando de primeira. Você tem que buscar ajuda, porque sozinho é muito difícil enfrentar tudo isso — disse.

Segundo o jogador, a decisão de não expor imediatamente a situação foi uma forma de proteção diante da repercussão que poderia ocorrer.

— No meu caso, foi uma maneira de me resguardar (não revelar logo). O pessoal que é bem próximo de mim, toda a família, por ter acontecido no meu estado também, em São Paulo, eu tinha minha família totalmente próxima. De primeira, eles começaram a notar algumas coisas, depois procuravam estar sempre perto de mim. No clube, foi uma maneira que eu tentei me prevenir. As pessoas usam as redes sociais da maneira que querem, e você pode influenciar tanto para o bem quanto para o mal. Se de repente saísse uma notícia que eu estava mal ou algo do tipo, ia ter uma proporção que era totalmente contrária ao que eu necessitava na época. Eu precisava de ajuda e acolhimento e não que me vissem como alguma pessoa com uma doença, que me ausentasse dos gramados, que as pessoas passassem a me olhar de maneira diferente. É uma doença, realmente, só que não é algo que me impossibilitaria no momento — declarou o jogador do Vasco.

— Se eu comunicasse a todos, as pessoas passariam a me perguntar, me questionar, todo dia tentar entender se eu estava bem ou não, e era algo que eu não queria que tomasse essa proporção dentro do clube. Então, eu busquei ajuda fora e, quando eu me senti seguro para comentar, eu comentei com a doutora, uma pessoa de importância extrema para mim, porque eu ia treinar, acabava o treino, eu conversava com ela diariamente. De início ela me cobrou, perguntou por que eu não entrei em contato com ela logo de primeira. Eu expliquei a situação, disse que eu estava melhor e que me sentia preparado, porque na época eu não tinha nem forças para comentar, para conversar — concluiu Tchê Tchê.

Fonte: Lance!

Comente

Veja também
Vidente crava resultado de Vasco x Palmeiras

O Vasco enfrenta o Palmeiras nesta quarta-feira, às 19h, no Allianz Parque, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Vasco tem uma série de tabus a quebrar contra o Palmeiras, veja

Caso não seja derrotado, o Vasco da Gama vai igualar sua maior sequência de invencibilidade em 2025, confirmando a boa fase.

Lesão impede sequência de nova dupla de zaga do Vasco

Carlos Cuesta fora, o técnico Fernando Diniz terá que definir um novo parceiro para Robert Renan na defesa.

Clube paulista oferece estádio ao Vasco durante reforma de São Januário

O Estádio Luso-Brasileiro passou por reformas e ampliou sua capacidade para 14 mil lugares, e pode ser a casa do Vasco da Gama.

Victor Luís perde espaço no Vasco com Fernando Diniz

Treinador do Vasco da Gama tem improvisado Puma na lateral-esquerda após a lesão de Lucas Piton, preterindo o experiente lateral.

Vegetti busca encerrar jejum e marcar pela 1ª vez contra o Palmeiras

Vegetti tenta o primeiro gol contra o Palmeiras e voltar a balançar as redes depois de cinco jogos sem marcar.

Fernando Diniz abre o jogo sobre retorno de Lucas Piton

O técnico Fernando Diniz afirmou que o lateral Lucas Piton deve seguir como desfalque nos próximos jogos do Vasco.

Retrospecto entre Diniz x Abel Ferreira é equilibrado; veja

Adversários no duelo entre Palmeiras x Vasco da Gama, Diniz e Abel Ferreira já se enfrentaram 5 vezes; veja retrospecto.

Relacionados do Vasco para o jogo contra o Palmeiras

Confira a lista de jogadores do Vasco da Gama relacionados para o jogo contra o Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro.

Veja reação da torcida do Vasco com ausências contra o Palmeiras

Vasco da Gama tem três desfalques importantes para jogo contra o Palmeiras, pelo Brasileiro, e torcida lamenta nas redes sociais.