Tchê Tchê, Coutinho ou Jair? Veja como Carille deve escalar o meio-campo do Vasco

Treinador do Vasco da Gama, Fábio Carille conta com inúmeras opções para montar o meio do Gigante da Colina.

Coutinho em jogo-treino do Vasco
Coutinho em jogo-treino do Vasco (Foto: Matheus Lima/CRVG)

O meio de campo do Vasco começa o ano de 2025 bem servido. Depois da contratação de Tchê Tchê e das voltas de Jair e Paulinho de lesão, o clube tem muitas opções para o meio. Enquanto os torcedores e o técnico Fábio Carille quebram a cabeça para esboçar o time titular, o departamento de futebol planeja possíveis saídas no setor e até novas contratações.

Contando com jogadores do time principal e do grupo que atua nas rodadas iniciais do Carioca, são mais de 15 opções para o meio de campo do Vasco. Veja abaixo.

Os volantes

A começar a análise pelas posições do meio de campo. Entre os volantes, estão Jair, Hugo Moura, Mateus Carvalho, Sforza, Souza, Zé Gabriel e De Lucca. Jair, Hugo Moura e Cocão terminaram o ano entre os titulares, mas a configuração do meio de campo deve mudar, com jogadores de mais posse do que de marcação.

Mesmo assim, os três jogadores fazem parte dos planos da direção e da comissão técnica. De volta de lesão, Jair é uma figura importante no elenco. Hugo Moura foi uma das gratas surpresas da temporada passada, e Mateus Carvalho se firmou entre os titulares em 2024 – este, no entanto, é um dos jogadores que mais despertam interesse de outros clubes nesta janela de transferências. O Vasco já recebeu sondagens, mas estipulou o preço de, no mínimo, R$ 26 milhões pelo jogador.

Alguns dos citados não têm permanência garantida. Sforza foi um dos maiores investimentos da era da 777 Partners e foi contratado na gestão de Alexandre Mattos. O volante argentino não se encaixou e foi para o fim da fila no elenco. O clube não descarta negociá-lo nesta janela. Ele foi contratado por cerca de R$ 26 milhões no início de 2024.

Já Zé Gabriel e De Lucca não fazem parte dos planos da diretoria, que tenta emprestá-los novamente. Os volantes disputaram a Série B no ano passado, por Coritiba e Ceará, respectivamente. Apesar da vontade dos jogadores em seguir no clube carioca, as chances do Vasco aproveitar os jogadores são pequenas.

Souza ainda não se firmou no Vasco desde a sua volta, mas o volante tem treinado mais na parte defensiva, como zagueiro. O clube também observa nomes que estão disputando a Copinha: o volante Euder, por exemplo, tem chamado a atenção positivamente.

Os meias

Por mais que Hugo, Jair e Cocão já tenham atuado de maneira mais avançada, o destaque na posição vai para outros dois jogadores, nos quais a torcida deposita esperança para 2025: Paulinho e Tchê Tchê. Os meias são vistos como fundamentais para a comissão e a direção.

Tchê Tchê se destacou bastante no jogo-treino disputado neste fim de semana e foi muito elogiado internamente. Há um grande otimismo com a contratação do meia e o desempenho dele na temporada.

Também nesta função, há os meias JP e Lucas Eduardo, que são da base. Os jovens têm recebido oportunidades neste início de Campeonato Carioca e serão observados mais de perto.

O Vasco não descarta a contratação de um jogador versátil para essa faixa do meio de campo, que atue tanto como segundo ou terceiro volante. A posição não é uma das prioridades, como a contratação de um ponta-esquerda titular e um atacante reserva para Vegetti. Mas existe a possibilidade de chegar um reforço para essa faixa do campo, principalmente se for uma boa oportunidade de mercado.

Os meias-atacantes

Para a posição mais avançada do meio de campo, o Vasco tem Coutinho, Payet, Alex Teixeira e Estrella. O clube aposta em Coutinho para ser a referência técnica da equipe na temporada de 2025, depois de um segundo semestre que o meia oscilou entre bons momentos e outros em que ficou de fora por lesões e desgastes musculares.

Payet e Alex Teixeira também fazem parte dos planos. Carille deve dar oportunidades a Estrella, meia da base do Vasco de quem o técnico deposita boas esperanças nesta temporada.

A primeira escalação de Carille deu algumas pistas de como o técnico pode usar as opções que têm disponíveis. O time inicial escalado pelo técnico para o jogo-treino contra Casimiro de Abreu/Porto Real foi Léo Jardim, Paulo Henrique, João Victor, Lucas Oliveira e Lucas Piton; Jair, Paulinho, Tchê Tchê e Coutinho; Alex Teixeira e Vegetti, um esquema semelhante ao que Felipe utilizou na reta final do Brasileirão do ano passado.

Há a expectativa de Alex Teixeira repetir o bom desempenho que teve na reta final do Brasileirão de 2024. Payet foi utilizado no segundo tempo como falso 9 e foi elogiado internamente. Ele marcou dois gols, tendo liberdade e bastante movimentação no ataque, em uma função que já atuou na Europa.

O Vasco segue em preparação para a temporada de 2025, ano em que o torcedor espera não ter dores de cabeça com o meio de campo da equipe.

Fonte: Globo Esporte

1 comentário
  • Coloca os 3 juntos com Paulinho e H. Moura
    Vaggetti
    Vai dar liga.
    Os 4 sabem jogar

Comente

Veja também
Tenista João Fonseca
Fotos de João Fonseca com camisa do Vasco viralizam na web; veja

João Fonseca, que está entre os dez maiores tenistas do mundo, viraliza após aparecer em fotos com a camisa do Vasco da Gama; veja.

Linda finalização de GB contra o Nova Iguaçu
Boletim financeiro do jogo entre Nova Iguaçu e Vasco chama atenção

FERJ divulga Boletim Financeiro do duelo entre Nova Iguaçu x Vasco da Gama, pelo Carioca, e números chamam a atenção.

Mateus Carvalho em jogo contra o Grêmio
Vasco define valor mínimo para negociar Mateus Carvalho

Mateus Carvalho termina ano em alta no Vasco da Gama e desperta interesse de clubes da Europa e dos Estados Unidos.

Treze x Auto Esporte-PB, Doido de Mandacaru, Campeonato Paraibano 2025
‘Doido de Mandacaru’ sonha jogar no Vasco após marcar golaço em estreia no profissional

Atacante do Auto Esporte-PB e torcedor do Vasco da Gama, o ‘Doido de Mandacaru’ prometeu até uma Libertadores para a torcida Cruzmaltina.

Phillipe Gabriel durante treino do profissional do Vasco
Copinha: Súmula tem ameaça, homofobia e objetos atirados em goleiro do Vasco

Partida entre Vasco da Gama e Juventus-SP foi marcada por muita provocação da torcida e intimidação dos dirigentes adversários.